fbpx

BAIRRO PLANEJADO E CRESCIMENTO VERTICAL SÃO AS APOSTAS DO SETOR IMOBILIÁRIO EM NAVEGANTES

biank inácio entrevista jornal nos bairros

POR LOUISE BENASSI– SC 002880/JP

Navegantes possui a economia que mais cresce em todo o Estado, segundo dados da última pesquisa do IBGE/2019, divulgada no final de 2021. O Produto Interno Bruto (PIB) municipal cresceu 22,5% e alcançou R$ 4.68 bilhões – com previsão ainda melhor para os próximos anos. Os números mostram que a construção civil e os investimentos em imóveis são um dos grandes motivadores desse cenário otimista.  

Para o Gerente Comercial da Navel Imóveis, corretor Biank Inácio, o cenário traz mais credibilidade para quem quer investir na cidade, além disso, o esperado é que, nos próximos cinco anos, o mercado imobiliário tenha uma expansão maior que os últimos 10 ou 15 anos. “Temos muitos investimentos vindos de fora para cá, muitos investidores vendo Navegantes como a “menina dos olhos” da região”, analisa.

Exemplo de um grande investidor na cidade é a Incorporadora Vokkan, empresa responsável pelo primeiro bairro parque do Brasil, o Vivapark Porto Belo. A proposta é construir o mesmo modelo de bairro planejado em uma área no bairro Meia Praia, em Navegantes, porém ainda maior. Enquanto em Porto Belo são 200 hectares, o de Navegantes terá 350 hectares, com projeção para 70 mil moradores.

Segundo o corretor, a expectativa é grande para esse negócio que irá movimentar todo um segmento. O projeto prevê área comercial; área residencial, tanto para compra de lotes com opção de 100 projetos para serem seguidos, quanto para compra de apartamentos em edifícios; salas comerciais; área de parque e uma área turística, com intenção de atrair o turista que está na região, no Parque Beto Carrero por exemplo, e poderá ficar em Navegantes, tendo acesso a bares e restaurantes dentro do bairro – uma defasagem que há na cidade. Além disso, o projeto incluiu escola, universidade e área destinada à saúde.

Nos próximos meses, a empresa deve realizar a colocação dos tapumes na área já adquirida. O prazo de lançamento ainda está em estudo, mas a Vokkan já tem pretensão de novos investimentos em Navegantes. “Com todos esses investimentos, só o mercado local não conseguirá absorver toda a demanda, atraindo gente de fora, com grande poder de aquisição, para investir em Navegantes”, avalia o corretor.

Biank-Navel-Navegantes
Biank Inácio é Corretor Gerente Comercial na Navel Imóveis. Formado em Publicidade e Propangada. Pós Graduado em Gestão de Negócios e Vendas. MBA em Gestão Imobiliária e Pós Graduado em MKT Digital.

Confiança

E a confiança do mercado não é apenas em investimentos externos. As construtoras locais cresceram mesmo durante a pandemia, lançando mais edificações, tanto de quadra mar, quanto de frente mar. “Isso mostra a segurança que a gente tem, a confiança em investir. Temos empreendimentos totalmente vendidos, um ou dois anos antes de serem entregues, parcelados direto com a construtora, sem depender de bancos. Não se vê prédios abandonados, construtoras que faliram. Todo um mercado pujante, com garantia e qualidade do que está sendo feito”.  

Para o corretor, essa confiança vem atraindo também as construtoras de fora, que estão escolhendo Navegantes para investir. Empresas novas na cidade, que estão vendendo todas as unidades antes mesmo dos empreendimentos serem concluídos.

Movimentação de cargas deve fortalecer ainda mais o mercado

Com a possibilidade da construção de uma segunda pista de pouso e decolagem no aeroporto de Navegantes, há uma projeção para o transporte de cargas, movimentando toda uma cadeia logística. Inácio acredita que será a maior arrecadação de Navegantes, passando, inclusive, do porto, que atualmente é o maior gerador de ISS do município. “Isso significa maior geração de empregos e renda, mão de obra qualificada vindo de fora, o que refletirá no mercado imobiliário, que dará um salto”, projeta o corretor.  

Além disso, um estudo realizado pelo mercado projeta uma zona com uma redução tributária na área de carga, dentro do aeroporto de Navegantes, como uma Zona Franca de Manaus. Isso traria ainda mais indústrias e empresas para fomentar o negócio local, considerando ainda a parte logística, distribuição e afins. Navegantes teria um aeroporto de turismo e de carga, que é o mais próximo de um porto de toda a região.

Investimentos em Infraestrutura contribuem

As obras de duplicação da Rodovia BR 470 também favorecem Navegantes. Moradores da região metropolitana, como Gaspar e Blumenau, são os principais veranistas de Navegantes, mas só vinham para cá entre o natal e o ano novo. Agora, com a facilidade no acesso a Navegantes devido à duplicação, este público procura um imóvel melhor do que eles tinham para poder vir com mais frequência para a cidade. “Esse público está vendendo suas residências e investindo em imóveis de maior valor, utilizando os R$ 300, 400, ou 500 mil como entrada em imóveis de alto padrão, de frente para o mar, acima de 1 milhão, por exemplo. A valorização desses imóveis tende a ser maior ainda com a conclusão das obras, tanto de imóveis na planta, como de terceiros. Quem está antenado no mercado sabe que a hora de investir em Navegantes é agora, devido a essa grande projeção para a cidade”, concluiu o corretor.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros