fbpx

ESTAMOS INVESTINDO 38 MILHÕES NA REVITALIZAÇÃO DE RUAS NA REGIÃO CENTRAL DE NAVEGANTES

Prefeito Liba Fronza fala exclusivamente ao JB sobre demandas prioritárias e obras realizadas pela administração municipal. 

O Jornal nos Bairros entrevistou, nessa edição, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza (União), que abordou temas importantes, como a solução para a falta de água na temporada, volta do serviço de transporte coletivo municipal em Navegantes, andamentos das obras de infraestrutura no centro da cidade, atualização do plano diretor, segurança nas escolas e desenvolvimento econômico e turístico no município.

Para o prefeito, Navegantes passa por um processo de transformação muito grande, com o poder público fazendo o seu trabalho, dia a dia, com relação à gestão, ao desenvolvimento econômico, cuidando da população, cuidando de cada bairro.

Por muitos anos, a gente esperava da nossa cidade o protagonismo que ela tem agora na nossa região. Ela passa a ter um reconhecimento e respeito de todas as entidades públicas federais e estaduais, com reconhecimento dos deputados, senadores, governadores e até do presidente da república, entendendo que a cidade passa a ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento da nossa região”, ressaltou.

Liba Fronza, Prefeito de Navegantes

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

Jornal nos Bairros: Qual demanda em infraestrutura entre as prioridades da administração municipal?

Prefeito Liba Fronza: Importante ressaltar o trabalho de reestruturação e revitalização do centro da cidade. Nós estamos agora trabalhando com recursos próprios, investindo 38 milhões de reais para fazer a revitalização de várias ruas da região central da nossa cidade, que contempla a Rua 26 de Agosto, João Emílio, Nereu Ramos, Av. Santos Dumont, Aníbal Gaya, Av. Conselheiro João Gaya e Av. Ver. Nereu Liberato Nunes. Essa estruturação do centro passa pelo processo de drenagem, colocação de adutoras, base, subi base, calçadas e mobiliário urbano, iluminação. Isso vai dar uma repaginada em todo o centro da cidade, inclusive a questão da praça central, onde está o ferry boat.

JB: Um dos anseios da comunidade do bairro Gravatá é o engordamento da faixa de areia da praia. Há algum projeto para isso?

Liba: Existe um estudo de engordarmento da faixa de areia da praia do gravatá. Ele já está em execução pela empresa licitada e eles têm previsão de entrega até o final do primeiro semestre desse ano. Esse estudo contempla o projeto executivo e licenciamento ambiental.

JB: O governo municipal entregou duas praças (centro e Pontal) e uma área de contemplantação (Molhe). Há ainda duas grandes obras de praças em andamento, na praia central e Gravatá. Como está o andamento dessas obras e como elas vão ficar? 

Liba: O ritmo de entrega dessas obras agora está dentro do cronograma previsto pelo município. Se a chuva não atrapalhar, as entregas acontecerão antes do prazo final, nesse primeiro semestre. As obras ficarão assim como foram entregues as outras duas praças, um local amplo, com qualidade para que a população possa usufruir, da melhor maneira possível, desses benefícios feitos pelo Executivo Municipal.

JB: Existe um projeto de 21,5 milhões para obras estruturantes no município. A primeira etapa desse projeto será iniciada quando?

Liba: Os recursos desse projeto de 21 milhões de reais já estão sendo utilizados em obras de infraestrutura dentro do município de Navegantes. Contempla a nova entrada da praia de Navegantes pelo bairro Gravatá, um novo reservatório de água e as adutoras do município, também para poder abastecer a água na cidade. Essas obras já contemplam, praticamente, 70% dos recursos. O restante será investido na infraestrutura da região central da nossa cidade.

JB: Há mais de 15 anos, Navegantes não possui empresa concessionária para o serviço de transporte coletivo municipal – apenas a Viação Navegantes fazendo linhas intermunicipais. A administração está confiante em voltar a oferecer esse serviço à comunidade a partir do segundo semestre?  

Liba: Há 11 anos, Navegantes está sem transporte coletivo urbano municipal. Nós fizemos uma licitação, contratamos uma empresa para operar esse sistema e esse será colocado em prática nos próximos 90 dias. Enfim, antes do início do segundo semestre, nós já teremos a nova estruturação do transporte coletivo urbano cooperando na cidade de Navegantes.

JB: Um problema antigo de Navegantes é a falta de água na temporada de verão. Até então, nada efetivo havia sido feito para resolver o problema. Na próxima temporada, já não faltará água em Navegantes?

Liba: Nós ainda continuamos sendo abastecidos pela SEMASA de Itajaí, por meio da travessia um e dois do rio Itajaí-açu, porém para minimizar o problema, para solucionar o problema de falta da água na cidade de Navegantes, esta gestão fez a contratação de uma Estação de Tratamento de Água no bairro Pedreiras, onde serão produzidos de 50 a 100 litros de água por segundo. Também estamos investindo no reservatório dedicado aos bairros Meia Praia e Gravatá, com aproximadamente 3 milhões de litros de água, juntamente com o anel de pressão, ou seja, adutoras nesses dois bairros que vamos utilizar um anel de pressão, para poder estabilizar o processo de abastecimento de água. Acreditamos que, com esses investimentos que nunca foram feitos em nenhuma gestão, nós conseguimos minimizar ou se não sanar o problema de falta da água nas próximas temporadas na cidade.

JB: Sobre a segurança nas escolas, o que o município já realizou de efetivo e o que ainda será feito?

Liba: Criamos uma comissão que vai tratar especificamente desse assunto. Envolvemos vários atores da sociedade de Navegantes voltados à educação escolar e segurança, sejam de colégios particulares e públicos (municipais e estaduais), pais professores e comunidade que tem interesse no assunto. Essa comissão já levantou algumas demandas, entre elas limitação no acesso nas escolas e treinamento com a polícia militar – já realizado com diretores e agora também está sendo estendido a toda nossa comunidade escolar. Também estão sendo feitos levantamentos para ver as necessidades nas escolas, queremos já estar estruturando a questão das câmeras de vídeo monitoramento, estamos preparando o sistema para fazer também reconhecimento facial. E, o mais importante de tudo, estamos preparando um edital de licitação para contratação de seguranças nas escolas do nosso município.

JB: O município dá os primeiros passos para efetivar o turismo ecológico na cidade, por meio do Parque Municipal, em Pedreiras. Como está esse futuro equipamento turístico?  

Liba: Está em fase de projeto. É bom lembrar a população que isso faz parte de um recurso oriundo de compensação ambiental da Portonave e que nós estamos estruturando os projetos para que agente possa colocar já em prática a partir do segundo semestre.

JB: O município anunciou que desburocratizou o processo de abertura de empresas na cidade. Isso trouxe investimentos para a cidade?  Há incentivos para a vinda de grandes empresas e empreendimentos?

Liba: O processo de desburocratização e modernização do sistema tributário da cidade de Navegantes tem trazido grandes resultados, como a diminuição do tempo de aprovação de projetos construtivos, diminuição do tempo de abertura de empresas, aproximação do setor público com a classe produtiva. Automaticamente, isso tem aumentado, principalmente, a arrecadação do nosso município. Com esse processo de desburocratização, nós estamos agora organizando todo o nosso programa de incentivo na cidade, por meio do Programa de Desenvolvimento da Economia Local (DEL), criado com auxílio da FACISC. Esse novo comitê vem dar visibilidade ao desenvolvimento que a cidade tem e também criar novas regras para incentivos de novas indústrias e comércio na nossa cidade.

JB. O Plano Diretor vigente do município, de 2008, está mais que defasado. A atual administração conseguiu, brevemente, concluir as etapas para a elaboração do novo Plano Diretor. O que o municio de Navegantes ganhará com isso?

Liba: A princípio, ganhará desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida para a nossa população. O plano diretor atualizado demonstrará os caminhos que município deve seguir, sempre preocupado com o seu desenvolvimento sustentável e pela qualidade de vida de cada um dos nossos municípios, então os ganhos passam a ser não somente financeiros, mas também passa a ser um ganho de qualidade de vida.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros