fbpx

RUA FIÚZA LIMA

Rua Fiúza Lima é uma das mais importantes do bairro Vila Operária, em Itajaí. 

O nome da rua do bairro Vila Operária é uma homenagem ao gaúcho de Uruguaiana, Juvenal Fiúza Lima, nascido no ano de 1887. Ainda moço, segundo o Anuário de Itajaí de 1949, se mudou para Laguna, onde casou e se dedicou ao comércio. Posteriormente se transferiu para Florianópolis e começou a trabalhar com exportação de couro.

No bairro Estreito, em Florianópolis, os negócios não foram bem e ele decidiu fixar residência em Itajaí. Manteve os negócios de exportação de couro ainda por um tempo, mas as dificuldades de mercado não permitiram mais continuar.

Loteamento popular deu origem a rua na década de 1940.Crédito: Arquivo Público de Itajaí

Mudou de ramo e começou a criar gado leiteiro. Em 1930, passou a residir no bairro Vila Operária, onde comprou terras. Na década seguinte, dividiu suas terras em 600 lotes e vendeu tudo a preços populares para trabalhadores de Itajaí e cidades da região, que pagavam por mês prestações de até 13 cruzeiros. O loteamento que levaria seu nome ajudou a expandir o perímetro urbano de Itajaí para o oeste.

Loteamento ajudou a expandir o perímetro urbano de Itajaí para o oeste. Crédito: Rogério Pinheiro

Além de comerciante, Fiúza Lima foi filiado ao Partido Liberal Catarinense e fundou junto com Claudionor Uriarte, José Corbeta e João Cesário Pereira o Asilo Dom Bosco. O terreno onde funciona o asilo foi doado por Fiúza Lima na década de 1930.

Gaúcho de Uruguaiana, Juvenal Fiúza Lima se mudou para Itajaí em 1930 e ajudou a erguer o bairro Vila Operária, além de ser um dos fundadores do Asilo Dom Bosco. Crédito: Itajaipedia/Reprodução Murilo Dutra

Em 1944, ele se mudou para a cidade do Rio de Janeiro. Deixou seus negócios com o cunhado Teodoro Luiz Pereira. Além de rua, o nome dá nome à localidade da Vila Operária, bairro que ele ajudou a erguer quando comprou as terras na década de 1930.

Juvenal Fiúza Lima faleceu no dia 26 de junho de 1956, em Florianópolis.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros