fbpx

NOVIDADES

Lauro Scheel

Na última segunda feira foi feita licitação na Câmara Municipal de Navegantes para contratar uma empresa para que seja feita tradução simultânea em libras das sessões ordinárias, extraordinárias e eventos de interesse da Câmara. Ano passado já havia sido aprovado à obrigatoriedade para que as sessões tivessem a tradução simultânea. A empresa vencedora foi uma empresa de Joinville e segundo informações que captei do meio, é uma empresa otimamente conceituada no segmento. Comentaram que “a Câmara de Navegantes vai ter profissionais competentes para fazer e somar com a transmissão normal”. Serão feitos os ajustes necessários e esperamos que logo logo já teremos incluído libras nas sessões da Câmara e também eventos da Câmara Municipal de Navegantes.

INCLUSÃO
No dia da licitação, após termos uma empresa vencedora, a vereadora presidente Lu Bittencourt (PL) comentou estar contente com esta inclusão e comentou na ocasião que todos têm o direito de acompanhar as sessões mesmo que tenham segmentos com dificuldades. A Câmara municipal tem o objetivo de inclusão de todos e está se preparando para estas inclusões. Parabéns pela iniciativa. Todos merecem ter acesso a informação.

CÂMARA MIRIM
Outra iniciativa é a Câmara Mirim em que os jovens de escolas municipais terão a iniciação prática na política e com o acompanhamento dos vereadores. Terá possibilidade de ideias, sugestão e com certeza visão diferente do que ocorre em nossa cidade.

TÍTULO DE ELEITOR
Após campanha do TSE e TRE para que os jovens que completem até dezesseis anos na data da eleição deste ano tenham o direito de tirar seu Título de Eleitor, vemos em reportagens que jovens tomam a iniciativa de ajudar seus colegas a tirarem o titulo pela internet. O serviço é disponibilizado de forma simples no site do TSE. Lembramos que o Título de Eleitor é obrigatório para jovens acima de dezoito anos, mas é direito de quem completa dezesseis anos até o dia da eleição. O futuro do Brasil depende dos jovens que serão os políticos e administradores do futuro muito próximo.

IMPORTANTE
Professores hoje possuem ferramentas tecnológicas para agregar ao ensino de alunos. Vereadores e vereadoras disponibilizaram parte de suas emendas impositivas para este fim. As escolas estão dando oportunidade para os professores terem notebooks para trabalhar em sala de aula. A tecnologia veio para somar ao ensino.

MAS…
Elogiável aprovação do Projeto de Lei ordinária nº 05/2022 das vereadoras Adriana Macarini (PL) e Sol Dapper (União Brasil) sobre a regulamentação do uso de telefone celular e outros aparelhos eletrônicos nas escolas públicas municipais. “A proposta visa assegurar a ordem no ambiente escolar, onde a atenção dos alunos devem estar voltadas primordialmente aos estudos … Diversos estudos acerca do uso de aparelhos eletrônicos nas salas de aulas representam os mais variados aspectos negativos com diminuição da concentração e a dependência” argumentaram as autoras. Com certeza é uma tecnologia que soma nos estudos em momentos de estudo. E não pode ser usado o celular em sala de aula para a distração dos alunos. Por isto, parabenizo o projeto. Tem momento para estudar e tem momentos para laser.

FINALMENTE
Depois de vários anos e prefeitos que administraram Navegantes e Penha, finalmente foi assinada a ordem de serviços para a ponte em Navegantes e Penha. A parceria entre Penha e Navegantes modernizará esta travessia que estava a muito precária. Claro que teremos transtornos por um tempo, porém teremos uma ponte segura no futuro. Parabéns aos prefeitos de Penha e de Navegantes.

PONTE/TÚNEL NAVEGANTES ITAJAÍ?
Costumo acompanhar o noticiário local e com felicidade pude ver matérias a respeito desta travessia. O ponto importante foi o Banco Mundial estar presente e com sinal verde para esta gigantesca obra. Ainda estou com “um pé atrás” e só vou acreditar vendo. Há mais de trinta anos, desde que vim morar em Navegantes, ouço isto. Mas se o projeto começar a se concretizar serei um dos primeiros a elogiar esta iniciativa. A obra deverá ser o elo que poderá ligar via litoral de Bombinhas a Piçarras. Nosso aeroporto de Navegantes será um agregador de turismo para toda a região também ao sul de Bombinhas e também ao norte de Piçarras e com certeza a oeste de Navegantes como todo o vale. Vamos acreditar que desta vez vá.

PORTONAVE
Falando em crescimento da região, não podemos esquecer nosso Porto aqui em Navegantes e também em Itajaí. O Porto de Navegantes recebeu representantes federais da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Tribunal de Contas da União (TCU) e dos Ministérios da Infraestrutura e da Economia, na última segunda feira (11). A visita teve com objetivo conhecer a infraestrutura e os diferenciais competitivos do Terminal. Lembramos que a Portonave apresenta os números que a mantém como segundo maior Porto do país para a comitiva federal. Como sempre friso, a Portonave foi o marco para o desenvolvimento de nossa cidade e que dia a dia se juntam novas empresas e novos investimentos em nossa cidade.

VERTICALIZAÇÃO
Trafegando pela conhecida Avenida Beira-Mar (Avenida Prefeito Cirino Adolfo Cabral) dá para notar diversos terrenos com placas de construção de edifícios. Se há investimentos, porque há procura. Estamos entrando em nova onda de crescimento de Navegantes e agora verticalizando as construções. Citei avenida beira-mar mas podemos ver tanto em diversos outros pontos de grande circulação as construções. E Navegantes ainda tem muito espaço para crescer. Uma vez me lembro das palavras do então Deputado Federal, João Matos, numa reunião da Junta Comercial há muitos anos atrás: “Navegantes quem te viu e quem te vê”. O amigo sempre nosso deputado federal João Matos tinha esta visão e olhar de futuro de Navegantes e que está se concretizando.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros