fbpx

JOVEM DE NAVEGANTES GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL DE MEDICINA

Bruno Luiz Rodrigues recebeu o prêmio Jovem Pesquisador em Congresso Internacional por pesquisa sobre meditação guiada.  

POR LOUISE BENASSI – SC 002880/JP

O estudante do curso de Medicina da Univali, Bruno Luiz Rodrigues, que é morador de Navegantes, foi motivo de orgulho para a cidade no Congresso Internacional de Medicina ‘Brain, Behavior and Emotions 2023”, que aconteceu entre os dias 7 e 10 de junho, em Florianópolis. O Congresso, com foco na neurologia, destacou o trabalho de Bruno, que recebeu o prêmio “Jovem Pesquisador “.

De acordo com o estudante, a pesquisa intitulada “A Influência da Meditação Guiada a nível de cognição: um estudo em discentes no curso de Medicina em uma universidade do sul do Brasil” foi resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O experimento foi realizado ao longo do ano passado, na Univali, contando com a participação de 30 acadêmicos de Medicina. O objetivo foi analisar se existe melhora cognitiva através da prática meditativa.

“Esse ano, enviamos o trabalho para o Congresso Internacional e ele foi selecionado para apresentação em banner no congresso, para um avaliador do evento. Com isso, recebemos uma Menção Honrosa pela apresentação. E eu, como pesquisador principal, recebi o prêmio de Jovem Pesquisador, pelo trabalho submetido”, explicou.

Bruno contou com a orientação do professor Dr. Marcelo Zalli, médico neurologista, assim como o auxílio junto à pesquisa de três acadêmicos, Matheus Gonçalves Porto, Gabriela Vequi e Rafael Bertoldi Torres, todos monitores do Ambulatório de Neurologia de Balneário Camboriú.

Os resultados da pesquisa mostraram um desempenho superior do grupo exposto à técnica de meditação em relação ao grupo que não foi submetido, sugerindo a existência de uma possível melhora cognitiva em meditadores, mesmo em praticantes iniciantes.

LEIA TAMBÉM:


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros