fbpx

Família e Escola: uma parceria essencial 

Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Navegantes

academia.albsc@gmail.com

Acadêmica: Professora Ana Isabela Mafra, cadeira n 12

Atualmente há divergências na relação entre as famílias e a escola, quanto ao desempenho no processo educativo do estudante, com a finalidade de proporcionar um ambiente propício onde ele tenha a base necessária para ter um bom desenvolvimento intelectual e moral.

 São diversos os desafios alusivos à responsabilidade que a Escola e a Família devem desenvolver na formação do estudante. A família, que é o alicerce, precisa ser a base e o exemplo dos ensinamentos, valores, respeito e bom comportamento; além de incentivo, cobrança e acompanhamento do esforço do estudante para obtenção de um bom desempenho. Já a escola, tem seu papel social, de aprimorar habilidades por meio da oferta dos conhecimentos proporcionados.

 Além de ser dever da família, estar perto da escola de seu filho, é de extrema importância a escola propiciar o incentivo à participação da família, fato que auferirá sucesso escolar aos estudantes que se mostrarão mais interessados e comprometidos.

 A escola é um espaço de formação e socialização, não devendo restringir a participação dos familiares somente em reuniões e festas comemorativas, mas dando abertura constante no cotidiano do estudante entre espaços da produção de aprendizado.

A escola necessita chamar a atenção da família quanto à sua participação no ambiente escolar e identificar formas de como ambas, família e escola, possam manter uma boa relação, que certamente refletirá no bom desempenho do estudante. 

O bom relacionamento entre família e escola é primordial para o estudante concretizar seu aprendizado, onde os professores e responsáveis tenham um convívio de respeito e ética, para que em cada momento de dificuldade do estudante, todos se unam para a obtenção do sucesso escolar.

Este ano a escola estadual Júlia Miranda de Souza inicia uma gestão com nova equipe (Nilcéia Granemann, Ana Mafra e Patrícia Medeiros) a qual se propõe a receber a comunidade escolar e amigos voluntários para participar diretamente das suas atividades, somando em conhecimento e  restaurando o ambiente escolar.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros