fbpx

RUA FELIPE SCHMIDT  “A ANTIGA RUA VITÓRIA”

A Rua Felipe Schmidt nasceu como uma opção, um caminho em direção ao bairro Fazenda, isto pela sua continuidade com a rua Camboriú. Antes de ser conhecida pelo nome atual, era chamada de “rua da Vitória”, em comemoração à vitória do Brasil na Guerra do Paraguai, que aconteceu no dia 8 de abril de 1870.

Rua Felipe Schmidt, esquina com a rua Hercílio Luz, em 1976. Crédito: Arquivo Pùblico de Itajaí 

 O traçado definitivo da rua se deu por volta de 1870. Com sua trajetória firmada, a via recebeu o nome de Felipe Schmidt. Não se sabe ao certo quando a via deixou de ser rua da Vitória para passar a se chamar Felipe Schmidt, uma homenagem ao governador, deputado e senador catarinense que se destacou no cenário nacional em meados de 1900.

Além de senador, Felipe Schmidt foi governador de Santa Catarina duas vezes. Crédito: Arquivo Público de Santa Catarina

A via abrigou importantes instituições como a Companhia Força e Luz Santa Catarina, responsável pela instalação de luz elétrica em Itajaí em 1913. A matriz do antigo Banco da Indústria e Comércio de Santa Catarina S/A (INCO), construído em 1953, também ficava na  rua Felipe Schmidt.

A via também foi sede dos Correios e do Ginásio Itajaí, criado em 1936 e assumido pelos padres salesianos transformando-o no atual Colégio Salesiano Itajaí. Nesta rua ficava ainda a sede da Sociedade Estrela d’Oriente e a residência do médico, ex-prefeito e ex-deputado, Pedro Ferreira e Silva.

O primeiro nome da rua foi uma homenagem à vitória do Brasil na Guerra do Paraguai. Crédito: Acervo Magru Floriano

Já o homenageado Felipe Schmidt nasceu em Lages, no dia 4 de maio de 1859. Schmidt foi presidente (governador) do estado de Santa Catarina por duas vezes, de 28 de setembro de 1898 a 28 de setembro de 1902 e de 28 de setembro de 1914 a 28 de setembro de 1918.

Schmidt foi senador por Santa Catarina durante o intervalo de seus dois governos, e também do final de seu segundo governo, até falecer na cidade do Rio de Janeiro, no dia 9 de maio de 1930.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros