O objetivo é oferecer uma alternativa para que esses chefes de família tenham uma renda extra.
Na última segunda-feira (31), a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com o Ensino Social Profissionalizante (Espro), realizou uma oficina de produção de geleia artesanal para pessoas de baixa renda que são atendidas pelo município.
Ao todo, 21 cidadãos participaram da oficina, sendo 18 mulheres. De acordo com a coordenadora do CRAS, Luciana Sales Ballarin, o objetivo é oferecer uma alternativa para que esses chefes de família possam aprender algo novo e garantir uma renda extra.
As oficinas são encontros, previamente organizados, em que são identificadas as potencialidades que geram oportunidades a todos atendidos pelo CRAS a terem acesso ao mercado de trabalho, agregando valor na renda familiar. O Centro de Referência de Assistência Social mantém parcerias com algumas instituições e parceiros voluntários que disponibilizam pessoas capacitadas a ministrarem aulas em diversos seguimentos.
Serviços no CRAS
O CRAS oferta serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência. O principal serviço é o trabalho social com famílias para fortalecer vínculos, promover o acesso a direitos e à melhoria de qualidade de vida.
O atendimento é destinado às famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade social, pobreza, ausência de renda, acesso precário aos serviços públicos e fragilização dos vínculos familiares e comunitários. Ao chegar no CRAS, o cidadão será informado sobre os serviços oferecidos e será direcionado para atendimento por um dos profissionais, conforme a situação identificada e necessidade de atendimento.