Navegantes inicia, nesta sexta-feira (30), o cadastramento dos profissionais de educação para a vacinação contra a Covid-19. O cadastro será realizado por todas as unidades de ensino, tanto públicas quanto particulares, do município.
Na noite desta quinta-feira (29), o Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia Covid-19 e a Secretaria de Educação promoveram uma reunião online com todos os dirigentes das instituições de ensino da cidade, incluindo escolas municipais, estaduais e particulares, APAE e faculdades, para orientá-los sobre como funcionará o procedimento.
O Comitê e a pasta da Educação disponibilizarão o link do cadastro para os dirigentes das unidades de ensino, que por sua vez ficarão responsáveis de encaminhá-lo aos seus funcionários. Todos os profissionais que atuam nas escolas e faculdades, de professores até auxiliares de limpeza, devem se cadastrar até o dia 10 de maio.
O município ficará encarregado de encaminhar as informações ao Governo do Estado.
Ainda não há uma data para vacinar os profissionais da educação. O objetivo, neste momento, é trabalhar no levantamento de dados para se ter noção do quantitativo a ser vacinado e, posteriormente, programar o início da vacinação, o que também depende das doses encaminhadas pelo Governo Federal.
Plano de Imunização do Estado de Santa Catarina irá priorizar os profissionais que atuam no modelo presencial ou híbrido, e que estão mais expostos ao contágio, a exemplo daqueles que trabalham com turmas de educação infantil.
Confira, abaixo, a ordem dos grupos prioritários da Educação.
1º grupo: Profissionais que atuam no atendimento presencial
- Educação Infantil (professores e auxiliares);
- Educação Especial;
- Equipe técnica, administrativa e pedagógica (gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência);
- Ensino Fundamental (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras);
- Ensino Médio (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras);
- Ensino Superior.
2º grupo: Profissionais que atuam em atividade remota
(A ordem seguirá as etapas de ensino da vacinação do 1º grupo)
- Profissionais que são do Grupo de Risco para a Covid-19;
- Profissionais que atuam em atividade remota, EAD ou similares.