fbpx

‘‘SONHO COM UMA NAVEGANTES MAIS HUMANA, ONDE SEJA COLOCADO O HOMEM EM 1º LUGAR’’

Nardelli entrevista Jornal nos Bairros de Navegantes

O entrevistado desta semana é o pré candidato a prefeito, Valentim Nardelli, 65 anos, nasceu em Rio do Oeste, filho de agricultor trabalhou com os pais na atividade campesina desde criança. É formado em administração de empresas e direito, além de pós-graduado em Administração Pública. Foi funcionário de carreira do banco do Brasil, durante 17 anos, Prefeito de Laurentino – administração 89/92, Presidente da Associação dos municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), no ano de 1989.
Nardelli, foi candidato a prefeito pelo município de Navegantes, nos anos de 2000 e 2004, com votação insuficiente, ficou em ambas as eleições em segundo lugar. Foi 1º suplente de vereador do poder legislativo de Navegantes, assumido o cargo por 30 dias, também exerceu o cargo de oficial de gabinete na antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí – SDR. Mesmo aposentado, exerce a profissão de advogado e assessoria empresarial.

JORNAL NOS BAIRROS – Por que colocar o seu nome como pré-candidato a prefeito de Navegantes?

NARDELLI – Porque sonho com uma Navegantes mais humana onde seja colocado o homem em 1º lugar e acabar com a corrupção, aplicando corretamente o dinheiro de nossos impostos para dar uma melhor qualidade de vida aos navegantinos, provando que para administrar Navegantes já é necessário ser uma pessoa Pós-Graduada em Administração Pública.

JORNAL NOS BAIRROS – O AVANTI de Navegantes tem uma nominata pronta para concorrer às eleições? Há nomes para vice?

NARDELLI – Tem nominata para vereadores e diversos nomes para uma vice-candidatura, dentre eles – uma mulher candidata a vice-prefeita.

JORNAL NOS BAIRROS – As redes sociais mostram rejeição aos principais nomes na disputa para prefeito de Navegantes. Você acha que haverá surpresas nas urnas?

NARDELLI – A vitória do AVANTE com o nome NARDELLI representa novidade na administração de Navegantes, principalmente porque sou Pós-Graduado em Administração Pública e não será surpresa a vitória, pois NARDELLI mesmo havendo disputado duas eleições para prefeito, representa uma novidade justamente por nunca ter participado da administração.

JORNAL NOS BAIRROS – Quais áreas da administração pública seriam suas prioridades? Como fazer Navegantes crescer ainda mais?

NARDELLI – Estamos elegendo 70 projetos importantes para plano de governo, porém apresentamos no momento que julgamos mais importante e extremamente necessários, dentre eles estão:

  • Reduzir o número de secretárias para no máximo 8, integradas em um único Centro Administrativo.
  • Transparência Total com a instalação de Rádio Municipal, (Exclusivamente no âmbito do território do Município de Navegantes) cujos pontos principais para audiência são os PONTOS de ônibus e os HALL de entradas nas repartições públicas em geral, onde será instalada internet gratuita, nos mesmos pontos, para quem se interessar assistir via facebook diariamente demonstrativo sobre receitas e gastos que serão atualizados a cada 7 dias.
  • Resolver o problema do lixo: Solução lucrativa de coleta de lixo, entulhos, pneus, resto de alimentação, vidros, lixo eletrônico, latas, etc. Benefício fundamental é garantir uma coleta aproveitável, onde toda a residência, casa comercial e profissionais liberais selecionarem o lixo, ficarão isentos do pagamento.
    Obviamente que o AVANTE 70, tem consciência que nenhum prefeito, fará isto num passe de mágica, porém tenho a certeza da possibilidade de implantá-lo até a metade do 2º semestre do ano 2021.
    Consiste em criar uma empresa de economia mista, que primará pelo desenvolvimento do município e de sua gente, fundamentada nos aspectos, morais, rigorosamente corretos, eficientes e eficazes.
    Será criada a CODENAV – Companhia de Desenvolvimento de Navegantes com 51% de capital público e 49% de capital privado, este último percentual, oriundo da venda de ações para pessoas jurídicas e pessoas físicas, o chamado capital publico e privado. A Codenav, terá como objetivo recolher todo o lixo, que continuará sendo embalado pelos que o produzem, transformá-lo em produto vendável para auferir lucro e distribuir dividendos ao Município de Navegantes e a seus acionistas, da seguinte forma:
    Madeiras e todo o material possível de se transformar em adubo orgânico e bio-combustivel.
    Garrafas Pet e plásticos em geral serão triturados através de máquinas especiais, a vendidos pela Codenav para empresas fabricantes de Produtos de Limpeza e Higiene.
    Vidros em geral – serão triturados e moídos, e destinados na fabricação de diversos produtos, dentre eles, a fabricação de mármore a base de resíduos de vidro, podendo ser usados para padronizar os passeios das ruas de Navegantes.
    Restos de alimentos: Serão processados e transformados pela Codenav em Etanol que será utilizado nos equipamentos da Codenav que não forem movidos a Óleo Diesel, bem como para uso da Prefeitura, bem como aproveitamento de óleo de cozinha já utilizado transformando-o em óleo combustível e outros.
  • Construção de uma nova prefeitura em local mais apropriado.
  • Transformar o local da atual prefeitura em Mercado Público no térreo e no 1º pavimento Praça de Alimentação e lojas para souvenir e lembranças de Navegantes, incentivando o turismo.
  • Reformulação completa do sistema viário do município para fazer jus ao contido no Hino do Município onde se canta: “suas ruas e avenidas de traçado sem igual”.
  • Construção de uma Rodoviária.
  • Construção de um Centro de Eventos para poder proporcionar constantes eventos culturais, religiosos, exposições feiras comerciais e industriais, desfiles de 7 de setembro, dia do município, eventos esportivos em geral e principalmente a realização da Festa para o Município a ser criar já no 1º ano de administração.
  • A construção de um novo Hospital em local mais apropriado, transformando o existente numa UPA 24 horas.
  • Incentivar a indústria para ampliar a arrecadação.
  • Incentivar o comércio para que os navegantinos possam comprar em Navegantes com melhor atendimento e preços.

JORNAL NOS BAIRROS – Como superar os políticos que brigam pelo principal posto do executivo navegantino?

NARDELLI – Com propostas claras, sobretudo aquelas que visam combater a corrupção, deixando claro o compromisso de: A pessoa em 1º lugar.

JORNAL NOS BAIRROS – Você acredita que pode acontecer em Navegantes o que ocorreu no cenário federal e estadual – uma mudança radical na política?

NARDELLI – Oxalá, que acabe em Navegantes a Politicagem! Mesmo não podendo falar em política em Navegantes pois sempre todo o tempo nada fizeram de política, fazendo sempre e somente politicagem. A nossa maior esperança é que o AVANTE 70 vença com o nome NARDELLI para pela primeira vez acontecer política em Navegantes.

JORNAL NOS BAIRROS – Devido a pandemia de coronavírus, há incertezas sobre a data das eleições municipais. Qual a sua opinião sobre manter ou não as eleições para Outubro?

NARDELLI – A Democracia exige alternância no poder e a Constituição, nossa carta maior – assim determina. Portanto estou absolutamente convencido que a eleição vai ocorrer, podendo ser lá pelo dia 15 de novembro talvez. Nós acreditamos nisso e torcemos para isto.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros