fbpx

VICE-PREFEITO CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO

Wancarlos Corsani, por Eder Nascimento

O bombeiro da reserva, Wancarlos Corsani, acredita que chegou a vez de Navegantes ter um representante na ALESC.

Nessa semana, o Jornal nos Bairros recebeu em sua redação o vice-prefeito de Navegantes, Wancarlos Wolinger Corsani (União Brasil), que confirmou sua pré-candidatura a deputado estadual. Segundo ele, as caminhadas políticas em busca de apoio já iniciaram. Desde 2021, tem rodado todo o estado, visitando, principalmente, as corporações militares a qual faz parte e também os corpos de bombeiros voluntários, pedindo apoio aos colegas de farda. “Confiante, afirma que seu nome já é comentado em toda Santa Catarina. Confira a entrevista na íntegra.

JB: Quem é Wancarlos Wolinger Corsani?

Wancarlos: Sou um cidadão, cristão, pai, avô, amigo e atualmente estou vice-prefeito de Navegantes. Nascido na cidade de Ilhota, filho de agricultores, onde trabalhei com minha família até os 18 anos de idade, fiz o alistamento militar em 1989, servi no Exército Brasileiro no 23º Batalhão de Infantaria Motorizada (Blumenau), permanecendo nessa instituição durante um ano e vinte sete dias. Em 1991, prestei concurso público e fui incluído Soldado no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, trilhando minha carreira profissional até 2018, assinando minha reserva remunerada como Sub Tenente. Residente e domiciliado em Navegantes desde 1994, casado, tenho quatro filhos e uma neta.

JB: Por que você decidiu lançar seu nome como pré-candidato a deputado estadual?

Wancarlos: Tudo começou através de um convite do partido (PSL), comecei analisar a ideia e o cenário político de Navegantes e região. Diante de vários fatores que se apresentam em desfavor da nossa cidade e de toda a localidade, aceitei esse desafio. Outro aspecto que ficou bem evidente, principalmente nas minhas visitas na Assembleia Legislativa, é a falta de comprometimento dos deputados estaduais, quando os representantes políticos que buscam ajuda, mas não são da sua região eleitoral, o tratamento é muito diferenciado. Com todas essas questões apresentadas, estou bem convicto que necessitamos de um Deputado Estadual atuante, que destine recursos e emendas parlamentares para o melhoramento da infraestrutura da nossa população e, principalmente, elabore leis e políticas públicas para nosso povo catarinense.

JB: Navegantes, mesmo com mais de 85 mil habitantes, nunca elegeu um Deputado Estadual. Tivemos apenas, uma única vez, por breve período, na ALESC, o suplente Adherbal Cirino Cabral, o Deba. Qual a importância para o município em eleger pela primeira vez um candidato da cidade?

Wancarlos: Atualmente, Navegantes é a 14ª economia do Estado de Santa Catarina, está em franco desenvolvimento no cenário estadual e nacional. Somos o único município do Brasil que possui um porto e um aeroporto, o que aumenta sua capacidade logística na movimentação de produtos. Também contamos com muitas belezas naturais para desenvolvimento turístico. Nossa indústria pesqueira é muito pujante, contando com vários estaleiros navais com capacidade técnica para construir embarcações para diversas modalidades e, principalmente, conservando a atividade da pesca artesanal e a agricultura familiar. Fiz questão de fazer esse relato acima, para despertar nos eleitores navegantinos a conscientização do seu voto, está na hora de elegermos um deputado da nossa região/cidade. Navegantes merece ter um representante na Assembleia Legislativa. Para que isso ocorra, temos que parar de votar em candidatos paraquedistas, que só caem aqui para pedir e ganhar votos, mas que não desenvolvem nenhum projeto em prol do município e da região, retornando a nossa cidade daqui a quatro anos novamente com o mesmo discurso. Navegantes tem capacidade de eleger um Deputado Estadual, ela está se tornando protagonista no desenvolvimento econômico da região e estado, porém continua submissa na esfera política estadual.

JB:  Em sua opinião, falta articulação política entre os partidos políticos de Navegantes? Sendo que sempre temos muitos candidatos locais que acabam dividindo os votos e impossibilitando assim que alguém da cidade se eleja?

Wancarlos:  Com certeza, existe muita vaidade em questão nos partidos políticos em Navegantes. Além de lançar vários candidatos locais e principalmente, o que mais entristece, é ter que ouvir de algumas lideranças políticas: “eu tenho uma dívida de gratidão de candidatos de outras localidades”. Temos exemplos de outras regiões do estado, com colégio eleitoral bem menor que o nosso, mas o trabalho de conscientização, a união dos partidos, lograram êxito e o resultado é visível nessas localidades, cidades com excelente infraestrutura e o povo com ótima qualidade de vida. Enquanto os líderes partidários da nossa cidade não deixarem de lado seus interesses pessoais e posicionar Navegantes como prioridade número um, seremos sempre tratados em segundo plano no cenário político estadual.

JB: Em sua opinião, hoje a nossa região é mal representada na ALESC?

Wancarlos:  Sem sombra de dúvidas. A AMFRI possui um dos maiores colégios eleitorais do estado. Atualmente, temos dois deputados estaduais nessa região, com desempenhos muito insatisfatórios, no sentido de apresentar projetos e desenvolver políticas públicas em prol da nossa região. A partir do momento que elegermos um Deputado Estadual comprometido, vamos ter essa representatividade política na Assembleia Legislativa, que tanto almejamos.

Wancalos na redação Jornal nos Bairros
Wancarlos na redação Jornal nos Bairros. “Chegou a vez de Navegantes ter um representante na ALESC”.

JB: Sua experiência na política é recente. Você acredita que os eleitores deveriam parar de votar no chamado “político de carreira” e apostar na nova política?

Wancarlos: A renovação é sempre bem-vinda em todos os aspectos, principalmente na política. O eleitor brasileiro tem um grande poder em sua mão, a decisão de votar e eleger seus governantes. No momento atual, os representantes políticos na esfera estadual, em minha opinião, não estão representando meus interesses, da coletividade e região. Devemos, sim, acabar, dar um basta, com esses políticos que vivem perpetuando no cenário político nacional, estadual e municipal. Político não é uma profissão, não é uma carreira e, muito menos, uma descendência, vamos renovar!

JB: O seu partido, o União Brasil, oficializou a coligação estadual com o PSD, lançando a pré-candidatura de Gean Loureiro (União Brasil) ao Governo do Estado e Eron Giordani (PSD) como seu vice. Como você vê essas alianças, sendo que em Navegantes, por exemplo, os partidos são de situação e oposição?

Wancarlos: Nesse novo pleito eleitoral, vamos eleger o Presidente da República, Senador, Governador, Deputado Federal e Estadual. As eleições municipais já foram consolidadas, o povo elegeu seus Prefeitos e Vereadores, já é passado. O cenário que nos apresenta a nível estadual é a coligação de dois partidos fortes “União Brasil e PSD”, com dois excelentes e capacitados candidatos. Como citei anteriormente, esse governo estadual atual não me representa, confio na capacidade do Gean Loureiro e Eron Giordani, conversei pessoalmente com eles no encontro regional realizado em Chapecó, estou convicto que são os melhores candidatos para governar o futuro de Santa Catarina. Tenho o pleno discernimento e maturidade, de levantar a cabeça e contemplar o futuro que se apresenta, o passado é passado, vou respeitar a decisão do partido e trabalhar junto com o PSD para um bem maior, melhor para Navegantes e, principalmente, para o Estado de Santa Catarina.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros