fbpx

O FIM DO ANO CHEGOU!

Lauro Scheel

Estamos terminando um ano de muito sofrimento, muitas privações e temos que dar graças a Deus e as vacinas por estamos vivos. Perdemos muitos amigos e conhecidos perdemos pela Covid19 e/ou consequências dela. O dom mais precioso que Deus nos deu foi a vida e precisamos agradecer a vida nos protegendo. Ideologias políticas negacionistas, charlatães precisamos ignorar. Vacina é vida!

INTERIOR
Ano passado a região chamada de interior, elegeu um vereador depois de muito tempo. É gratificante ver que apesar do vereador ser de toda Navegantes, mas onde reside é o local onde pode mais ajudar. Para o próximo ano, o vereador Lorival Kempner (PP) destinou o valor integral da parte que lhe cabe da emenda impositiva para contribuir com o projeto de ampliação do Posto Avançado do Interior, localizado no Porto Escalvado. Para o ano de 2021 o vereador tinha destinado o valor de suas emendas impositivas para ampliação das salas de aula e melhorias na escola do Hugo de Almeida, destinou também para reforma do Posto de saúde de Escalvados e Hugo e Almeida, para pavimentação de ruas, enfim, cuidando de uma região, que caso não tivesse um vereador eleito, não teriam tantas melhorias. O vereador também conseguiu emendas com deputados que tem contato para investimento no interior.

GRANDES MUDANÇAS POSITIVAS
Exercer o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes sempre é um grande desafio, muita responsabilidade e muitas vez mal compreendido. Presto serviços de gravação em vídeo e transmissão da Câmara desde o inicio e acompanho o trabalho dos vereadores, da mesa diretora e dos presidentes e presidentas. Normalmente o legislativo economizava recursos da Câmara para no final do ano repassar ao executivo municipal as sobras muitas vezes em torno de quase de um milhão de reais e o executivo usava para pagar folha de pagamento. Mas vi nesta administração de uma presidente, muitas diferenças e melhorias na Câmara.

EMENDAS IMPOSITIVAS
Com o projeto aprovado na legislatura passada, foram criadas as emenda impositivas, onde o vereador pode destinar o valor que lhe cabe e que é dividida de forma igualitária. Para o próximo ano, cada vereador teve a disposição e a sua ótica de necessidade, destinar o montante de mais de quatrocentos mil reais. Sabemos que os vereadores são mais próximos às comunidades e sentem as necessidades de forma bem presencial, de perto. Foi o total de mais de quatro milhões destinados para o próximo ano através de emendas impositivas. Cabe parabenizar a legislatura passada pela aprovação deste projeto e pelo menos o legislativo tem “uma caneta com pouca tinta”, mas já pode ajudar muito, principalmente em pequenos projetos ou estimular projetos maiores. E os investimentos muitas vezes são valores pequenos e de extrema necessidade.

LEGISLATURA DE 2021
Sob a presidência da vereadora Adriana Macarini, a câmara fez investimentos na troca e atualização de equipamentos. Posso citar que foram trocados os equipamentos de informática e mobiliário para o plenário e gabinetes, para que os vereadores e assessores possam ter melhor estrutura de trabalho. E com certeza a presidente do próximo exercício de 2022 também está afinada com esta ideia e dará continuidade.

PROCURADORIA DA MULHER
Foi instituída em 2021 a Procuradoria Especial da Mulher, comandada pela vereadora Sol Dapper (DEM), que durante este ano de 2021 providenciou roda de conversas trazendo a Câmara diversas autoridades e segmentos para discutir importantes assuntos sobre a Mulher. Fez tanto sucesso que diversas Câmaras Municipais também aprovaram esta iniciativa. Tive a grata satisfação de transmitir estes encontros e com certeza muitas informações e experiências proveitosas foram discutidas. O material está à disposição no site oficial da Câmara de Vereadores de Navegantes.

DIFÍCIL SAIR
Ouvi diversas vezes que precisava revisar e atualizar a Lei Orgânica do Município e também o Regimento Interno da Câmara, bem desatualizado com as novas leis federais e estaduais deste sua implantação. Foi feita audiência pública e foram expostas mudanças necessárias. Com persistência, a mesa diretora conseguiu atualizar a Lei Orgânica Municipal que agora está atualizada e um Regimento Interno da Câmara de Vereadores atualizado. A presidente ainda conseguiu instituir um Código de Ética a ser seguido tanto pelos funcionários, quanto aos vereadores da Câmara. Durante este ano, segundo comentários, diversas vezes as mulheres não foram tratada como deveriam e merecem..

E… FINALMENTE…
A sede do legislativo Municipal pelo crescimento de Navegantes tornou-se um local inadequado para o atendimento ao povo navegantino. Não consegue atender aos visitantes que querem ver as sessões ao vivo, o espaço é pequeno. Tivemos em 2017 um acordo verbal entre o prefeito e os presidentes da legislatura anterior para construção de uma nova sede do legislativo municipal. Quando o Fórum deixasse o espaço onde estava, poderia haver a troca da área para a sede da Câmara Municipal e o atual prédio da Câmara poderia abrigar uma secretaria ou uso do executivo. Mas não deu certo, desacordos políticos. Este ano, a mesa diretora e vereadores com determinação fizeram acordo com o prefeito e segundo fiquei sabendo, até o final de 2022 a Câmara terá nova sede com espaço amplo para porte de Navegantes. Então posso resumir que a administração da atual mesa diretora fez muito com atitude e trabalho.

ANO 2022, NOVA PRESIDENTE
Finalmente as mulheres estão mostrando que podem administrar e ótimamente bem. No próximo ano teremos como presidente a vereadora Lu Bittencourt que tem a ideia de dar continuidade da administração feminina na Câmara. A vereadora presidente (à partir de 01/01) também tem ótimo relacionamento com o executivo e com certeza cobrará mais ações e também levará mais sugestões do que ouve de nossa população. Teremos em 2022 um ano diferente por causa das eleições e poderemos ter a inauguração de uma nova sede do legislativo municipal. Como foi um ano diferente e muito produtivo em 2021 com certeza teremos muitas ações positivas e grandes melhorias ao povo de Navegantes, que tem nos vereadores a sua voz e as suas cobranças.

CUIDADO: É LEI
Lei nº 3.470 de 17/02/2020 artigo primeiro: “Fica proibido no município de Navegantes, a venda, o manuseio, a utilização, a queima e soltura de fogos de
artifícios com estampidos, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos e efeitos sonoros ou ruídos. (Redação dada pela Lei nº 3516/2021). Vamos lembrar que este excesso de ruídos prejudicam os animais e também grupos como os autistas. Na ocasião quando foi para aprovação esta Lei foram mostrados vídeos onde pudemos ver o mal que faz as crianças e aos animais. Cuidado: vai doer no bolso.

VEREADOR MONAN
Na última semana, o Vereador Jassanan Ramos (MDB) esteve reunido com prefeitos do MDB, DEM e PSDB que manifestaram e reafirmaram seu apoio a sua forma de conduzir o mandato buscando unir forças entre Legislativo e Executivo em benefício de Navegantes.
No final da reunião, o vereador agradeceu o apoio e apresentou suas ideias e projetos para este segundo mandato. Ações que irão fiscalizar e cobrar o Executivo de forma construtiva. O grupo de grandes lideranças da AMFRI reuniu vários partidos: o prefeito de Navegantes Libardoni Fronza (DEM), de Bal. Piçarras Tiago Baltt (MDB), de Bombinhas Paulo Müller (DEM), de Ilhota, Erico de Oliveira (MDB) e de Luiz Alves Marcos Pedro Veber (PSDB). O prefeito de Penha Aquiles da Costa (MDB) lamentou não poder estar presente e manifestou sua estima pelo grande trabalho do vereador.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO
A executiva estadual do Partido Verde de SC através de seu presidente Guaraci Fagundes e seu presidente municipal desejam a todos os catarinenses um ano novo muito melhor do que está terminando, que o ano comece com mais esperança e mais vida.

MAIS RESPEITO!
Eu particularmente, também desejo a todos os leitores independentes da ideologia política, um muito obrigado pelo enorme sucesso e enorme número de leitores que acompanham esta coluna. A responsabilidade aumenta. Esperamos que as pessoas tenham mais respeito pela posição contrária as nossas, que haja diálogo e troca de ideias e não de agressões, radicalismos e que possamos conviver em harmonia, que devido a radicalismos e ignorâncias pessoas perdem a noção do ridículo que estão falando. Que seja um ano de harmonia e não de extremos, de inimigos. Sejamos adversários, mas nunca inimigos conforme está ocorrendo em nossa cidade e no país. Que Deus dê sabedoria a todos os catarinenses.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros