fbpx

RUA PEDRO FERREIRA

Rogério Pinheiro, jornalista.

Por ter sediado a Casa Fontes, Almeida & Voigt, Cia Malburg, a Bauer & Cia e outros empreendimentos, a via foi batizada com o nome de rua do Comércio no século 19. Além desses estabelecimentos, a rua abrigou também a primeira sede do porto e da alfândega.

Em “Ruas e Praças de Itajaí”, de autoria do professor Edison d”Ávila, na rua do Comércio, precisamente na casa de Emanuel Pereira Liberato, onde é hoje o edifício Genésio Miranda Lins (edifício Redondo), foi fundado o Clube Republicano Federativo de Itajaí. Ainda segundo o professor Edison d”Ávila, foi nessa via, esquina com a rua Silva, que o comerciante Procópio José Bayer acabou degolado pelos republicanos durante a Revolução Federalista em 1893.

Antiga rua do Comércio, a Pedro Ferreira foi sede da Casa Fontes, Almeida & Voigt, Cia Malburg e  Bauer & Cia. Crédito: Arquivo Público de Itajaí. 

O nome Pedro Ferreira surgiu após a Proclamação da República, homenagem ao médico Pedro Ferreira e Silva. Nascido na cidade de Catu, Bahia, no dia 19 de maio de 1867, Pedro Ferreira veio para Itajaí, em 1886, dois anos depois se formar em medicina em Salvador.

Republicano convicto, Ferreira e Silva foi deputado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 1ª legislatura, de 1894 a 1895, na 2ª legislatura, de 1896 a 1897, na 6ª legislatura, de 1907 a 1909, e na 7ª legislatura, de 1910 a 1912. Foi deputado pela Câmara dos Deputados na 3ª legislatura, de 1897 a 1899.

Prefeito de Itajaí por 12 anos, o médico baiano foi responsável pelas principais obras e infraestrutura do município no começo do século 20.  Crédito: Arquivo Público de Itajaí. 

Exerceu o cargo de superintendente municipal (prefeito) de Itajaí, de 1985 a 1907. Em 1911, foi eleito pela segunda vez, mas faleceu no dia 31 de maio daquele ano. No seu lugar assumiu Jorge Frederico Tzaschel.

A rua abrigou também a primeira sede do porto e da alfândega. Crédito: Arquivo Público de Itajaí.
 

Pedro Ferreira foi responsável pelas principais obras e infraestrutura de Itajaí no começo do século 20, como a instalação do serviço de abastecimento de água, luz e a sistematização do seu traçado urbanístico. Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Itajaí concluiu a obra de reurbanização da rua, mantendo o mesmo traçado urbanístico idealizado pelo médico baiano.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros