fbpx

PRIMEIRA CERVEJA PRODUZIDA EM NAVEGANTES É REGISTRADA

Xanbier está produzindo e comercializando três tipos de Chopp artesanais: Chopp Pilsen, Chopp de Vinho e Chopp IPA.

As cervejas artesanais caíram no gosto dos apreciadores da boa cerveja. E Navegantes já tem a sua primeira cerveja totalmente produzida em terras dengo-dengo, com o devido registro no MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Toda bebida comercializada no Brasil precisa ter esse registro, para garantir o controle de qualidade.

O empresário Sérgio Machado, 53 anos, é o proprietário da marca Chopp Xanbier, que está produzindo e comercializando três tipos de Chopps artesanais: o Chopp Pilsen, o Chopp de Vinho e o Chopp IPA.

“O Chopp Pilsen é meu carro chefe, sendo 90% da minha produção atual, o seu custo por litro é de 10 reais, em seguida vem o Chopp de Vinho, 5% da produção, com custo por litro de 12 reais, e o Chopp IPA, também é 5% da produção, com custo para o consumidor de 14 reais por litro”, explica.

De acordo com o cervejeiro, a expectativa é produzir mais de 35 mil litros de chopp por ano, sendo 12 mil litros somente no mês de dezembro, pico das vendas, devido às festas de fim de ano.

Sérgio Machado trabalha sozinho na produção da cerveja

O começo

Tudo começou no ano de 2015, quando o empresário que atua também em outro ramo promoveu uma roda de conversa com um grupo de amigos, todos apreciadores da boa cerveja, e tiveram a ideia de produzir sua própria cerveja artesanal. Os amigos chegaram a fazer um curso, mas a tentativa não deu certo, porque na produção das primeiras cervejas sempre havia muita festa e, por isso, nunca conseguiram chegar ao ponto ideal da cerveja.

Seis meses depois, Sérgio conheceu um amigo no bairro Escalvados, que preparara sua própria cerveja, fato que trouxe uma nova motivação ao empresário. Mais focado, foi estudar na Casa do Lúpulo no município de Itajaí e, assim, fez o seu primeiro curso de cervejeiro. Depois, vieram os cursos de Tratamento de Água para mestre cervejeiro, Fermentação para cervejeiros, Tecnologia da Cerveja, entre outros cursos de especialização realizados de forma online.

Após muito empenho e diversas tentativas, chegou ao ponto e surgiu o seu primeiro chopp, em uma panela de 40 litros. O chopp foi batizado por sua esposa, Alexandra Machado, de “Xanbier” que virou sua marca registrada.

No início, Sérgio começou a produção fazendo poucos litros em suas primeiras panelas, para atender os amigos e alguns aniversários, com Chopp Pilsen e Vitbeer de maracujá.

Hoje, o investimento em equipamentos, produção, armazenamento e distribuição já ultrapassou um milhão de reais. A Xanbier está registrada e legalizada, tendo permissão para vender para todo o país.   

Comercialização

As vendas dos chopps são realizadas exclusivamente pela Cervejaria, em barril de 50 e 30 litros, geralmente direcionados para festas, casamentos e barzinhos. Ele explica que o consumidor não o encontrará em supermercados, porque a proposta é manter a qualidade e o sabor artesanal.

“Isso é que atrai os nossos clientes, a qualidade na produção. Partindo para escala industrial, automaticamente, a qualidade baixa muito e esse não é o nosso foco”, argumenta.  

Quem desejar apreciar o Chopp Xanbier, a cervejaria fica na Rua Anibal Gaya, 650, Centro – em frente ao porto de Navegantes. Os pedidos também podem ser feitos pelo telefone (47) 99623-5940.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros