fbpx

“EU SEI O TAMANHO DA RESPONSABILIDADE”

Vinício Bortolatto, pré-candidato a prefeito pelo PSD, enfrentará sua primeira candidatura e afirma está pronto para assumir a chefia do Executivo de Navegantes.

Há duas semanas, o PSD de Navegantes lançou o empresário Vinício Bortolatto, 57 anos, como seu pré-candidato a prefeito. Com 30 anos de experiência no setor privado, fundou juntamente com seus dois irmãos uma sólida empresa no ramo dos materiais para construção. O associativismo também se tornou uma de suas principais bandeiras. Foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Navegantes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Navegantes – ACIN, presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Litoral Norte de Santa Catarina – Acomac Litoral e um dos fundadores da Cooperativa de Crédito Credifoz. Tais experiências na iniciativa privada e no associativismo o tornam confiante para disputar, pela primeira vez, um cargo eletivo. Confira a entrevista na íntegra realizada com exclusividade pelo Jornal nos Bairros.

Jornal nos Bairros: Por que você decidiu lançar o seu nome como pré-candidato a prefeito?

Vinício Bortolatto: As pessoas sempre me questionavam por que não? Eu mesmo tinha o hábito de, muitas vezes, reclamar dos políticos, mas nunca colocava o meu nome à disposição. E hoje eu vejo a possibilidade de poder contribuir mais para o município. O associativismo foi fundamental nisso, parece que já vem desde criança, estudei em internato, depois segui a trajetória da associação comercial, CDL, materiais de construção, cooperativa, sempre fui presente na comunidade e via que como associação a gente pode contribuir, mas como político, como prefeito, eu posso contribuir muito mais. Um exemplo: Nós sofremos muito com algumas causas, como a rodovia BR-470, nós brigamos já há quanto tempo pela sua duplicação? A ampliação do aeroporto a mesma coisa. E nós vemos que é uma questão política. Na época, a via portuária que se falava tanto era questão política e conseguiu-se. Então eu cheguei à conclusão que é na política que tudo acontece. Por isso nós temos que participar e a participação se faz dessa forma, não tem outra, colocando o nome à disposição para ser candidato.

JB: O PSD pretende lançar chapa pura ou há intenção de coligação?

Bortolatto: A coligação é sempre a intenção, eu acho que o partido com chapa pura  mais difícil, embora nós tenhamos uma boa nominata para vereadores, mas de qualquer forma o partido está aberto para coligações a todos os partidos.

JB: Vocês estão conversando com outros partidos?

Bortolatto: Sim. Nós já conversamos com todos os partidos, mas ainda não definimos, estamos ainda conversando. Eu acredito que democracia é justamente isso, nós estarmos abertos a negociações, se falasse o contrário não estaria sendo democrático. Eu acredito que próximo das convenções isso será definido.

JB: Você acredita que a experiência no setor privado auxilia no administrar o meio público?

Bortolatto: Com toda a certeza. Se eu não achasse isso, eu não estaria colocando o meu nome à disposição. É claro que é diferente, mas os princípios não mudam: você não pode gastar mais do que arrecada, o lidar com as pessoas também, tem que ser coerente com aquilo que se faz.

JB: Navegantes vive uma nova fase de desenvolvimento. Isso se deve levar em consideração para quem pretende administrar a cidade?

Bortolatto: Com certeza. A responsabilidade não é pequena. Eu sei o tamanho da responsabilidade que é. Outra coisa que eu vejo é que todos os prefeitos que passaram fizeram o que eles podiam na época, alguns mais outros menos, e na verdade esse desenvolvimento estava marcado, a partir do tempo que estava certo que o porto iria se instalar em Navegantes, automaticamente viria a tona todo esse desenvolvimento. Tínhamos antes um desenvolvimento mais forte no setor imobiliário e na indústria naval, mas com a chegada do porto abriu um leque muito maior. Houve um empurrãozinho do setor público, no entanto, a iniciativa privada que fez o trabalho.

JB: Vários partidos lançaram os seus pré-candidatos a prefeito e outros ainda estão definindo. Em sua opinião, esse leque de opções é positivo?

Bortolatto: Eu acredito que sim. Essas pré-candidaturas já são uma pré-avaliação, tanto para o pré-candidato como para a população, que já pode opinar por alguns nomes, para uma facilidade maior de escolha. É claro que aos poucos vai afunilando, vão ficar dois ou três nomes. 


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros