fbpx

FINALMENTE, SAIU O PLANO DIRETOR

Lauro Scheel

Finalmente o Plano Diretor entrou na casa legislativa de Navegantes e teve aprovação por unanimidade e elogiado por todos os dez vereadores que em suas palavras disseram que Navegantes estava “engessada” aguardando as novas diretrizes com atualização do Plano Diretor. Cabe especial parabéns a FURB pela sua atualização e posso dizer que ficou muito bom na medida do possível devido às divergências de opinião que é salutar e com opiniões diferentes deu para fazer melhor.

VEREADOR PAULINHO MELZI
Gostaria de dar um destaque as palavras do vereador Paulinho Melzi (MDB) que levantou a situação do aeroporto de Navegantes que tem um raio muito grande de segurança e hoje com a tecnologia que se tem, em diversos outros aeroportos, a área é mais restrita ao aeroporto é bem menor. Claro que precisamos ter toda a segurança possível atual e também quanto ao futuro do aeroporto. Mas hoje por termos o aeroporto em Navegantes, restringe-se muito a construção civil. Mas claro que é um questionamento a ser levado para análise de quem cuida desta área aeroportuária.

MDB JÁ TEM PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO
O MDB de Navegantes escolheu Paulinho Melzi como pré-candidato a prefeito para as eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada na quarta-feira (15), levando em consideração seu desempenho como vereador e compromisso com o desenvolvimento da cidade. Nos próximos meses, trabalharão na elaboração de propostas e diálogo com a sociedade. A candidatura será oficializada na convenção partidária, juntamente com a chapa de vereadores.

EDUCAÇÃO
Cabe parabenizar o governador de Santa Catarina Jorginho Melo (PL) pela iniciativa de lançar a idéia e também um projeto a ser discutido de Universidade Gratuita. Acredito que irá beneficiar muitos alunos e dará incentivos para que os estudantes tenham ambições de poder fazer uma Universidade. Isto é um grande investimento que o governador está objetivando fazer e vamos lembrar que educação é onde começa toda nossa vida. Sempre precisamos estar “atrás” de conhecimento e atualização. Claro que deve estar no projeto (não o li) que deve dar prioridade a alunos que cursam o ensino estadual ou municipal. Quem paga escola particular tem condições de pagar uma Universidade.

BALNEÁRIO CAMBORIU
Atitude excelente do prefeito de Balneário Camboriú Fabrício de Oliveira com a implantação emergencial do transporte coletivo em sua cidade e durante o período do contrato temporário estará beneficiando os moradores da cidade com a gratuidade da tarifa. Serão seis meses para que as pessoas sintam o transporte coletivo e evitem sair de carro, visto que a cidade cada vez tem mais carros e as ruas “ficam menores” devido ao excesso de veículos. A experiência também poderá ser duradoura. Lembramos que tem em SC algumas cidades com a tarifa zero do transporte municipal coletivo.

TRANSPORTE COLETIVO DE NAVEGANTES
Navegantes depois de décadas deverá ter sua frota de veículos coletivos para transitar na nossa cidade em território municipal. Serão oito ônibus que circularão pela cidade. Atenderá também a nossa região chamada de interior que tem tantas dificuldades com o transporte coletivo. Vale lembrar que o prefeito irá garantir a rodagem “bancando” parcialmente. Também vale lembrar que a tarifa será definida pela prefeitura (ou secretaria competente) tentando facilitar o usuário de Navegantes. Prefeito Liba: Estude a possibilidade da tarifa zero dentro de Navegantes.

TERRENOS LIMPOS
Cabe a cada proprietário de imóvel sem construção ou mesmo com construção desabitado, cuidar bem e deixar limpo, murado. Está tramitando um projeto do executivo na Câmara com as regras para que a prefeitura possa fazer a limpeza (capinar ou roçar) o imóvel e cobrar do proprietário e caso não seja pago, colocar em divida ativa e cobrar judicialmente. Vemos diversos terrenos baldios lotado de lixo e entulhos. Como temos moradores em Navegantes que gostam de limpar o seu terreno, aproveitam e jogam o lixo e entulho nestes terrenos chamados baldios. Deveria ter um numero de denuncia para também multar estes “sujismundos”. Povo desenvolvido é cidade limpa, nem que doa no bolso.

INVESTIR NO FUTURO
A Câmara de Vereadores de Navegantes está investindo no futuro com a Câmara Mirim. São alunos de escolas aqui de Navegantes que trazem reivindicações e já fiquem atentos as necessidades em seu torno. É interessante que alunos tenham noção do que é o poder legislativo, sua atribuições e como funciona o mandato de um vereador. A Câmara prestigia tanto que temos sessões ordinárias como acontece com os vereadores e estas sessões são transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Câmara. Precisamos investir e termos representantes do povo sabendo como funciona uma casa legislativa. Acompanhe pelo site da câmara os eventos dos vereadores mirins.

PORTO DE ITAJAÍ
Qual a diferença de um porto privado como a Portonave e um porto conduzido pelo Estado (federal e municipal)? Porto privado em pleno “vapor” e desenvolvimento enquanto o porto não privado é amarrado e “andando” para trás. Aliás, quase totalmente sem movimento, as traças. E infelizmente ainda Itajaí não projetou a privatização do porto. Segundo o próprio porto: “O novo convênio de delegação do Porto ao Município terá prazo de 25 anos. Já a licitação para o arrendamento dos quatro berços do terminal itajaiense será válida por 35 anos”. E como vai ser a competitividade com o porto privado do outro lado do rio? O Estado precisa deixar esta atividade para a iniciativa privada.

PRIVADA OU NÃO PRIVADA?
A história de Navegantes se divide em antes e depois da Portonave. Empresa privada é competitiva, gera empregos, gera impostos e cresce. ”Viajando na maionese”: e se deixassem uma empresa privada como a Portonave administrar o porto de Itajaí? O crescimento seria incomparável, assim como fez Navegantes crescer. Privada ou não privada, eis a questão.

O GOVERNO LIBA FRONZA AVANÇA
A administração de Navegantes está em um bom momento, digo isso pois está solucionando importantes demandas históricas do município e, assim, dando a volta por cima. Iniciará o transporte coletivo municipal na cidade, após mais de uma década sem o serviço em Navegantes, Há anos, os moradores também sofrem com o problema da falta de água e está em andamento das obras do Reservatório de Água em Navegantes. Outra bola dentro do governo foi conseguir fazer a atualização do Plano Diretor. As ruas do Centro, Liba já iniciou um pacote de obras de reurbanização. Praças públicas estão ganhando vida e os próprios moradores já passaram a usufruir mais dos locais.
Na saúde, ponto para as unidades básicas com horários estendidos e abrindo em finais de semana determinados. Na educação, agilidade na entrega de material escolar e uniformes – sendo a primeira cidade da região a entregar aos alunos. Na cultura, conquista do Cine Teatro Municipal. Na Assistência Social, ponto para a abertura do CRAS 3 no bairro Meia Praia. Na agricultura e pesca, valorização do pescador artesanal com o Kit pescador. No desenvolvimento econômico, desburocratização do empreendedorismo. E no meio ambiente, a arborização da cidade e avanço nos programas de sustentabilidade essenciais para Navegantes.

COMO REGULARIZAR SEU IMÓVEL
A Imobiliária RE/MAX. VITA de Navegantes estará promovendo um evento presencial no dia 22/06/2023 as 19:30 horas em suas dependências com o tema: Quer saber como regularizar seu imóvel? As vagas são limitadas e a inscrição gratuita para o evento poderá ser feito através do telefone 47 996514831 com a Srta. Natália.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros