fbpx

EDITORIAL: UM OLHO NO PROFESSOR, OUTRO NO CELULAR

um olho no professor outro no celular

Um Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores de Navegantes está dividindo a opinião de pais e da comunidade escolar. Trata-se da proibição do uso de celular por alunos e professores dentro das escolas municipais.

É verdade que o celular e demais aparelhos eletrônicos podem contribuir com a didática dos professores, tornando as aulas mais interessantes. Porém quando o aluno não possui limites bem estabelecidos em casa e utiliza o meio para jogar games e interagir nas redes sociais durante as aulas, isso pode se tornar um grande problema.  

Especialistas alertam: o uso aleatório do celular em sala de aula atrapalha a concentração e o andamento da aula, principalmente quando não atrelado ao planejamento do professor e, pior, podendo até provocar o isolamento social.

O Projeto de Lei visa justamente assegurar a ordem no ambiente escolar, onde a atenção do aluno deve estar voltada, primordialmente, aos estudos, na fixação do aprendizado que está sendo ensinado, sem interferências de quaisquer tipos.

“O uso do celular nas instituições de ensino compromete a concentração dos alunos, e os relatos dos professores são preocupantes. Diversos estudos acerca do uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aulas apresentam os mais variados aspectos negativos, como diminuição da concentração e a dependência, fazendo com que os alunos não tenham interesse em funções essenciais e úteis para a aprendizagem, como anotações manuais, atenção na fala dos professores e pesquisa bibliográfica especializada na biblioteca da escola”, diz a justificativa do projeto.

A questão da segurança e do direito de os pais entrarem em contato com seus filhos não serve de justificativa para o uso de celulares em salas de aulas. As escolas, em geral, dispõem de telefones fixos, que em caso de urgência poderão ser usados pelos pais a fim de entrar em contato com seus filhos. Além do mais, gerações anteriores não possuíam celulares e nem por isso tiveram algum problema neste sentido.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros