fbpx

COLUNA: POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

Jogo duplo

Os presidentes da Petrobrás são indicados pelo presidente da Republica.  O presidente da Petrobras tem regras para seguir sobre as empresas em Bolsa de Valores tendo que obedecer a Lei das Estatais, regras da Comissão de Valores Mobiliários, Lei das S/A e por ai vai de regras a seguir. Tem pouco jogo para arbitrar.  O que precisa ser mudado, conforme já havia comentado há duas colunas atrás, palavras do pré candidato Ciro Gomes, de mudar a forma de atuação e de preços das empresas em bolsa. Mostra claramente incompetência do governo federal nesta área de ficar trocando presidentes da Petrobrás sem nenhuma eficácia. Todos são competentes e obedientes as leis as quais estão subornados.

 

Solução

A solução é o que está sendo ventilado na Câmara dos Deputados Federais sobre algumas ações a serem realizados na Lei. Vamos lembrar que em 2016 foram feitas diversas mudanças dificultando a ação de políticos na Petrobrás.  Acredito que hoje é inaceitável a forma de atuação com paridade com o dólar, com o mercado internacional. O nosso petróleo que “jorra” custa muito menos que o importando.  O que precisa é os deputados federais e depois os senadores mudem a forma de atuação da Petrobrás, alterando legislação, Estatuto, seja o que for necessário legalmente.  Mudar presidente da Petrobrás não resolve. Precisamos mudar a legislação para poder “nacionalizar” o combustível e reduzir os preços que estão um absurdo.

 

Dividendos

Vamos lembrar que o governo federal recebeu na ultima segunda feira oito bilhões e oitocentos e cinqüenta milhões de reais de dividendos e juros sobre o capital próprio.  Poderia ser utilizado este lucro que cabe ao governo para dar incentivos e reduzir pelo menos o diesel nas refinarias ou diretamente aos caminhoneiros que tenham apenas um veículo de trabalho e aos que mais precisam com o vale gás.  O diesel faz parte da composição de preços de qualquer produto ou serviço. O lucro gigantesco não poder “ser tirado do couro do cidadão”.

Duro Golpe

O caso do diesel foi um duro golpe e a classe dos caminhoneiros é uma das bases eleitorais do presidente, muitos já se voltam contra por inércia do governo.  Sabemos que a alta do dólar e dos combustíveis já vem a tempo, mas somente agora bateu o desespero. Governo precisa ter planejamento. Mudar a “toque de caixa” não funciona na economia. Os deputados federais e senadores (1/3 dos senadores sairão e precisarão tentar reeleição) também têm interesses próprios. É um momento difícil de acordos. A inflação, a fome, sem tetos, crianças nas ruas sem casa e sem comida estão pesando muito e fazendo os eleitores refletirem a situação.

 

Terceira Via

A chamada terceira via podemos no momento dizer que o pré-candidato Ciro Gomes que está criticando o ex-presidente Lula está estagnado nas pesquisas.  Quem é Lula, vota Lula.  Particularmente vejo que a pré-candidata Simone Tebet (MDB) é a candidata que tende a crescer.  Existem muitos eleitores do Nem Lula Nem Bolsonaro que hoje iriam votar nulo ou nem iriam votar e já pensam na alternativa de Simone Tebet.  Também vejo que quem está se afastando do presidente pelas inúmeras incompetências e que estão vendo a economia com o “dragão” da inflação crescendo e sua vida piorando, eleitores que não irão votar no PT e estão encontrando uma opção na pré-candidata. E lembrando que as mulheres sempre foram menosprezadas pelo atual presidente, terão âncora nela. A mulher tem um dom especial.

 

Turismo em Navegantes

Recebi uma manifestação do amigo Bilo reclamando que não temos mais acontecimentos turísticos para atrair os turistas. Lembrou que como ex-secretário de turismo em sua época tinha a Exponave, Expo-agro, Festa do Quentão, Eventos de Páscoa, Caça ao Tesouro de Natal, Pesca do Arremesso e por ai vai e na temporada, tinha shows e eventos no Centro e no Gravatá.  Meu amigo Bilo disse estar indignado. Particularmente em meu programa de governo municipal de 2016 tinha que deveríamos ter no CIC um evento semanal seja de musica ou teatro e até o JC comentou sobre minha proposta de festa alemã durante a Ocktoberfest de Blumenau.  Vamos lembrar que turismo aquece a economia gerando empregos e renda. Acredito que o secretário de Turismo deve ter projetos para o segundo semestre e gostaria de deixar este espaço aberto para transmitir os eventos que estarão sendo programados.

 

Zum zum zum…

Zum zum zum que no aniversário de Navegantes teremos show com Fernando e Sorocaba e também a presença do DJ Alok.  Se confirmado, começaremos a ter eventos para Navegantes. Lembrando que nos últimos dois anos, por causa da pandemia, não poderíamos ter tido eventos e aglomerações.

 

Turismo Mundial e Brasil

Segundo pesquisa feita junto a turistas, o parque Beto Carrero World ocupa a terceira colocação mundial. Existem entre os dez maiores mais dois brasileiros. Turismo gera renda, empregos, diversão.

 

Semana Segurança Digital

O vereador Antonio Carlos Uller (PATRIOTA) elaborou projeto de Lei Ordinária para instituir a Semana da Segurança Digital nas Escolas Municipais que tem como pontos principais a conscientização sobre os riscos presentes nos ambientes digitais, como abuso sexual virtual, cyberbulling, vazamento de dados pessoais, ação de ciber criminosos, riscos a saúde com a dependência do uso das tecnologias digitais. Os jovens são o futuro da nação e precisam estar bem orientados.  Pelo menos nas escolas municipais terão esta atenção e orientação.

 

SESAN

Tenho sido procurado por diversas pessoas que me pediram para colocar neste espaço o agradecimento pelo excelente atendimento que receberam quando precisaram passar na SESAN e serem atendidas. Particularmente também tive esta experiência e fui atendido de forma excelente. Aos amigos que pediram, dado o recado.  Parabéns aos servidores das SESAN pelo atendimento que dão ao cidadão navegantino.

 

IMPORTANTÍSSIMO

Conversei com o Secretário de Governo Alexandre Baumgratz sobre a Audiência Publica que a prefeitura Municipal de Navegantes realizará no próximo dia 05 de julho. A Audiência Pública será realizada no Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes e irá acontecer a leitura técnica e comunitária do processo de atualização do Plano Diretor. Os documentos estão disponíveis no site da prefeitura.  Momento importante porque o Plano Diretor regerá as diretrizes de nossa cidade nos próximos anos. A Audiência Pública será transmitida ao vivo pelo site da Prefeitura e também serão disponibilizadas 150 vagas para participação presencial dos munícipes. No site da Prefeitura poderá ser baixado o estudo.  É um momento importante e de rumos de crescimento para todos os navegantinos.  Participe presencial ou via redes sociais.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros