fbpx

EMPREENDEDORISMO

Lauro Scheel

Na última terça feira (29) tivemos na Câmara de Vereadores com transmissão no site e youtube o 1º Fórum Municipal da Mulher Empreendedora com palestras e casos de sucesso de empreendedoras.

PALESTRAS
Posso citar que foram palestras didáticas ao Micro Empreendedor Individual como também motivacionais. Posso citar por parte da Prefeitura, o Sr. Silva Júnior (Diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e do Sr. Rodrigo Silveira (Secretário de Desenvolvimento Econômico) que discorreram sobre as políticas publicas que o município está fazendo tanto na facilitação de abrir um MEI e sua regularização quanto o fomento ao empreendedorismo. Atualmente a Prefeitura, onde era o antigo fórum, em frente ao Ginásio de Esportes, o cidadão poderá ir e lá será feito abertura do MEI bem com sua regularização. Caso seja um prestador de serviços, também já será liberado o acesso e senha para que ele emita nota fiscal eletrônica de serviços. Hoje as empresas costumam pedir notas fiscais dos serviços prestados e o MEI tem a condição de emitir estas notas. Ou seja, sai com o CNPJ e já pode trabalhar. Sugeri que o MEI em sua abertura tenha um curso em vídeo para saber de suas obrigações mensais e que anualmente o MEI precisa fazer a declaração anual. Caso não faça, seu CNPJ é bloqueado.

PALESTRAS 2
Tivemos também palestras de como empreender, criar e registrar sua marca, noções e orientações para saber como lidar quando tiver o registro de funcionário. Lembramos que o MEI pode ter o registro de um funcionário. Nestes casos, oriento que procure um contador para maiores detalhes. Foi explanado também sobre benefícios e obrigações do MEI, como cuidar da publicidade, propaganda e marketing da empresa lembrando que o MEI é o inicio de um empreendedor para crescer a sua empresa e tornar-se ME (Micro Empresa) e depois EPP (Empresa de Pequeno Porte) e além.

CASOS DE SUCESSOS
Diversas empreendedoras contaram seus casos que hoje são de sucesso, com suas dificuldade e lutas diárias. As mulheres além de empreendedoras também precisam cuidar da família. Notei que tivemos várias empreendedoras que vieram há poucos anos para Navegantes e com orgulho demonstram que é aqui que querem crescer com seus negócios e cuidar de sua família. Vivemos numa cidade que dá oportunidades. Particularmente, estou a mais de trinta anos aqui e não tenho a mínima intenção de sair. Escolhi assim como muitas empreendedoras, Navegantes para viver.

PERDEU?
Caso você não tenha visto o evento em sua transmissão, o material está gravado no youtube e também no site Câmara. Sugiro que assistam porque tem muitas experiências interessantes. Posso acrescentar também sobre o cooperativismo que é forte aqui em Navegantes e em Santa Catarina. E existem parcerias entre a Credifoz e a Prefeitura para ajudar os MEIs (Micros Empreendedores Individuais) inclusive financiamentos com juro zero.

PLANEJAR O FUTURO
A Prefeitura de Navegantes implantou a fase preliminar do Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) cujo objetivo é mensurar o potencial econômico do município. Tive a grata surpresa de ser convidado a uma entrevista e foi à oportunidade de expor o que está acontecendo e sugerir ações que acho relevantes para o futuro. Na entrevista bem descontraída, foram perguntados o que Navegantes tem em diversos setores e o que pode ser melhorado e sugestões para o futuro. Uma das sugestões foi implantar locais verdes, como praças de laser e também programas sustentáveis como a troca das lâmpadas da beira mar por placas solares, como temos visto em BRs nas câmeras de monitoramento. Como uma cidade litorânea, Navegantes é limita o turismo a festa N. Sra. dos Navegantes e o Navegay. Temos muito a crescer com o turismo religioso, o turismo no interior até o alto do Morro da Cruz em Escalvados, toda a praia para eventos, o CIC (centro integrado de cultura) que pode ter eventos todos os finais de semana, as praças de laser junto ao verde, áreas onde os jovens podem brincar. Lembro que os meus melhores momentos de infância foram em Curitiba onde tínhamos um campinho para jogar bola e todos os dias estávamos lá. Aqui estão acabando os terrenos sem construção, mas precisamos estes espaços com arvores, bancos e que atraiam famílias nos finais de semana.

TERCEIRIZAR
Entraram dois projetos na Câmara de Vereadores e que deverão ser votados durante o mês de abril. Resumidamente extinguem os cargos de agente de serviços gerais, motorista, borracheiro, telefonista, vigia e recepcionista a partir da publicação (sanção da lei). E deixa bem claro que “os cargos ocupados serão extintos à medida que ocorrer a sua vacância, assegurados aos seus ocupantes todos os direitos e vantagens estabelecidos em lei”. Ou seja, quem está tem todos os direitos mas daqui para frente os serviços serão terceirizados.

HOJE EM…
Hoje em órgãos federais como a Receita Federal, Estaduais como a JUCESC e a Secretaria Fazenda Estadual e posso citar a Câmara Municipal de Navegantes, estes serviços são terceirizados, sem prejuízo dos que os exercem. Sabemos que funcionários públicos tem estabilidade e sempre existem aqueles que “se encostam” nesta estabilidade. Administradores competentes vivem de planejamentos e hoje sabemos que a prefeitura de Navegantes existe um percentual alto de licenciados, que não podem ter seus cargos ocupados. Funcionários públicos tem o direito a férias e licenças pelos cargos que exercem com todo direito. Já empresas contratadas, que prestam serviços a órgãos públicos quando faltar ou tiverem direito a férias os funcionários, as empresas substituem e colocam funcionários, ou seja, as faltas, férias, licenças sempre serão “cobertas” não havendo a interrupção dos serviços.

PARABENIZO
Em 2016 quando foi candidato a prefeito, uma dos pontos seria tornar a prefeitura moderna e terceirizar alguns cargos, tais como o prefeito Liba está enviando o projeto a Câmara. Você cidadão navegantino, se for mal atendido por um servidor, cargo comissionado por indicação, pode reclamar, mas a força política fala mais alto. Se o serviço for terceirizado e tiver muitas reclamações, o funcionário terceirizado poderá ser trocado facilmente. Haverá nas ausências de funcionários, a empresa substituirá e sempre estará com o quadro completo. Se não fizer, poderá romper o contrato e vir outra empresa. Particularmente, muitos cargos e em especial estes, parabenizo o Prefeito Liba pela atitude de administrador com visão!

ABSURDO
Noticiado amplamente que o Ministro da Educação por mais um evento de propina e corrupção do governo Bolsonaro. Caiu. Áudios vazados de que o Ministro, a pedido do presidente, direcionava recursos da educação para municípios que pagasse propina a dois pastores em forma de ouro, construção de igrejas e até, pasmem, programada com textos e fotos deles e do ministro na distribuição de Bíblias. Isto mesmo, o livro sagrado entrando nestas negociatas. Claro que do meu ponto de vista, são bandidos e não pastores. São como Jesus disse lobos em pele de cordeiros. Inaceitável que tenham alguns, felizmente poucos, que não sabe o qual sagrado é a Bíblia e o que ela representa, nosso livro sagrado. O Ministro caiu, a Polícia Federal estará investigando. O triste da história é que o presidente Bolsonaro disse que “colocaria a cara no fogo” pelo Ministro. Mais uma vez se deu mal e acho que saiu “com o rosto queimado”. “Não usar o nome de Deus em vão” e muito menos usar ele para propina e corrupção. Isto porque o atual governo não tem corrupção. Já imaginou se tivesse…

DITADURA NUNCA MAIS!
Inaceitável a decisão de um ministro do TSE a mando de um processo do PL, partido do presidente, censurando os artistas a não comentarem contra a situação do Brasil e contra o presidente. Não é o presidente que prega liberdade de expressão? E querem censurar quando é contra o presidente? Mas é liberdade de expressão quando querem dar golpe Tabajara, invadir e agredir Ministros da Suprema Corte, e por ai vai. Censura nunca mais. Presidente comece a trabalhar e com certeza não terá criticas. Quem exerce cargo público faz parte saber ouvir críticas e saindo da sua “bolha de fanáticos”, o Brasil tem opinião diferente. Ainda restam alguns meses deste mandato. Vamos trabalhar pelo povo?


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros