fbpx

CÂMARA E AMA PROMOVEM PALESTRA “ABRIL AZUL” NA TERÇA-FEIRA (25)

A Câmara Municipal de Navegantes e a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas – AMA promovem, na próxima terça-feira (25), às 19h30, no auditório do Poder Legislativo, uma palestra alusiva à campanha Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. O evento contará com a presença da psicóloga especialista em desenvolvimento infantil, Mayara Magro.

Mayara é Mestre em Saúde pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Especialista em Reabilitação Neurológica e Cognitiva (Hospital das Clínicas – USP), Analista do Comportamento (Universidade Federal de São Carlos) e Especialista em Autismo e CAA (Universidade Fernando Pessoa – Portugal).

O objetivo da palestra é promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista e, por isso, ela será direcionada aos pais e familiares dos portadores do transtorno. Contudo, a palestra será aberta ao público em geral e terá transmissão ao vivo pelo site oficial e redes sociais do Legislativo navegantino.

A iniciativa é baseada na Lei Municipal nº 3.171/2017, que estabeleceu a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA e o Dia Municipal do Autista, celebrado anualmente em 2 de abril. Anualmente, instituições municipais podem promover eventos para conscientizar sobre a proteção das crianças com TEA.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – ou Autismo – é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas áreas do desenvolvimento: comunicação e comportamento. Existem vários subtipos de autismo, que se manifestam de maneira única em cada pessoa. A condição é tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento – há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, e algumas que nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros