fbpx

PARQUE NATURAL DO ATALAIA SERÁ REABERTO AO PÚBLICO

A Unidade de Conservação teve sua estrutura física ampliada e revitalizada

O Parque Natural Municipal do Atalaia (PNMA) será reaberto para visitação pública a partir da próxima terça-feira (27). Neste dia, o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) fará, às 9h, uma cerimônia de reinauguração do parque. A unidade de conservação, conhecida por ser um ponto turístico e patrimônio ambiental da cidade, teve a estrutura física ampliada, com espaço mais acessível aos visitantes. O ato faz parte da programação do aniversário de 163 anos de Itajaí.

Com a revitalização, o Parque Natural Municipal do Atalaia conta agora com um amplo deck, associado a rampas e passarelas acessíveis de aproximadamente 265 m². A estrutura física tem espaço para uma lanchonete e loja, que serão abertos em agosto, além de banheiros, os quais integram e complementam a estrutura física existente, como o Mirante Água e a Trilha das Cotias.

“Nós sabemos o quanto a comunidade está ansiosa para visitar o nosso parque, por isso, queremos que as pessoas que valorizam a natureza e a preservação estejam conosco e nos ajudem a cuidar dessa importante área natural”, declara Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do INIS.

Nova estrutura tem foco na sustentabilidade

A nova estrutura do Parque Natural Municipal do Atalaia foi projetada com foco na sustentabilidade. Para operacionalização dos novos espaços, foi instalado um Sistema com Painéis Fotovoltaicos para captação de energia solar, além do tratamento de efluentes sanitários, o qual é constituído por biodigestores associados a uma segunda fase de tratamento através da metodologia por Zona Raiz.

O INIS é o órgão responsável pela preservação, conservação e manutenção de toda área do Parque Natural Municipal do Atalaia. A unidade de conservação é utilizada para atividades de educação ambiental, com visitas guiadas de estudantes, realização de cursos práticos sobre a diversificada fauna e flora local e também para a prática de trilhas guiadas, do nascer ao pôr do sol, sempre com foco na preservação da natureza.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros