fbpx

PESCADORES E AGRICULTORES DE NAVEGANTES GANHAM COM AVANÇOS NA PASTA

Secretário Jairo Ferracioli tem feito a diferença para essas atividades econômicas centenárias da cidade.  

POR LOUISE BENASSI

A agricultura e a pesca fazem parte da história de Navegantes. Desde meados de 1700, mais de quarenta famílias de pescadores e agricultores já residiam na margem esquerda da foz do rio Itajaí-açu e contribuíram com a formação do nosso município. Esses trabalhadores até hoje fazem parte da economia da cidade e precisam ser valorizados. Valor esse que  a atual administração municipal tem dado. Em entrevista exclusiva ao Jornal nos Bairros, o secretário de Agricultura e Pesca, Jairo Romeu Ferracioli, que iniciou sua gestão frente à pasta sem ter um veículo em condições para trabalhar, fala sobre os avanços e o que o município tem feito em prol dessas atividades econômicas centenárias em Navegantes.

Jornal nos Bairros: Quem é o Secretario Jairo Romeu Ferracioli?

Jairo Ferracioli: Sou Economista, Mestrado em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade do Minho. Trabalhei 22,5 anos na EMBRATEL/ Estação Costeira de Itajaí – apesar do nome, ficava localizada, até 1998, em Navegantes, onde hoje é o Sinergia. Concomitante em 1993, entrei como professor da Univali de onde sai em 2021 para assumir a pasta de Agricultura e Pesca. Entre 2005 a 2010, também lecionei na Faculdade Sinergia.

JB: Qual a sua experiência na área da Pesca e da Agricultura?

Jairo: Profissionalmente, na Estação Costeira de Itajaí, que era uma estação de comunicação, tive a oportunidade de conhecer todas as modalidades de pesca e pessoas ligadas à atividade. Na Universidade, foram diversos trabalhos e artigos relacionados à pesca e à agricultura familiar. O mais importante foi ter participado do Projeto INOVAMFRI e do PEMI40 – Este último o Planejamento Estratégico de Itajaí. Esta bagagem é o que me fez aceitar este enorme desafio que é a gestão pública.

JB: Quais foram os avanços da Pasta nestes três anos como Gestor da Pasta?

Jairo: Para começar, tínhamos em nossa mão um Plano de Governo, que ajudei a construir o conteúdo. A meta principal era promover o desenvolvimento econômico sustentável da Agricultura e Pesca e, assim, começamos. Começamos a trabalhar e, de cara, tivemos que devolver o veículo que tínhamos para trabalhar, e o único carro próprio estava na oficina há meses. Resumindo a história, depois de locar dois veículos até meados de 2022, hoje temos duas camionetes próprias, frutos de emendas parlamentares e recursos próprios, no valor de 264 mil.

– Adquirimos cinco implementos agrícolas – quatro frutos de emenda parlamentares municipais do vereador Toninho e estaduais (130 mil).

– Adquirimos dois tratores novos, um para a pesca – fruto de um programa do Estado, o SC + Pesca, e um para agricultura – fruto de uma emenda estadual (480 mil).

– Recebemos, recentemente, um caminhão caçamba para a agricultura, para auxiliar no transporte de calcário que é transportado, gratuitamente, da fonte para os produtores rurais (418 mil).

– Também recebemos, nesta semana, uma nova Retroescavadeira, fruto de um convênio federal (387 mil), para uso nas lavouras do município.

– Além disso, viabilizamos uma adequação da Carrera Municipal, em fase final de obra, no final serão 430 mil.

– Também reformamos e ampliamos a rampa de acesso das embarcações, foram 100 mil de investimento.

– Em equipamentos, podemos citar ainda um container oficina e algumas ferramentas, aos poucos, vamos dotá-lo de um maior número de ferramentas para auxiliar os pescadores artesanais em suas manutenções (40 mil).

– No Programa da Patrulha Mecanizada, só neste ano, já foram 240 atendimentos à agricultura familiar, com 1600 horas de atendimento.

– Na Carrera Municipal, apesar da rampa parada quatro meses para reforma, foram 32 puxadas.

– Foram 38 atendimentos clínicos a animais de médio e grande porte.

– R$ 135 milhões em Notas Fiscais eletrônicas e manuais emitidas em Navegantes, na agricultura, pecuária, pesca e aquicultura.

Novo caminhão caçamba, para transporte de materiais às propriedades rurais,

JB: Pode citar mais alguma ação importante da secretaria?

Jairo: Tivemos a distribuição, em 2022, de 50 Kits para o pescador artesanal (Tinta, botas, capas, calça) e em 2023 incluímos um cesto, e distribuímos 62 Kits. Tivemos também diversos cursos visando melhorar a qualidade de vida dos agricultores e pescadores, destaque para o apoio ao Curso “Flor e Ser: mulheres empreendedoras” com a EPAGRI, Curso ALI Rural com o SEBRAE, diversos cursos sobre Notas Fiscais, GTA, manipulação de pescados, curso de culinária da pesca, conservas e compotas em parceria com o Sindicato Rural e o SENAR.

Outra conquista foi a Certificação para os produtores rurais. O Serviço de Inspeção Municipal de Navegantes, que faz parte da AMFRI, está entre os Consórcios que recebeu o Título de Integração ao SISBI-POA por ter demonstrado adequação e qualificação dos Serviços de Inspeção. E agora, os estabelecimentos com SIM poderão se adequar e estar no cadastro geral do SISBI-POA, para comercializar seus produtos em todo território nacional.

Lembrando, ainda, que a locação de uma PC em 2022 e 2023 – limpando valas e córregos nas propriedades rurais, contribuiu sobremaneira para mitigar os efeitos negativos das cheias neste ano.

JB: A AGROPESCARTE é uma das grandes ações da Secretaria de Agricultura e Pesca. Pode falar mais sobre essa ação que deu muito certo?

Jairo: A AGROPESCARTE, a feira de inclusão produtiva, é realizada por agricultores, pescadores e produtores artesanais. Acontece em todos os sábados, na Praça dos Emancipadores. Temos muito que avançar ainda. Cabe lembrar que iremos, em breve, substituir algumas tendas que foram bastante utilizadas na época da Pandemia com outras secretarias. Fruto de uma emenda parlamentar municipal da vereadora Sol de 50 mil, estamos recebendo as tendas novas, cadeiras e mesas para dar mais conforto ao público que frequenta a feira, que já virou uma cultura, ponto de encontro aos sábados pela manhã.

JB: E para 2024, o que podemos esperar?

Jairo: Muito trabalho e continuidade. A meta é dobrar os equipamentos e implementos, estamos quase lá. Mais cursos e mais ações em defesa da Pesca Artesanal e da Agricultura Familiar, tanto na Diretoria de Pesca com o Veloso que luta pela categoria (foi, inclusive, homenageado na Câmara), como o Jardel que está no dia-a-dia ao lado dos produtores rurais.

PATICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros