fbpx

COLUNA: POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

Gabriel (PSC) será presidente da Casa do Povo em 2023

Gabriel dos Anjos (PSC) – presidente, Lorival Kempner (PP) – vice-presidente, Sol Dapper (União) – 1ª secretária e Adriana Macarini (PL) – 2ª secretária.

A Mesa Diretora será formada pelos seguintes membros: Gabriel dos Anjos (PSC) – presidente, Lorival Kempner (PP) – vice-presidente, Sol Dapper (União) – 1ª secretária e Adriana Macarini (PL) – 2ª secretária. Os membros das comissões temáticas permanentes da Câmara Municipal de Navegantes serão nomeados somente na primeira sessão ordinária do ano que vem, programada para acontecer na quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023.

Hospital Marieta

Aconteceu uma audiência publica em que a irmã Simone Santana prestou contas da instituição e colocou a realidade da situação do Hospital Marieta. Vale lembrar que o Hospital Marieta atende a todos sendo que sessenta por cento é de atendimentos de munícipes de Itajaí e quarenta por cento da região da AMFRI, incluindo atendimento de pacientes de Navegantes. É uma referencia em atendimento e eu particularmente devo minha vida aos profissionais do Hospital Marieta.

Vereador Jonas

O vereador Jonas (PL) em sua palavra na tribuna expôs alguns pontos importantes.  Infelizmente não tem ajuda dos municípios da AMFRI apesar de atender bem a todos. Por isto é importante, como salientou o vereador, de que todos os municípios dêem sua contribuição mensal ao Hospital Marieta para mantê-lo sempre em condições de atender a todos.  O vereador mencionou que irá ver junto à irmã Simone qual é o percentual ou quantos atendimentos tem de média de atendimento de pacientes de Navegantes para solicitar que a prefeitura de navegantes dê sua contribuição sobre os atendimento de navegantinos no Hospital Marieta.

Hospital de Navegantes

Tenho conversado com muitas pessoas que passaram no Hospital de Navegantes e a reciprocidade tem sido muito positiva, comentando que foram muito bem atendidos. É importante porque quem procura o hospital está com dores e precisa de ajuda. Mas o Hospital de Navegantes não possui todos os atendimentos e alguns acabam indo para o Hospital Marieta.  Mas hoje com o atendimento aqui em nossa cidade, o fluxo para o Hospital Marieta é bem menor.

Futuro

Quando candidato a prefeito em 2016 uma das principais ações que iria me dedicar seria a construção de um Hospital Regional Universitário aqui em Navegantes para atender a região norte do Rio Itajaí Açu. Nossa cidade comporta e a vida, o tratamento de nossa saúde é essencial e o alvo numero um de qualquer gestor público que deve ser a saúde da sua população.  Quiçá um dia tenhamos um prefeito que pense como eu.

Pesquisa Educação

Particularmente sou favorável que aquele que recebe algum serviço do Estado, entendendo Estado como governo federal, estadual ou municipal, seja feita uma pesquisa sobre os serviços prestados e a opinião de quem os recebeu.  Geralmente a Ouvidoria pouco resolve. Com satisfação na sessão da Câmara de Vereadores de Navegantes em 17/11/2022 a vereadora Adriana Macarini (PL) mencionou que está disponível até dia 25/11 a Avaliação Institucional na Rede Pública Municipal, que tem o objetivo de coletar informações sobre as práticas pedagógicas e a ambiência escolar no ano letivo de 2022. Segunda a vereadora, “este projeto faz parte da emenda parlamentar desta vereadora e aqui agradecer a comissão que acreditou no projeto e arduamente ajudaram e colocar em prática esta avaliação”.

O Resultado

Continuando a vereadora disse que “o resultado desta avaliação fornecerá indicadores que poderão subsidiar o parlamento de ações nas escolas e tomadas de decisões em busca de melhorias na educação no município de Navegantes”.

Avaliação Institucional

A consulta é uma avaliação institucional de escuta de toda comunidade escolar para que possam identificar avanços e as fragilidades em todos os setores da educação publica. A participação é aberta a comunidade escolar, famílias, responsáveis legais, servidores da educação e alunos da Rede Municipal de Ensino de Navegantes acima de doze anos. Alguma duvida pode procurar o diretor ou diretora da unidade de ensino. Ato plenamente positivo para ter um raio x do que está indo bem e do que precisa ter ajustes para melhorar.

Iluminação Pública

Na última edição tinha pedido para arrumar a lâmpada de um poste em frente de casa e a resposta da empresa Cincatarina conforme foto que postei, deram o prazo de quinze dias úteis. Porem o atendimento e a troca da lâmpada se deu em dois ou três dias.  Conversando com outros moradores que tiveram que acionar também, relataram que também vieram entre dois e três dias.  Apenas parabenizando o atendimento, sugiro que não coloquem quinze dias úteis como solução porque assustam quem faz o pedido. Agora vamos observar a qualidade e ver se a lâmpada vai durar.

Mulheres Empreendedoras

Nas rodas de conversas sempre aprendemos e vemos abertura de novos caminhos. Na ultima Roda de Conversa sobre Mulheres Empreendedoras (22/11/2022) na sede do legislativo municipal, o evento contou com a presença de diversas entidades de navegantes inclusive com a Prefeitura de Navegantes. O evento está disponível em arquivo no site da Câmara Vereadores de Navegantes e é proveitoso assistir.

“Do outro lado do balcão”

Um ponto que chamou minha atenção foi a fala do secretário de Desenvolvimento e Receita, Rodrigo Silveira, que comentou que o prefeito Liba sempre coloca para os secretários para estarem do “outro lado do balcão”, ou seja, se colocar como munícipe ou contribuinte a ser atendido. O serviço público é muito burocrático e costuma não olhar o contribuinte e sim só cobrar do contribuinte. “Do outro lado do balcão” mostra a real dificuldade do munícipe e permite ser mais próximo de solução de problemas que podem ser simples.

Mudanças

Anos atrás critiquei a Prefeitura a forma de burocrática para liberação da parte municipal para se abrir uma empresa aqui em Navegantes.  Hoje, segundo o secretário, Navegantes é o oitavo município mais ágil na abertura de empresas, levantamento em nível federal.  Particularmente como contador posso comprovar isto pelos entraves burocráticos derrubados.  Empresas constituídas geram recursos para a cidade, podem gerar empregos diretos e indiretos e todos ganham.

Opções

Já a ACIN que está em novo endereço, tem grupos de trabalho de diversas áreas, como Núcleo dos Contadores, Núcleo dos Corretores de Imóveis e tem um Núcleo de Mulheres Empreendedoras especifico para mulheres.  Como se comentou, hoje empreender tem as suas dificuldades e a mulher pode trocar experiências e não cometer erros que já foram cometidos por outras empreendedoras no passado. Hoje existem vários segmentos que podem auxiliar o empreendedorismo, como o Pro Mei Litoral, as cooperativas de crédito, a prefeitura que facilita e disponibiliza cursos gratuitos via EAD, ACIN. Hoje é participar e não se isolar em seu empreendedorismo.

Promotoras Legais Populares

Acontecerá na próxima quarta feira dia 30/11 as 19:15 horas  na Câmara de Vereadores de Navegantes a formatura do curso de promotoras legais populares que teve o objetivo de capacitar mulheres para que possam atender/ajudar outras mulheres e famílias vitimas de violência doméstica e como proceder. As aulas foram ministradas por representantes do Judiciário, OAB, Policia Militar, Sicredi (gestão financeira), por terapeuta, assistente social. Tiveram noções básicas do Direito como a Constituição Federal, Direito Civil, Direito do Consumidor e Penal, Lei Maria da Penha, Medidas Protetivas, Direito da Mulher no ambiente de Trabalho.  O evento será transmitido ao vivo nos canais da Câmara de Vereadores de Navegantes e ficará arquivado para consultas.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros