fbpx

O PODER

Lauro Scheel

Putin, ditador da Rússia, parece que quer aumentar as fronteiras do seu poder. Além de usar força desproporcional na Ucrânia, agora está ameaçando a Finlândia e a Suécia, obrigando estes países não se filiem a OTAN ou senão sofrerão consequências. Estes dois países fizeram parte do Império Russo nos anos de 1800. Putin, que está sendo chamado de Hitler do século XXI, quer tomar a força países independentes e ameaça OTAN, Europa, Estados Unidos e quem intervir e estes “enfiaram o rabinho no meio das pernas” e estão fazendo sanções, mas o importante, deixando atualmente a Ucrânia lutar sozinha contra o segundo maior país de armamento. Sangue sobre terras da Ucrânia, mortes e sofrimentos. E o que os outros países estão fazendo? Somos neutros nesta guerra e digo por que: estão morrendo de medo da Rússia.

MAIS UM LOUCO NO PODER
Vimos na segunda guerra mundial o que é a barbárie de uma guerra, em que um louco no poder pode fazer matando milhões de pessoas. E vemos agora novamente “o espírito maligno” daquele que quer o poder e genocidar nações. É uma situação inaceitável. Quanto mais se omitem, mais ele tem o poder de avançar suas fronteiras.

MORDOMIAS
Enquanto o ditador Putin vive cercado de mordomias e tem tudo do melhor, seus comandados se arrastam no meio da sujeira, de estradas, no frio que faz aquela região e sofrem tensão além de muitos serem mortos e serem feitos prisioneiros. Na vida sempre tem quem comanda e os que são comandados. Quem comanda tem tudo.

DESTAQUE DA GUERRA
Posso mencionar que o que me chamou atenção foram as pessoas de países que estão recebendo refugiados. Estes estão atendendo os refugiados, incluisive cedendo parte de sua casa, mostrando que ainda existem pessoas, ser humano que se importa com os outros. Dividem sua casa e tudo dentro com pessoas completamente estranhas. Isto é mostrar “amar ao próximo” conforme pregou Jesus. E nós, amamos nosso proximo?

É GOLPE
Hoje com a tecnologia e facilidade que tudo é feito via celular, como contas de bancos, empréstimos, dados pessoais, documentos pessoais, enfim, tudo cabe num celular.
O que mais recebemos são noticias falsas chamadas “fake news” e inúmeras tentativas de golpes. E a situação econômica de endividamento, é um “prato cheio” para golpistas. Até o próprio CFC – Conselho Federal de Contabilidade enviou para os contadores este “modus operandi” do golpe, que resumidamente exponho a seguir.

“MODUS OPERANDI”
Uma “possível” instituição financeira envia mensagem no celular dizendo que tem um expressivo valor disponível para a pessoa para empréstimo. Geralmente pegam estas informações no cartão CNPJ do MEI, que possuem o numero do celular e email. É o necessário para eles. A pessoa retornando no watts app ou email, eles solicitam que sejam enviados cópia dos documentos como RG e/ou CNH para cadastro. Dizem que já está tudo aprovado.
Após, retornam dizendo que por motivos diversos precisam de um DECORE, documento que o contador fornece comprovando a renda de seu cliente. Desesperada a pessoa corre atrás de um contador que sendo profissional sério e honesto, somente fornecerá seguindo as instruções do CFC.
Nestas condições, o contador não vai fornecer porque estará sujeito as sanções do Conselho caso dê algum documento de renda sem sua comprovação.

ELES TÊM A SOLUÇÃO
Quando um cliente destes veio aqui, sabia do golpe, pedi que retornasse dizendo que não está conseguindo o DECORE e se eles não conseguiam um escritório de contabilidade. Disseram que iam ver. Depois de alguns minutos informam que tem um contador que fornece este Decore e passa o telefone do escritório via watts app (geralmente São Paulo, Rio de Janeiro ou uma grande cidade).

GOLPE CONCRETIZADO
O suposto escritório diz que fornece sim e que ainda consegue aumentar o valor do empréstimo. Atiça mais e a pessoa perde a noção do que está ocorrendo, e só pensa no dinheiro que poderá resolver seus problemas.
Mas para emitir este Decore (comprovante de rendimentos), precisa pagar algumas taxas (que é mentira) e pedem para enviar um pix geralmente algo em torno de um mil reais, mas os valores variam conforme o desespero que percebem do otário. Mas vamos supor que a pessoa manda o pix e eles dizem que estão enviando o Decore para a Instituição Financeira e é para entrar em contato com a instituição financeira.
É GOLPE. Ninguém atende mais e o cidadão que estava desesperado por empréstimo ainda perde mais. Cuidado: tudo aquilo que recebe pelas redes sociais ou mensagens desconhecidas é golpe. O que mais você recebe é “fake news” e golpes. Cuidado!

HOMENAGEM AS MULHERES
Tivemos na semana passada sessão solene na Câmara de Vereadores de Navegantes para marcar a passagem do Dia da Mulher em que cada vereador homenageou uma mulher como símbolo para representar todas as mulheres. Particularmente, o dia da mulher é todo dia, a mulher guerreira, que luta, não tem “tempo feio” e que é a melhor criação de Deus. Na ocasião também a Procuradoria da Mulher da Câmara de Navegantes teve sua representante, a vereador Sol Dapper (União Brasil) no curso sobre políticas para as mulheres realizada em Curitiba. Vemos que a mulher hoje está envolvida em todas as atividades, que é ótimo.

PLANO DIRETOR
Tivemos semana passada Audiência Pública da Prefeitura de Navegantes realizada na Câmara de Vereadores e com transmissão via internet tanto no site da prefeitura quanto no site da Câmara, a explanação para atualização do Plano Diretor, que teve uma enorme audiência nos dois sites e/ou via youtube/facebook mostrando que a população navegantina está interessada no assunto.
Atualização do Plano Diretor é a forma que o município tem para projetar seu crescimento futuro e também como será conduzido o município interligando a vários setores, como mobilidade, construção civil, vias públicas e dá diretrizes para as empresas e empreendimentos em Navegantes e sem ele, muitos empreendimentos e investimentos estão sendo pausados. Está sendo elaborado pela FURB sinônimo de eficiência e confiabilidade. A prefeitura através de seu site está aceitando sugestões de todos aqui em Navegantes e que serão discutidos em próximas reuniões e audiências.

PLANO DIRETOR DEFASADO
Em vigor desde julho de 2008, quando Navegantes ainda crescia timidamente, o Plano Diretor está totalmente defasado e já não condiz mais com a realidade do município. Conforme o artigo 40 da lei federal 10.257/2001, que estabelece o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana e, por isso, a lei deve ser revista, pelo menos, a cada dez anos.
Após 14 anos defasados, em 10 de dezembro de 2021, o governo municipal assinou o contrato com a FURB para a atualização do plano. A previsão é que ele seja finalizado em dezembro desse ano. Conforme o secretário municipal de Planejamento Urbano, Dagmar de Oliveira, a projeção é que o novo plano se adéque às transformações do cenário a curto, médio e longo prazo, e suprima as atuais barreiras ao desenvolvimento econômico municipal de forma harmônica e sustentável, nos aspectos ambientais e sociais.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros