fbpx

BALEIAS JUBARTE SÃO AVISTADAS NO LITORAL NAVEGANTINO

Cerca de 12 baleias Jubarte foram avistadas no litoral de Navegantes entre o os dias 15 e 26 desse mês. A fotógrafa amadora Rejeane Mafra fez o registro da visita, mais que especial, dessas gigantes que estão nadando pelo litoral catarinense.

Elas foram filmadas na orla do Gravatá, em um dos 12 quilômetros de praia da cidade de Navegantes.  No entanto, devido à grande distância e sem equipamento de qualidade, não foi possível captar as imagens melhores de perto. (Foto de capa ilustrativa)

Imagem real registrada por Rejeane Mafra em Navegantes.

Conforme o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes, Marcos Zaleski, foi possível avistar os animais depois de um longo tempo ausentes. “Essa baixa frequência de registros no município é algo natural no comportamento da espécie, visto que a concentração ocorre mais ao sul onde existe, inclusive, uma região específica que protege a espécie da baleia Franca.”, explicou.  

O superintendente explica que a espécie mais comum no nosso litoral é a espécie baleia franca, que durante a fase reprodutiva – entre os meses de julho a novembro – migram das águas geladas da Antártica e buscam regiões costeiras com águas quentes. Nessa vinda ocorrem o acasalamento, a parição e amamentação dos filhotes nascidos no ano anterior.

Já a espécie de baleia jubarte, que também tem esse caminho como corredor migratório, geralmente passa em águas mais profundas. “Esse fato chamou atenção dos pesquisadores, pois em 2021 muitas jubartes foram avistadas em águas rasas próximas à costa”, observou.  

De acordo com Zaleski, o tempo de permanência no litoral depende das condições e circunstâncias de que são submetidas. “Encontrando condições ideias, permanecem por um bom tempo. Nas observações, as pessoas têm a oportunidade de identificar, inclusive, as mães e filhotes nadando juntos”.

A visita desses animais é um espetáculo da natureza que fomenta o turismo sustentável e consciente. Como a temporada vai até novembro, ainda há bastante tempo para que as pessoas possam tentar avistar esses magníficos animais. No entanto, as redes ilegais são um dos desafios para esses animais.  Mesmo sendo de grande porte, alguns acabam ficando presos. Nesse período, o IAN tem buscado parcerias para intensificar a fiscalização no combate a práticas ilegais.

Conscientização dos pescadores

O diretor de pesca de Navegantes, Fabiano Veloso, explica que por serem animais curiosos, eles chegam muito próximo das embarcações. por isso ele está orientando os pescadores a se afastarem, para evitar acidentes com esses mamíferos.

“Estamos com uma campanha de conscientização junto aos nossos pescadores, de quando avistarem esses animais, evitem colocar as redes próximas a eles. Os pescadores que colocarem as redes também devem ficar juntos até a retirada das mesmas do mar”, explicou.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros