O bombeiro da reserva, Wancarlos Corsani, acredita que chegou a vez de Navegantes ter um representante na ALESC.
Nessa semana, o Jornal nos Bairros recebeu em sua redação o vice-prefeito de Navegantes, Wancarlos Wolinger Corsani (União Brasil), que confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual. Segundo ele, as caminhadas políticas em busca de apoio já iniciaram. Desde 2021, tem rodado todo o estado, visitando, principalmente, as corporações militares a qual faz parte e também os corpos de bombeiros voluntários, pedindo apoio aos colegas de farda. “Confiante, afirma que seu nome já é comentado em toda Santa Catarina. Confira a entrevista na íntegra.
JB: Quem é Wancarlos Wolinger Corsani?
Wancarlos: Sou um cidadão, cristão, pai, avô, amigo e atualmente estou vice-prefeito de Navegantes. Nascido na cidade de Ilhota, filho de agricultores, onde trabalhei com minha família até os 18 anos de idade, fiz o alistamento militar em 1989, servi no Exército Brasileiro no 23º Batalhão de Infantaria Motorizada (Blumenau), permanecendo nessa instituição durante um ano e vinte sete dias. Em 1991, prestei concurso público e fui incluído Soldado no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, trilhando minha carreira profissional até 2018, assinando minha reserva remunerada como Sub Tenente. Residente e domiciliado em Navegantes desde 1994, casado, tenho quatro filhos e uma neta.
JB: Por que você decidiu lançar seu nome como pré-candidato a deputado estadual?
Wancarlos: Tudo começou através de um convite do partido (PSL), comecei analisar a ideia e o cenário político de Navegantes e região. Diante de vários fatores que se apresentam em desfavor da nossa cidade e de toda a localidade, aceitei esse desafio. Outro aspecto que ficou bem evidente, principalmente nas minhas visitas na Assembleia Legislativa, é a falta de comprometimento dos deputados estaduais, quando os representantes políticos que buscam ajuda, mas não são da sua região eleitoral, o tratamento é muito diferenciado. Com todas essas questões apresentadas, estou bem convicto que necessitamos de um Deputado Estadual atuante, que destine recursos e emendas parlamentares para o melhoramento da infraestrutura da nossa população e, principalmente, elabore leis e políticas públicas para nosso povo catarinense.
JB: Navegantes, mesmo com mais de 85 mil habitantes, nunca elegeu um Deputado Estadual. Tivemos apenas, uma única vez, por breve período, na ALESC, o suplente Adherbal Cirino Cabral, o Deba. Qual a importância para o município em eleger pela primeira vez um candidato da cidade?
Wancarlos: Atualmente, Navegantes é a 14ª economia do Estado de Santa Catarina, está em franco desenvolvimento no cenário estadual e nacional. Somos o único município do Brasil que possui um porto e um aeroporto, o que aumenta sua capacidade logística na movimentação de produtos. Também contamos com muitas belezas naturais para desenvolvimento turístico. Nossa indústria pesqueira é muito pujante, contando com vários estaleiros navais com capacidade técnica para construir embarcações para diversas modalidades e, principalmente, conservando a atividade da pesca artesanal e a agricultura familiar. Fiz questão de fazer esse relato acima, para despertar nos eleitores navegantinos a conscientização do seu voto, está na hora de elegermos um deputado da nossa região/cidade. Navegantes merece ter um representante na Assembleia Legislativa. Para que isso ocorra, temos que parar de votar em candidatos paraquedistas, que só caem aqui para pedir e ganhar votos, mas que não desenvolvem nenhum projeto em prol do município e da região, retornando a nossa cidade daqui a quatro anos novamente com o mesmo discurso. Navegantes tem capacidade de eleger um Deputado Estadual, ela está se tornando protagonista no desenvolvimento econômico da região e estado, porém continua submissa na esfera política estadual.
JB: Em sua opinião, falta articulação política entre os partidos políticos de Navegantes? Sendo que sempre temos muitos candidatos locais que acabam dividindo os votos e impossibilitando assim que alguém da cidade se eleja?
Wancarlos: Com certeza, existe muita vaidade em questão nos partidos políticos em Navegantes. Além de lançar vários candidatos locais e principalmente, o que mais entristece, é ter que ouvir de algumas lideranças políticas: “eu tenho uma dívida de gratidão de candidatos de outras localidades”. Temos exemplos de outras regiões do estado, com colégio eleitoral bem menor que o nosso, mas o trabalho de conscientização, a união dos partidos, lograram êxito e o resultado é visível nessas localidades, cidades com excelente infraestrutura e o povo com ótima qualidade de vida. Enquanto os líderes partidários da nossa cidade não deixarem de lado seus interesses pessoais e posicionar Navegantes como prioridade número um, seremos sempre tratados em segundo plano no cenário político estadual.
JB: Em sua opinião, hoje a nossa região é mal representada na ALESC?
Wancarlos: Sem sombra de dúvidas. A AMFRI possui um dos maiores colégios eleitorais do estado. Atualmente, temos dois deputados estaduais nessa região, com desempenhos muito insatisfatórios, no sentido de apresentar projetos e desenvolver políticas públicas em prol da nossa região. A partir do momento que elegermos um Deputado Estadual comprometido, vamos ter essa representatividade política na Assembleia Legislativa, que tanto almejamos.
JB: Sua experiência na política é recente. Você acredita que os eleitores deveriam parar de votar no chamado “político de carreira” e apostar na nova política?
Wancarlos: A renovação é sempre bem-vinda em todos os aspectos, principalmente na política. O eleitor brasileiro tem um grande poder em sua mão, a decisão de votar e eleger seus governantes. No momento atual, os representantes políticos na esfera estadual, em minha opinião, não estão representando meus interesses, da coletividade e região. Devemos, sim, acabar, dar um basta, com esses políticos que vivem perpetuando no cenário político nacional, estadual e municipal. Político não é uma profissão, não é uma carreira e, muito menos, uma descendência, vamos renovar!
JB: O seu partido, o União Brasil, oficializou a coligação estadual com o PSD, lançando a pré-candidatura de Gean Loureiro (União Brasil) ao Governo do Estado e Eron Giordani (PSD) como seu vice. Como você vê essas alianças, sendo que em Navegantes, por exemplo, os partidos são de situação e oposição?
Wancarlos: Nesse novo pleito eleitoral, vamos eleger o Presidente da República, Senador, Governador, Deputado Federal e Estadual. As eleições municipais já foram consolidadas, o povo elegeu seus Prefeitos e Vereadores, já é passado. O cenário que nos apresenta a nível estadual é a coligação de dois partidos fortes “União Brasil e PSD”, com dois excelentes e capacitados candidatos. Como citei anteriormente, esse governo estadual atual não me representa, confio na capacidade do Gean Loureiro e Eron Giordani, conversei pessoalmente com eles no encontro regional realizado em Chapecó, estou convicto que são os melhores candidatos para governar o futuro de Santa Catarina. Tenho o pleno discernimento e maturidade, de levantar a cabeça e contemplar o futuro que se apresenta, o passado é passado, vou respeitar a decisão do partido e trabalhar junto com o PSD para um bem maior, melhor para Navegantes e, principalmente, para o Estado de Santa Catarina.