fbpx

HISTÓRIAS DE MULHERES QUE NOS INSPIRAM

Elisângela Scheidt Roncalio

Nesta semana, vamos conhecer a história de Elisângela Scheidt Roncalio, uma profissional que atua como diretora geral do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

No dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres, em reconhecimento à sua luta por igualdade e liberdade de expressão. Embora tenham alcançado avanços significativos no mercado de trabalho, as mulheres ainda enfrentam desafios em vários setores, onde a valorização de sua mão de obra nem sempre acompanha sua inserção.

Muitas organizações mantêm ideias patriarcais ultrapassadas, impedindo a plena inclusão feminina. A não inclusão das mulheres é prejudicial a qualquer setor, pois elas desempenham um papel crucial em seu desenvolvimento.

Empresas e instituições inclusivas tendem a ser mais bem-sucedidas, destacando a importância de apoiar ativamente a participação feminina no ambiente de trabalho. As mulheres são agentes de inovação, criatividade e solução de problemas, contribuindo para o aumento da lucratividade e da imagem positiva no setor de trabalho onde estão inseridas, além de impulsionar o PIB nacional.

Estudos mostram que a presença feminina em cargos de liderança está associada a melhores resultados operacionais e financeiros, reduzindo o risco de falência. A valorização do trabalho e da inclusão das mulheres no mercado de trabalho não deve se limitar a datas comemorativas como o Dia Internacional das Mulheres. Deve ser uma prática diária, beneficiando não apenas as mulheres, mas também as empresas que reconhecem seu valor.

Assim, é inspirador conhecer a trajetória de mulheres que se destacam em cargos de direção. Nesta semana, em homenagem às mulheres, vamos conhecer a história de Elisângela Scheidt Roncalio, uma profissional que atua como diretora geral do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Para ela, o amor pelo trabalho é um fator determinante na superação das dificuldades cotidianas. Elisângela acredita firmemente que a dedicação constante na resolução dos problemas contribui significativamente para a sociedade, e seu reconhecimento vem de formas simples, mas poderosas: um “obrigada”, um sorriso, um “que lindo” ou até mesmo uma “alta hospitalar”.

Elisângela Scheidt Roncalio teve que superar muitos desafios para equilibrar seu trabalho em tempo integral com suas responsabilidades pessoais

Motivação e Carreira: Elisângela escolheu sua carreira com base em sua paixão e desejo de contribuir para a sociedade. Optou por atuar na gestão de saúde dentro da administração, encontrando assim um propósito que a impulsiona em seu trabalho diário. Conforme Elisângela avançou na gestão hospitalar, percebeu a importância de implementar mudanças gradualmente e questionar constantemente o “status quo”. Essa reflexão contínua a faz crescer e adaptar sua abordagem às necessidades em constante evolução do setor. Para Elisângela, seus desafios profissionais são superados com paixão e trabalho árduo, o que a coloca em uma posição de liderança e satisfação. Sua jornada é marcada por oportunidades e realizações, moldando assim seu caminho na área da saúde.

Desafios Específicos para Mulheres: Segundo Elisângela, embora ainda haja preconceito em relação às mulheres em cargos de liderança, ela não encontra dificuldades em utilizar suas características pessoais a seu favor. Ela mantém uma relação de trabalho respeitosa com seus colegas, enfatizando a importância do respeito mútuo. Elisângela enfrenta a pressão e o estresse mantendo o foco em seus objetivos e sendo autêntica em suas ações. Ela acredita que, passo a passo, é possível construir uma sociedade mais igualitária e próspera.

Equilíbrio Trabalho-Vida: Elisângela teve que superar muitos desafios para equilibrar seu trabalho em tempo integral com suas responsabilidades pessoais, mas ela encontra coragem em cada mudança e conquista realizada. Para Elisângela, o equilíbrio é alcançado por meio do autoconhecimento e do fortalecimento interno, permitindo-lhe enfrentar os desafios com resiliência.

Contribuições Significativas: Elisângela destaca sua longa trajetória na área da saúde, onde esteve envolvida em diversas iniciativas comunitárias. Ela se orgulha de fazer parte de um grupo de mulheres que estão moldando a história e impactando positivamente a comunidade. A profissional ressalta a importância das mulheres na liderança hospitalar, destacando sua habilidade em se comunicar de forma empática e sensível, o que contribui para um ambiente de cura mais acolhedor e humano. Elisângela observa com otimismo o aumento da presença feminina na área da saúde, especialmente em posições de liderança. Ela acredita que as mulheres trazem perspectivas únicas que estão moldando um futuro mais resiliente e eficiente para o setor.

Inspiração e Mentoria: A diretora reconhece a importância de inspirar outras mulheres e de promover a diversidade e igualdade de oportunidades no ambiente hospitalar. Ela destaca a importância de figuras femininas em cargos de liderança para incentivar a próxima geração de mulheres na área da saúde. Para Elisângela, a união entre mulheres é fundamental para o empoderamento mútuo e para alcançar objetivos mais ambiciosos.

Enfrentando Estereótipos: A diretora reconhece a necessidade de desafiar os estereótipos de gênero e romper barreiras para assumir cargos de liderança no ambiente hospitalar. Ela destaca o desafio de assumir cargos de liderança em um mercado de trabalho tradicionalmente dominado por homens, mas enfatiza a importância de perseverar e defender suas convicções. Elisângela enfrentou o desafio de assumir cargos de liderança em um ambiente conservador, mas sua coragem e determinação a capacitaram a alcançar seus objetivos e a fazer a diferença em sua comunidade.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros