fbpx

FESTA DA DEMOCRACIA

Lauro Scheel

No dia dois de outubro teremos eleições a nível federal e nível estadual. É um momento que devemos aproveitar e exercer nosso direito de escolher livremente os nossos representantes. Lembro-me que na época do Regime Militar foi tirado de nós brasileiros este direito. Por isto, exercer nosso direito de voto é algo insubstituível. Cada um de nós tem o dever e o direito de escolher livremente nossos representantes com paz e respeitando o voto.

NÍVEL FEDERAL
Apenar de termos uma eleição, que segundo as pesquisas que refletem o momento, está polarizada entre dois candidatos, termos muitos outros candidatos. Tenho visto via TV confiável e séria, entrevistas e surgem muitas sugestões interessantes. Temos opção de voto de diversos candidatos e cabe a cabe um de nós escolhermos nosso representante a presidente da República.

LEGISLATIVO FEDERAL
Teremos uma tarefa importante de escolher e votar em um (a) senador (a) e um (a) deputado (a) federal. Serão representantes de Santa Catarina em Brasília. Vamos ver e conhecer cada um dos candidatos e votar naquele que mais nos representa e que achamos que vai representar nosso Estado e também as afinidades com nosso município de Navegantes.

NÍVEL ESTADUAL
Teremos também candidatos ao governo estadual. Acredito particularmente que a disputa é bem equilibrado e grande possibilidades de segundo turno. Também é interessante que cada um de nós como eleitor, ouçamos e analisemos as propostas dos candidatos.
É o representante que conduzirá nosso Estado nos próximos quatro anos, um Estado que sempre sobressai em nível federal. Também teremos vários candidatos e poderemos ver aquele que mais nos dá a segurança de conduzir Santa Catarina.

LEGISLATIVO ESTADUAL
Não menos importante, elegeremos um (a) deputado (a) estadual. Teremos candidatos aqui de Navegantes. Precisamos votar e eleger um (a) deputado(a) estadual que tenha comprometimento com Navegantes, que possamos chamar de nosso(a) representante e que podemos cobrar/sugerir investimentos e recursos para nossa cidade.
Por isto, é aconselhável ouvir o que cada um dos candidatos que venham pedir votos aqui em Navegantes tem a expor, o que já fez pela nossa cidade e também o que se compromete com nossa cidade.

CANDIDATOS DE NAVEGANTES
Abro o espaço para que os candidatos tanto a deputado (a) estadual quanto a deputado(a) federal entre em contato com esta coluna para que possamos divulgar candidatos que moram em Navegantes. O espaço está aberto.

PAZ E RESPEITO
Eleição é a festa da democracia e esperamos como o TSE e TRE SC que seja uma eleição, uma campanha democrática de adversários políticos, mas não de inimigos, sem violência, com respeito ao voto de quem diverge do nosso. Ainda bem que temos várias correntes de idéias e todas precisam ser respeitadas. Não a violência e sim ao respeito do contrário.

“FAKE NEWS”
Ouvindo palestra em Florianópolis sobre a campanha eleitoral, o TRE vai estar atento as “fake news” e as multas do TRE são doloridas. E existem muitas restrições. Deverá o TRE informar um canal de denúncias para quem está cometendo excessos. Vamos fazer uma eleição com convencimento de voto, pedir votos com respeito as divergências. Paz e respeito.

O QUE ESPERAR?
Particularmente quero que o novo presidente tenha como objetivos que cumpra o que prometer em campanha, que não é algo que vem sendo cumprido. Uma situação que está sendo cruel com a classe que ganha na media de dois salários mínimos é a tabela cruel do imposto de renda. Precisa ser atualizada urgentemente. Hoje quem recebe salário acima de R$ 1.903,99 tem imposto retido e sempre tem uma fatia a pagar.

SUSTENTABILIDADE
Vídeos que rodam na internet mostram que a empresa de transporte coletivo de São Paulo está recebendo ônibus elétricos (a bateria).
Tem o custo de manutenção com uma fração de veiculo a diesel. Seguindo nesta linha, espero que o próximo presidente invista em veículos de carga elétricos (a bateria). O custo do frete será muito menor. O grande problema ainda é custo do veículo que é caro, mas cabe ao governo dar incentivos como isenção de impostos tanto federais quanto estaduais para tornar a aquisição compensatória. Com a evolução e a massificação desta tecnologia, os preços tendem a cair como acontece atualmente com energia de placas solares.

SEM FOME
As palavras de uma candidata a presidência de que seus objetivos é não ter nenhuma criança que durma com fome, que a família tenha mesmo que humilde uma alimentação digna. Precisamos de um (a) presidente que olhe com carinho para quem mais necessita de assistência. Dê o peixe emergencialmente, mas crie condições da família poder “andar com as próprias pernas”.

REFIS NAVEGANTES
O Projeto de Lei Complementar nº 12/2022, do Poder Executivo, aprovado pela Câmara Municipal de Navegantes, institui o programa de Recuperação Fiscal – REFIS. O ingresso no programa para renegociação de dívidas de pessoas físicas e jurídicas com o Município de Navegantes será entre 10 de agosto e 20 de dezembro de 2022 e possibilitará aos contribuintes a regularização da situação fiscal.
“O projeto prevê a possibilidade de pagamento da dívida em até 72 parcelas, com anistia de juros e multa que variam de 90% a 20%. Há ainda a possibilidade de parcelamento dos honorários advocatícios em até 12 vezes, sendo o montante calculado sobre o valor negociado com desconto e não sobre o valor total da dívida sem desconto”, justifica o Poder Executivo.

AGOSTO LILÁS
Para dar início às atividades alusivas à campanha Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização da sociedade pelo fim da violência contra a mulher, a Câmara Municipal de Navegantes recebe entre os dias 1º e 31 de agosto o projeto “Arte que Denuncia Combate e Previne”, sob o tema “Violência contra a Mulher e a Criança”, da artista plástica Mirian Arceno Rocha.
A exposição cultural é aberta ao público e pode ser prestigiada no hall de entrada da Câmara Municipal de Navegantes, de segunda à sexta-feira, no horário de funcionamento da Casa, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

CHAPA MULHER
Estamos vendo mulher cabeça de chapa. União Brasil anuncia pré-candidatura de Soraya Thronicke. Já o MDB anunciou chapa candidatas a presidência e a vice de duas mulheres. Pelo que me lembro nunca tinha visto uma chapa assim para presidência da republica. Simone Tebet do MDB a cabeça de chapa e para vice Mara Gabrilli do PSDB. Vale ressaltar que Mara Gabrilli foi eleita senadora pelo estado de São Paulo. Mara Gabrilli é deficiente física e teve muitos projetos para mudança para ajudar na acessibilidade. Será que uma chapa totalmente feminina não deva ser uma ótima opção para outubro? Particularmente acho uma excelente chapa.

MOÇÃO COM MÉRITOS
Tivemos na sessão de segunda feira (01) uma Moção de Aplausos para a Sargento Dirleuza Rodrigues de Oliveira, moção de autoria da vereadora presidente Lu Bitencourt. Dirleuza é reconhecida com uma pessoa amiga e dedicou-se durante vinte anos na missão de promover um mundo sem o uso de drogas e combatendo o bullying dentro das escolas, impactando inúmeros alunos através dos serviços à frente do PROERD.

NOSSA 1ª PREFEITA!
Um dia histórico para a Cidade de Navegantes. A partir de quarta-feira, 3 de agosto, a Presidente da Câmara de Vereadores, Lú Bittencourt, torna-se oficialmente a 1ª mulher a assumir o cargo mais importante do município. O Prefeito Municipal de Navegantes, Liba Fronza estará de férias no período de 03 a 14 de agosto. Como o vice-prefeito, Wancarlos Corsani está de férias, a Chefe do Legislativo assumirá o Executivo Municipal neste período de doze dias. “Me sinto honrada com essa representação tão significativa. A mulher pode estar onde for sua vontade e que este momento seja de incentivo e abertura de caminhos para mais mulheres investirem na política.”, destacou Lú Bittencourt.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros