fbpx

ELEIÇÃO: ACABOU UMA. E JÁ COMEÇOU A OUTRA?

Lauro Scheel

Acaba uma eleição e já tem políticos se preparando para a próxima. Deputados estaduais e federais ainda estão prestes assumir suas cadeiras e nas cidades já temos conversas, troca de idéias tentando convergir idéias e se fortalecer para a próxima eleição municipal. Menos de dois anos e teremos a escolha de vereadores e prefeito (a) e vice prefeito (a). Cedo? Não, na política sempre se conversa e geralmente quando acaba uma eleição já surgem especulações e possíveis candidatos, mas as definições somente no momento próprio das convenções.

ROBERTO VEM AÍ…
É sabido que o ex-prefeito Roberto (PSD) será candidato no próximo pleito. E lembramos que foi um prefeito que na minha ótica, dividiu a história política de Navegantes. Temos a política antes e depois de sua eleição em 2008. Vamos lembrar que foi um prefeito que ainda está sendo comentado na cidade.

SEMPRE O “SALVADOR DA PÁTRIA”
Em ultimas eleições sempre tivemos resultados contrários. Explico. O voto, o povo tem votado não no seu candidato escolhido, mas para que o adversário não seja vitorioso. Posso chamar um voto de rejeição a determinados candidatos. Sempre surge o candidato como salvador da Pátria tendo esperanças de resolver todos os problemas. Será que dá certo?

VICE CONCORRIDO?
Comentando sobre as próximas eleições municipais, sabemos que um dos candidatos deverá ser o ex-prefeito Roberto, o qual já comentou comigo. Mas quem deverá ser seu vice? “Posso garantir que é considerada uma ”pule de dez”. Deveremos ter mais candidatos a vice do que candidatos a prefeito (a). Andei conversando com pessoas próximas a ele e tem ventilado certos nomes. Alguns nomes excelentes, pessoa sérias que conheço. Mas política muitas vezes não se escolhe pessoas qualificadas e sim políticos.

ÚLTIMAS ELEIÇÕES
Na última eleição municipal tivemos chapas com o MDB sendo Lino como candidato e Roberto pelo PSD.
A soma de votos das duas candidaturas de terceiro (25,04%) e segundo colocado (26,37%) somaram mais de 51% enquanto que o candidato vencedor, Liba Fronza conseguiu 30,89% dos votos válidos. Mas claro que cada eleição é uma história diferente.

SERÁ?
Ouço por aí que cogitam Roberto pelo PSD e Lino pelo MDB podem se aproximar para formar uma chapa. Sem dúvida poderá ser uma chapa forte, mas a questão é que existem eleitores dos dois que são contrários a união das chapas. Os percentuais colocados acima podem não refletir a realidade na soma dos candidatos e sim agir de forma negativa para ambos.

PMDB ANTIGO E O MDB ATUAL
Lembramos que o MDB antigo tem uma posição e o MDB mais recente tem outra mentalidade. Creio que a chapa seria forte e poderia ser a favorita, caso se confirme. Eleição é uma caixa de surpresas. Tem pessoas ligadas ao MDB que não votam no Roberto e tem eleitores do PSD que não votam no Lino. Pode ser o momento de uma pesquisa neste respeito para ver se a chapa ganha ou não com esta união.

E O PREFEITO LIBA?
Lembrando que o atual prefeito Liba Fronza (União Brasil) ainda não sabemos se irá ou não ser candidato. Caso seja, somou um grande eleitorado em certos segmentos que atuou fortemente, posso citar, na concessão de alvará de funcionamento e ações ligadas aos empresários. Ele conseguiu desburocratizar o sistema, facilitando a vida de todos na abertura de empresas. Além disso entregou o excelente CMEI Profª Maria da Silva Santos, no bairro São Pedro e está para entregar outro no mesmo alto padrão no Bairro Machados. Abriu o CIS – O Centro Integrado de Saúde no Gravatá, construiu o novo CEFIR no centro, está com várias obras das praças públicas em andamento e vem aí com grandes obras de pavimentação, como na maior avenida do município a José Juvenal Mafra, asfaltou também parte da Conselheiro João Gaya, terminou a Beira Rio iniciada na gestão anterior, entregou recentemente o Teatro municipal. Como vencedor no último pleito, podemos classificar sua candidatura como forte e com grandes possibilidades de reeleição caso entre neste processo eleitoral.

E O PT ?
Normalmente o PT sempre lança uma candidatura a majoritária: ou prefeito ou vice, mas sempre dá alternativa e opção do eleitorado escolher uma opção como também mantém seu eleitorado fiel e ativo. Na ultima eleição para presidente e governador, o PT teve uma votação expressiva mesmo ainda com a onda das fake news do lado contrário. Temos que analisar que daqui a dois anos como estará o governo federal do PT com a frente ampla. Se estiver bem, ajudará. Senão somente os mais próximos as ideologias do PT se manterão firmes.

FORAM CANDIDATOS
Dentre os candidatos do ultimo pleito municipal, segundo palavras que passaram, Valentim Nardelli deverá estar presente no próximo pleito enquanto o ex-vereador Cirino Cabral (Cidadania) comentou que não estará como candidato. Conversando com o candidato Elvis, o mesmo comentou que possivelmente poderá participar, mas vai depender de conversas, convergência de ações positivas para Navegantes e tudo dependerá do momento. Já o ex-vereador Murilo Cordeiro, disse que não irá participar, mas de uma forma que não me convenceu e acredito que sua participação ou não vai também depender do momento, quem sabe?

DR. SAMUEL !
Tenho ouvido de diversas pessoas mais próximas ao Dr. Samuel (MDB) que tem intenções de retornar a política. Vamos lembrar que o Dr. Samuel teve duas eleições a vereador como vencedoras e na última que participou foi o mais votado da história de Navegantes ele foi presidente da Câmara e trabalhou como Secretário da Saúde. Particularmente só posso elogiar o Dr. Samuel pelo tempo que esteve na Câmara inclusive em 2017 época que tive mais contato com ele por estar na presidência do legislativo. Uma pessoa que tem uma visão de melhorias. A política de Navegantes ganhará muito caso venha a ser candidato principalmente pela sua seriedade.

E O LAURO?
Quanto a mim, que participei como candidato a prefeito em 2016, posso dizer não irei participar diretamente como candidato e nem apoiar partido político visto que meu trabalho como prestador de serviços de gravação e transmissão das Sessões e Eventos da Câmara exigem uma posição de neutralidade e atenção a todos os vereadores de forma igualitária, sem privilegiar nenhum. Inclusive estou deixando a executiva do Partido Verde aqui de Navegantes.

E OS VEREADORES CANDIDATOS?
Teremos em 2024 alguns dos vereadores atuais que sairão como candidato a prefeito ou prefeita? Existem especulações de vereadores ou vereadoras que poderão tentar o cargo máximo do executivo municipal. A maioria dos vereadores deverá tentar reeleição. Mas o tempo e o momento próximo a eleição é que definirão, afinal, como bons brasileiros, a decisão sempre é na no tempo extra ou aos 45 do segundo tempo. É o jeito do brasileiro de decidir.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros