fbpx

OPINIÃO: COLUNA – POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

TRAIÇÕES

Com os acordos nacionais, muitos Estados vão ter candidatos próprios de legendas denominadas de pequenas e que terão problemas estaduais. Posso citar o exemplo de um grande colégio eleitoral como Minas Gerais. Teremos um candidato apoiado e com apoio ao ex-presidente Lula e de outro o atual governador do partido Novo que terá candidato a presidência, porém os bolsonaristas apoiam e querem palanque. Mas como fica o seu candidato à majoritária? Vai “trair” seu partido ou vai deixar o palanque do presidente de fora?

EM SP
Já no Estado de São Paulo temos dois pré-candidatos pela mesma coligação: PT e PSB. Como ficará se as candidaturas num eventual segundo turno se os dois forem os dois mais votados? Pelo lado positivo, os dois darão palanque para o pré-candidato do PT.

EM SC
Em Santa Catarina temos hoje como pré-candidatos ao governo, o atual governador Moises (Republicanos), Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (PP), os três partidos que estão juntos com o atual presidente e candidato. Vamos lembrar que dividir votos podem deixar os três morrendo na praia.

ICMS
Está sendo discutido em Brasília um limite máximo de ICMS para diversos produtos inclusive gasolina e diesel. Sou favorável mesmo porque a carga tributária já é inaceitável de tão alta. Qualquer limite ou diminuição é sempre bem vindo. Principalmente o diesel tem um peso que todos pagam, seja pobres ou ricos, porque impactam em tudo. Quanto à redução é bem vinda, mas sabemos que mesmo que seja reduzido o ICMS nas refinarias, esta diminuição é raríssima chegar à ponta, nas bombas dos postos.

DESESPERO
Pesquisas eleitorais que foram divulgadas nos últimos dias mostram que a situação econômica das famílias está pesando muito no possível voto para presidente. Ideologia pouco importa: O bolso, a comida na mesa está pesando muito mais. Com o desespero, o governo federal está “inventando” um monte de problemas futuros para conseguir algo na próxima eleição.
Zerar os impostos federais (PIS/COFINS já estão alíquota zero para diesel e gás de cozinha) e também subsidiar os Estados que passarem o ICMS alíquota zero. Para fazer isto, é necessário uma PEC – Projeto de Emenda Constitucional que exige votação muito favorável. Está muito nebulosa ainda a proposta.
Se a diminuição de impostos viesse com a redução de despesas do governo federal, aí seria algo muito bom. Mas reduzir impostos e fazer subsídios e não reduzir custos, de onde vão sair os recursos? A bomba vai estourar e quem vai pagar é o contribuinte e como sempre, os mais pobres. Vamos acompanhar os acontecimentos.

BOLSONARO DE ESQUERDA?
O presidente está passando a ser de esquerda e dar subsídios, ajuda aos necessitados, tudo o que era contra por ser de esquerda e agora está gostando de dar benefícios, ou por necessidade eleitoral. Será que se ganhar não vai guinar para a esquerda? Era de direita e agora é do “centrão” e está fazendo benefícios de esquerda. A nova política prometida é ser de esquerda?

BAGUNÇANDO
O presidente está bagunçado toda economia. Com o desespero de dar subsídios para reduzir os derivados de petróleo, a economia reage e o dólar aumenta. O que reduzir, o aumento do dólar vai corroer. Bate/volta…

DIREITA X ESQUERDA
O que é direita? O que é esquerda? Para mim o que vale é ser correto e em benefício dos brasileiros. Chamam o PT de esquerda. Mas vamos lembrar que o atual presidente também é de esquerda. Auxilio emergencial, o antigo bolsa família ou atual auxilio Brasil que são chamados de esquerda. Mas o importante é o benéfico, independente de lado que se queira colocar. O que vale é atitude correta e sabemos que todo governo tem ações da chamada esquerda e da chamada direita. Vale para a maioria do povo brasileiro comida na mesa.

JUNHO VERMELHO EM NAVEGANTES
Para mobilizar, incentivar e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue, neste mês de junho a Câmara de Vereadores de Navegantes dará ênfase à campanha Junho Vermelho. O programa foi instituído no calendário oficial de eventos do município de Navegantes pela Lei Municipal nº 3.534/2021. Tivemos na ultima sexta feira (03/06) na sede do Legislativo uma roda de conversa proveitosa e que está disponível nas redes da Câmara com a participação do atual secretário Dr. Pablo Sebastian Velho, aliás aproveito para parabenizar o Dr. Pablo agora como secretário municipal de saúde, uma pessoa conhecedora dos problemas da saúde de Navegantes. Parabéns Dr. Pablo!

LEGISLATIVO: PROGRAMA VEREADOR MIRIM
O programa tem por objetivo promover a interação entre a Câmara, as escolas e os estudantes da Rede Municipal de Ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que se vive, contribuindo assim para a formação da cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
Ao exercer a cidadania, os vereadores mirins aprendem na prática como funciona a Câmara Municipal, o sistema legislativo, as atividades parlamentares e seu dia-a-dia e vivenciam como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade.
Desta forma, o programa contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. (Release Câmara de Navegantes).


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros