fbpx

“QUANDO SE É MÃE, PERDEMOS UM PEDAÇO DE NÓS TAMBÉM”

creche blumenau

“Quando se é mãe, perdemos um pedaço de nós também”. É verdade, mesmo aqui mais distante e sem ter laços ligados as crianças,  também sentimos  e sofremos com o que aconteceu. Quatro vidas de “pequeninos” alegres e brincando, nem sabem o que aconteceu. É justo um monstro ter o poder de decretar pena de morte para pequeninos, crianças inocentes? A vida é o dom mais importante dado por Deus.  A vida é bela e precisa ser vivida e ninguém tem o direito de ceifar a vida de crianças inocentes. A alegria da criança em ir a creche nunca se imagina o que um monstro pode fazer. A alegria da Páscoa com chocolate. Uma nuvem triste cobriu Blumenau e SC. Quatro crianças inocentes e cheio de vida acabaram com seu futuro. Não podemos como sociedade permitir isto.

Nos últimos meses

Após 22 ocorrências violentas desde 2002, sendo nove apenas nos últimos oito meses, escolas e redes de ensino de todo o país, públicas e particulares, estão investindo cada vez mais em medidas de segurança para dar respostas rápidas a famílias, alunos e sociedade. Tudo o que for feito é de suma importância.

Equilíbrio

Neste momento de tristeza não podemos permitir que certas pessoas façam espetáculo, gritaria, tenham “chiliques”, e queiram aparecer neste momento triste. O desespero de pais em grupos de watts app é assustador mas precisamos manter o equilíbrio e sensatez para tentar resolver esta situação. Todos sentimos e a cada lembrança, soltamos lágrimas de uma dor sem igual.  Mas precisamos ser racionais e ter razão para podermos fazer ações que minimizem a perspectiva de novos fatos.  Vamos ser realistas que não poderemos evitar que um louco solitário cometa atos como este.  Mas temos a obrigação de fazer o possível para dificultar e tentar evitar fatos tão tristes e lamentáveis. Todas as sugestões racionais são válidas e a sociedade trabalhando juntos conseguiremos medidas para dificultar estes atos e também evitá-los.

O que fazer?

Diversas ações que este lamentável fato deverá trazer de conseqüências: levantar os muros, controlar o acesso de quem está entrando, câmeras de segurança (o mais importantes para controlar o fluxo de pessoas na região, de quem passa pelas unidades escolares), uma pessoa qualificada para ficar dentro da unidade escolar, entrada com reconhecimento facial, detector de metais e quaisquer sugestões para os gestores será muito bem vindo e de grande ajuda. Toda ação é valida, mas não é definitiva. O louco pode atacar em qualquer lugar e a qualquer momento e pode até vir de dentro da unidade escolar.

De dentro

Vamos lembrar do caso do menor que matou a professora em São Paulo.  Era aluno da escola e todas as medidas acima não teriam a mínima eficácia, teria entrado na escola como aluno.  Neste caso, caberia a escola levantar os alunos “com problemas de comportamento”  e até pais ou pessoas que tivessem algo contra a escola.  Aliás, a escola anterior já tinha passado os antecedentes do aluno. Mas nunca imaginavam o que poderia acontecer.  Nestes momentos precisamos de pessoas preparadas para atuar nestes casos. As unidades escolares precisam estar melhor preparadas e saber como lidar em diversas ações.

Sentimento destruir

Esses adolescentes sentem ódio, são radicalizados, sentem-se pertencentes a comunidades violentas. Vigilância nas escolas não muda isso, não mudará os sentimentos, os preconceitos, o uso da violência em vez de palavras. É por meio dos afetos, pertencimento, sentimento de comunidade e conhecimento/debate, que isso se transforma. E isso só pode acontecer na escola — afirma a coordenadora do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, Telma Vinha, que lidera também o grupo Ética, Democracia e Diversidade na Escola Pública na Faculdade de Educação.

Radicalismo

Nos últimos dias nos noticiários aqui em Santa Catarina, fizeram “batida” em sitio onde se reuniam grupos de neonazistas reunidos com símbolos que são proibidos pela nossa lei.  São grupos que no mundo todo e inclusive aqui disseminam o ódio. Temos também grupos radicais em grupos de aplicativos que é descumprir a lei e a ordem, matar pessoas como ocorreu em Foz do Iguaçu. Puro crime de ódio. Ódio gera ódio e violência gera violência entre estes grupos. Não vamos longe.  Torcedores de times rivais consideram não como adversários, mas como inimigos que precisam morrer.

Treinamento Interno

Segundo o diretor-geral do Colégio Ao Cubo, Rafael Pinna, os casos de violência são, historicamente, a manifestação extrema de questões não resolvidas. As respostas, diz, “podem estar num olhar atento para dentro da escola. Com uma equipe bem treinada, é possível identificar, no dia a dia, um estudante excluído ou com atitudes que indiquem a necessidade de uma atenção especial, e fazer contato com a família” conclui Pinna.

Por que tanta violência?

Nos últimos quatro anos com discursos de ódio, com “fake news”, “temos que eliminar nosso inimigo” e o pior temos ainda radicais que tentam criar grupos de pessoas neonazistas, vemos que as noticias e informações ruins e nocivas circulam com velocidade em redes sociais. Precisamos atentar também aos grupos que se criam para jogar RPG. Temos que responsabilizar também as redes sociais por deixar propagar estes discursos de ódio. As redes sociais precisa ter regras como por exemplo, exigir e confirmar abertura de conta que o mesmo tenha através de cadastro com CPF para que seja responsabilizado sobre seus atos e discursos e o que postar.

Reinaldo Azevedo

“Apologia da violência produz violência. Basta olhar a expansão de grupos neonazistas e como estes grupos neonazistas vão se formando e para onde os adolescentes são direcionados a partir de políticas do ódio. Ódio produz ódio. Não reconhece limites, não reconhece a Lei, faz o que quiser, faz o que lhe der na “telha”  A questão geral é o ódio. Como este ódio é direcionado na formação de grupos e lamentavelmente são grupos de extrema direita”.

Onde termina a liberdade de expressão?

A liberdade de expressão vai até onde começa o código civil, ou seja, até onde se comete crime contra o código civil e a sociedade. Nada de crimezinhos…. punição seria com restrição de direitos, como a possibilidade de apreensão da CNH e/ou proibição de cadastro em redes sociais e a Receita Federal tornar o CPF com restrições e o TSE cassar o titulo por um determinado prazo conforme o delito. Prisão não resolve e só cria emprego para advogados “porta de cadeia”.  Precisamos que a pessoa sinta como é não ter direitos por ter praticado atos criminosos.

Em Navegantes…

Temos em Navegantes quarenta e oito unidades escolares municipais, mais estaduais e unidades escolares particulares.  É impossível colocar uma viatura de Policia Militar em cada unidade de ensino e deixar ela lá o dia todo.  É fundamental que a Policia Militar faça suas rondas mais constantes, mostre presença em determinados momentos.  Mas a Policia Militar também precisa cuidar da vida de todos os cidadãos do município. Precisamos trabalhar a segurança de forma racional.

Internet pode tudo!

Ao governo seja estadual ou federal e municipal por estar mais próximo a todos, vão ter o trabalho de inteligência. Um dos pontos essenciais é o acompanhamento nas redes sociais que hoje tudo é feito mesmo coisas ilícitas. O direito de uso de redes sociais e direito de expressão se limita quando começa o Código Civil e Penal.  Hoje os mais radicais pensam que a internet é “terra de ninguém e podem fazer de tudo”. E infelizmente é a verdade, com raras exceções.

Ódio gera ódio

Enquanto tivermos pessoas com ódio do presidente Lula, ódio do PT, ódio do ex-presidente Bolsonaro, ódio de políticos que eles mesmos colocaram lá, não vamos melhorar a situação e criaremos jovens com ódios e pessoas que cometem crimes bárbaros porque sabem que serão de curta duração e terão fama e quem sabe até farão filme ou programa de TV com eles. Todos chamados cristãos deverão propagar as palavras de Jesus que devemos amar nossos inimigos e dos dez mandamentos que devemos amar ao próximo como a si mesmo e não mataras.  Vamos disseminar o respeito ao próximo.

Saudades da antiga Navegantes…

Brasil era o país mais feliz do mundo. Quando cheguei em Navegantes todos se cumprimentavam, todos conversavam.  Hoje está este clima de ódio por causa de alguns dos extremistas e como mencionado, pessoas aqui em SC estão se juntando a grupos neonazistas para matar as pessoas que pensam diferente.  Vamos lembrar que estes grupos neonazistas adoram a figura de Hitler, o maior genocida e ator de crimes de atrocidade da historia do mundo. Inaceitável que pessoas inclusive tementes a Deus, como alguns grupos evangélicos, aceitem estas ideologias e cometem atos insanos. Vamos colocar armas na mão de todos e assim teremos mais mortes. Deus é amor e Deus deu a vida.  Deveremos respeitar mais o próximo e a justiça eliminar estas “pessoas podres” que causam tanta dor a tantas pessoas.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros