fbpx

TRABALHO E EXPERIÊNCIA FRENTE A FUNDAÇÃO DE ESPORTES

Superintendente Ricardo Echelmeier fala sobre projetos e desafios no esporte e lazer no município.

À frente da Fundação Municipal de Esporte de Navegantes há pouco mais de um mês, o superintendente Ricardo Echelmeier, morador de Navegantes há oito anos, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal nos Bairros, para falar sobre iniciativas e projetos que planeja para o esporte no município.

Formado em Educação Física com Pós-Graduação em Gestão e Marketing Esportivo, ele está utilizando seu vasto conhecimento e experiência na área – a mais recente como secretário de Esporte de Blumenau – para fomentar o esporte em Navegantes, a cidade, que ele mesmo cita, como a que escolheu para morar.

Entre as ações estão o fortalecimento do trabalho de base, do esporte de rendimento e do paradesporto, atividades direcionadas aos grupos da terceira idade, esporte nos bairros, maior eficácia do Bolsa Atleta e Fundo de Desenvolvimento do Esporte, retorno dos campeonatos municipais e buscar trazer competições para a cidade.

Jornal nos Bairros de Navegantes

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

JORNAL NOS BAIRROS: VOCÊ JÁ TEM UMA GRANDE EXPERIÊNCIA NA GESTÃO DO ESPORTE NA REGIÃO. QUAIS OS PROJETOS E METAS VOCÊ TEM PARA A FME DE NAVEGANTES?

Ricardo Echelmeier: Antes de tudo, quero dizer que é uma satisfação enorme estar trabalhando no município que eu e minha família escolhemos para morar. Quero agradecer ao Prefeito Liba, pela oportunidade e confiança depositada, na busca do desenvolvimento das ações propostas no plano de governo, na área do esporte. Desta forma, estamos nos organizando para atuar em várias frentes, tendo como carro chefe, o “Programa Navega em Movimento”, que tem como objetivo principal, proporcionar o movimento por meio de atividades físicas, esportivas e de lazer a toda a comunidade navegantina, de forma a diminuir a ociosidade e o sedentarismo, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

E dentro deste programa, encontra-se o desenvolvimento do esporte comunitário e de participação, o trabalho de base e formação, ou seja, as escolinhas esportivas para crianças e adolescentes nas diversas modalidades, o esporte de rendimento, o paradesporto e atividades e ações direcionadas à qualidade de vida, envolvendo adultos e grupos da terceira idade. Muitas destas ações já estão em andamento, cabendo a nós, intensificá-las e distribuí-las por todos os bairros do município, do centro ao interior.

Ricardo

JORNAL NOS BAIRROS: TEMOS VÁRIOS CAMPEÕES EM VARIADAS MODALIDADES EM NAVEGANTES, MAS MUITOS AINDA NÃO CONTAM COM O INCENTIVO DO MUNICÍPIO. HÁ ALGUMA INTENÇÃO EM AMPLIAR O BOLSA ATLETA NO MUNICÍPIO, AUMENTANDO O VALOR E CONTEMPLANDO MAIS ATLETAS?

Ricardo: Estamos ouvindo muito e dialogando com os profissionais das diversas modalidades esportivas sobre o Bolsa Atleta. São várias as sugestões e, sem dúvida, serão levadas em conta na construção do próximo edital. O importante, neste momento, é que o Prefeito Liba ampliou consideravelmente os valores e o número de beneficiados pelo bolsa em 2022, hoje temos 64 bolsistas, enquanto que em 2021, tínhamos 42, estamos crescendo.

Mas temos que pensar também nos atletas que não estão sendo contemplados pelo bolsa e que necessitam de apoio para a participação em competições, pensando nisto, estamos construindo em conjunto com a administração, uma proposta que permita o município realizar este tipo de investimento, oportunizando assim, o acesso a competições a mais atletas.

JB: QUANTO À INICIAÇÃO ESPORTIVA, QUAIS ESCOLINHAS HÁ ATUALMENTE NO MUNICÍPIO? SERÁ AMPLIADO O NÚMERO DE MODALIDADES?

Ricardo: Hoje existem escolinhas de iniciação esportiva, promovidas pela FME, atendendo as modalidades de basquetebol, capoeira, futsal, jiu-jitsu, judô, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez, além das modalidades do paradesporto, envolvendo a bocha paraolímpica, o atletismo e o tênis de mesa. Estamos planejando a ampliação das modalidades oferecidas, bem como, a ampliação dos locais/polos esportivos, levando estas ações para os diversos bairros de Navegantes, o que é uma exigência do Prefeito Liba.

JORNAL NOS BAIRROS: O FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE E LAZER – FUNDEL ESTÁ CUMPRINDO A SUA FUNÇÃO DENTRO DO MUNICÍPIO?

Ricardo: O FUNDEL foi ofertado em 2022, mas infelizmente não tivemos nenhum projeto apresentado. Estamos conversando com a comunidade esportiva para entender o porquê desta ausência de projetos, sendo conhecedores de que hoje, para as entidades sem fins lucrativos participarem destes pleitos, o processo é mais burocrático e as exigências em relação à documentação, é grande. Penso que juntos, podemos construir um edital, que possibilite a participação destas entidades, dentro da legalidade, visando sim, o desenvolvimento do esporte navegantino.

JORNAL NOS BAIRROS: UMA REIVINDICAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO SÃO PAULO É A CONCLUSÃO DA REFORMA DA PRAÇA ESPORTIVA DO BAIRRO. HÁ ALGUM PROJETO PARA TAL?

Ricardo: Já realizamos algumas visitas e conversamos com moradores do bairro, que sim, demonstram a preocupação com a revitalização daquele espaço. Iniciaremos, agora em julho, as atividades esportivas, com a oferta de algumas modalidades e, na sequência, a Prefeitura estará entrando com a recuperação da infraestrura, remodelando aquela praça esportiva, além de outras melhorias que serão realizadas no bairro São Paulo.

JORNAL NOS BAIRROS: TEMOS CAMPEONATOS MUNICIPAIS ADIADOS DESDE A PANDEMIA. ESSES CAMPEONATOS IRÃO RETORNAR? 

Ricardo: O planejamento para a realização destes eventos está sendo concluído e sim, estamos nos preparando para realizar as competições municipais (citadinos) de bocha, futsal e futebol, eventos já tradicionais no município. Também estamos nos preparando, para a realização da 42ª edição dos Jogos Escolares de Navegantes e do Jenzinho, envolvendo os diversos estabelecimentos de ensino.

Além destas ações, teremos os eventos de corrida de rua com o evento em comemoração ao aniversário de Navegantes e a Corrida do Bem, a realização da Arena de Verão, a Copa SC de Vôlei de Praia, Municipal de Surf, além de outras ações que estamos avaliando e planejando.

JORNAL NOS BAIRROS: EM LONGO PRAZO, NAVEGANTES TERIA CONDIÇÕES DE TER UMA ARENA MULTIUSO, POR MEIO DE BUSCAS DE RECURSOS ESTADUAIS E FEDERAIS?

Ricardo: Uma arena multiuso é o sonho de todo município, pois contempla e viabiliza uma série de ações por meio do equipamento. Penso que sim, Navegantes está em pleno desenvolvimento, tem um governo com credibilidade, tendo todas as condições e credenciais para pleitear recursos governamentais.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros