fbpx

“NÚMEROS DE ROUBOS TÊM DIMINUÍDO CONSTANTEMENTE EM NAVEGANTES”

Comandante Tenente Coronel Evandro

Entrevista com o Comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Evandro Fior da Cruz.

O Jornal nos Bairros realizou uma entrevista exclusiva com o Comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Evandro Fior da Cruz. Em Navegantes há quatro anos, o Tenente tem se dedicado ao fortalecimento do batalhão, que completa 14 anos em dezembro e foi fundamental para que Navegantes deixasse de estar entre os três primeiros municípios mais violentos do Estado, por meio de operações voltadas à ordem pública, combate ao tráfico de drogas, desocupações em áreas invadidas e parcerias com os demais órgãos de segurança.

Confira a entrevista na íntegra:

Jornal nos Bairros: Atualmente, Navegantes está abaixo da média das cidades de Santa Catarina nos índices de homicídios e violência. Realidade diferente de 2009, quando a cidade ocupava a 2ª posição no ranking de homicídios dolosos no Estado. A criação do 25º BPM foi a principal motivação para Navegantes cair 10 posições já nos primeiros anos de funcionamento do batalhão?

Comandante Tenente-Coronel Evandro Fior da Cruz: Os índices de violência no Brasil são medidos por meio desse ranking, levando em consideração os homicídios. Então nós tínhamos essa realidade, nós figurávamos aí por um bom tempo, entre os três primeiros municípios mais violentos do Estado. E ano passado a gente foi para a 19ª posição, atualmente nos encontramos na 11ª. Acreditamos que esse tipo de serviço é causado não somente pela polícia militar, nos trabalhos que a gente vem realizando junto a medidas preventivas e repressivas, mas é muito também pela atuação de outros órgãos de segurança, pela própria prefeitura na questão de urbanização, a polícia civil na investigação, então é um trabalho realizado em conjunto com todos os órgãos.

JB: Boa parte dos homicídios praticados em Navegantes era causada pelo tráfico de drogas. Quais os trabalhos foram realizados nesse sentido?

Comandante: A gente sempre procurou atuar de forma bastante enérgica com relação ao tráfico de drogas, principalmente o tráfico no varejo, que é aquele que traz problemas para os nossos bairros, para os nossos cidadãos, no sentido de se buscar realizar o máximo de prisões possíveis com relação a esse tipo de crime. Teve ano que nós chegamos a realizar mais de 150 prisões, uma média de dois a três dias que a gente realizava esse tipo de prisão.

25º Batatão da Polícia Militar de Navegantes

JB: A coibição ao tráfico de drogas é uma das principais linhas de frente em Navegantes?

Comandante: O tráfico de droga nunca foi a linha principal de atuação da polícia militar. A polícia militar, com a competência de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, procura atender preventivamente e repressivamente a qualquer demanda. É óbvio que certos crimes acabam afetando um pouco mais o cidadão, dentre eles o furto, roubo, tráfico de drogas, mas a gente procura sempre diversificar a questão preventiva e a repressiva de forma que traga uma melhor sensação de segurança às pessoas.

JB: As operações de desapropriações em áreas invadidas contribuíram também para a diminuição da criminalidade?

Comandante: As desapropriações de terras invadidas realizadas em Navegantes, sem dúvida, contribuíram muito para a questão de diminuição da criminalidade. Esse processo de favelização de alguns locais acaba contribuindo muito para a instalação do crime organizado, gerando uma série de problemas de ordem pública. Nós tivemos, ao longo dos últimos 10 anos, duas grandes desapropriações, que certamente contribuíram

JB: Navegantes subiu mais de 40% no número de população, em relação ao último Censo. Esse aumento considerável acaba influenciando também no índice de criminalidade no município?

Comandante: Via de regra, o crescimento populacional influencia na quantidade de ocorrências, em tudo que é atendido pela polícia militar. Mas nos últimos anos nós não tivemos aumento expressivo que a gente possa vincular a esse aumento no número da população, sim um aumento da demanda de ocorrências em geral, mas não no índice de criminalidade.

JB: Em relação aos roubos, como a PM tem agido para coibir esses criminosos na cidade?  

Comandante: No nosso município, nós não tivemos aumentos nos últimos anos, pelo contrário, os números de roubos têm diminuído constantemente. Nós tivemos anos que nós tivemos mais de um roubo por dia e hoje a gente trabalha com aproximadamente um roubo a cada quatro ou cinco dias. Só nessa pequena análise, a gente já sabe que diminuiu bastante.

JB: A implantação de câmeras de monitoramento e a presença constante do Helicóptero Águia somam positivamente nas operações da PM?

Comandante: Qualquer tecnologia, forma diferenciada de serviço vem a contribuir com a nossa atuação. Hoje, nós temos a situação das câmeras de monitoramento que contribuem muito na identificação das pessoas que possam estar envolvidas com crimes. A gente sabe que, em certos momentos, quando a gente acaba identificando alguém realizando uma prisão por causa dessa tecnologia, acaba diminuindo a possibilidade dessa pessoa vir a delinquir novamente e aumentar os índices.

JB: Os criminosos estão ampliando as formas de golpes para enganar suas vítimas (golpe do bilhete premiado, golpe do PIX, etc). Qual a orientação da PM nesse sentido?

Comandante: Um golpe que tem gerado bastante estresse na população é os criminosos pegarem dados de algum estabelecimento comercial para forçarem as vítimas a fazer um PIX. Eles ligam para o estabelecimento, informam que estão próximos e que irão fazer alguma coisa contra o estabelecimento, um roubo ou algo contra a pessoa que está atendendo, então pedem para realizar Pix. Esse tipo de golpe tem gerado bastante nervosismo a quem está sofrendo o ato, porque acredita que as pessoas estão ali próximo mesmo. A orientação é jamais realizar Pix a quem você não conhece, independentemente de quem está pedindo. Acontece muito em outros tipos de golpe, sempre pedindo para depositar na conta de um terceiro, se passando por um parente. Se for realizar um Pix e você não conhece quem é a pessoa, desconfie.

JB: O 25º BPM não atua apenas na repreensão, mas também na prevenção. O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) tem trazido bons frutos para Navegantes?

Comandante: O batalhão tem procurado focar bastante as suas ações nas questões preventivas, desenvolvemos diversos programas preventivos como o Proerd, Estudante Cidadão, até o Tropa do Tatame, programas que vêm a contribuir com o município, que a gente faz basicamente nas escolas e têm trazido inúmeros bons frutos, principalmente na situação de reconhecimento da Polícia Militar, buscando a melhor forma de ter uma infância sadia e termos melhores cidadãos.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros