fbpx

AVENIDA SETE DE SETEMBRO

Avenida Sete de Setembro foi uma rua de Itajaí até a década de 1970. Crédito: Secom/Prefeitura de Itajaí

Por Rogério Pinheiro/jornalista

Antiga rua das Flores, o primeiro trecho da via começava próximo da 1ª Delegacia de Polícia Civil e seguia até a esquina da rua Hercílio Luz. A partir de 1889, com a Proclamação da República, a rua recebeu o nome de Sete de Setembro.

Reurbanização aconteceu em 1975. Crédito: Arquivo Público de Itajaí

No final do século 19, o município expandiu até o bairro Fazenda, próximo à centenária casa Müller, e com ele a rua Sete de Setembro. O nome durou até 1930. No dia 26 de julho daquele ano, o paraibano João Pessoa, candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, foi assassinato num crime passional.

Avenida em 1978 já reurbanizada. Crédito: Arquivo Público de Itajaí

Os partidários de Getúlio atribuíram motivação política para o crime. Em novembro de 1930, Getúlio assumiu a presidência depois de um golpe de Estado e deu início a era Vargas. Naquele ano, João Pessoa foi homenageado em várias partes do Brasil. Em Itajaí, ele recebeu o nome da até então rua Sete de Setembro.

 Durante mais de 100 anos, a avenida recebeu três nomes diferentes. O primeiro foi rua das Flores. Crédito: Secom/Prefeitura de Itajaí
Durante mais de 100 anos, a avenida recebeu três nomes diferentes. O primeiro foi rua das Flores. Crédito: Secom/Prefeitura de Itajaí

Na gestão do prefeito Carlos de Paula Seára (1956/1961), a rua João Pessoa chegou na rodovia Oswaldo Reis. Na década de 1970, a via voltou a homenagear a Independência do Brasil.

Antiga rua João Pessoa na enchente de 1948. Crédito: Arquivo Público de Itajaí

Foi nessa época que o trecho entre a rua Hercílio Luz e a Praça Barão de Rio Branco passou a se chamar rua Cônego Tomás Fontes. Em 1975, a rua Sete de Setembro foi reurbanizada e ganhou o status de avenida.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros