fbpx

SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE

Saúde realiza mutirão de combate à dengue em Navegantes

A Vigilância Ambiental de Navegantes, realizou um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre amarela, chikunguya e zika no sábado (9).

Foi feita uma varredura em busca dos locais com foco do mosquito. O lugar escolhido pela equipe foi a região do aeroporto, onde concentra-se a maior parte dos casos positivos identificados no município. Na região, foram eliminados 403 depósitos removíveis e foram tratados com larvicidas 51 depósitos fixos, entre vasos sanitários de casas abandonadas, bueiros, etc. 

Os agentes de endemia identificaram diversas residências com irregularidades, incluindo caixa d’água sem vedação, piscina sem o devido tratamento, residências abandonadas e/ou deterioradas com objetos expostos ao tempo com acúmulo de água e larvas. De acordo com a responsável do setor, Diane Assunção, as situações serão reportadas para os órgãos competentes tomarem as medidas cabíveis. 

Também foi feita a entrega de panfletos entregues aos moradores e comerciantes. Além disso, os agentes de endemia orientaram aos munícipes que busquem a Unidade Básica de Saúde mais próxima caso algum familiar apresente algum sintoma da dengue. 

Na mesma manhã, no bairro Meia Praia, o setor de Vigilância Ambiental executou o fumacê, aplicação do UBV (Ultra Volume Baixo) costal, por haver casos positivos de dengue registrados na região. 

Cuidados contra a dengue:

Com 16 casos positivos e 1102 focos de dengue no município, a Secretaria de Saúde pede a atenção e a colaboração das pessoas na luta contra o Aedes aegypti. Seguem algumas ações que a população pode fazer e contribuir no combate à doença.

– Mantenha em dia a limpeza de calhas; 
– Mantenha lixeiras bem tampadas; 
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; 
– Tampe tonéis e caixas d’água; 
– Mantenha a limpeza de ralos e utilize telas;
– Não deixe água acumulada e parada em nenhuma ocasião; 
– Preencha os pratos de plantas com areia;
– Use repelente no começo da manhã e no fim da tarde, horários de maior transição dos mosquitos e também a hora em que a fêmea do mosquito sai para se alimentar de sangue humano.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros