fbpx

CAVALO QUE FOI RESGATADO TODO MACHUCADO ESTÁ PARA ADOÇÃO EM NAVEGANTES

cavalo adoção navegantes

O cavalo que foi recolhido pelo Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), no dia 15 de outubro, precisa de um tutor responsável, que tenha local adequado e condições de arcar com os gastos de um animal desse porte. O equino está sob a guarda temporária de um fiel depositário.

O cavalo foi resgatado em via pública de Navegantes com ferimentos e foi tratado pelo veterinário da Prefeitura de Navegantes. Conforme o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, é possível que o animal tenha sido vítima de maus tratos. O animal é manso, dócil e é adaptado com crianças.

Para adotar

Os interessados em adotar esse animal ou ficar na fila para adoção de demais animais de grande porte que forem resgatados pelo IAN devem fazer a inscrição no IAN. O critério é pela ordem que é feito o pedido e se atende aos pré-requisitos estabelecidos no regulamento da adoção

Conforme o Decreto nº 89/2021, que regulamenta a adoção de animais de grande porte apreendidos em ações de fiscalização na cidade de Navegantes, os interessados em adotar devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência para pessoa física; e registro comercial ou ato constitutivo e CNPJ para pessoas jurídicas.

“Trata-se de adoção responsável, que é celebrada pelos atendimentos de critérios, conforme as regras especificadas no Decreto. O adotante deverá comprovar o local adequado, com no mínimo um hectare e estábulo em condições para o bem-estar do animal. É vedada a adoção para a prática de tração animal. Os animais adotados não poderão ser comercializados, doados ou submetidos a maus tratos”, destaca o superintendente, ressaltando que  para garantir que o animal terá condições adequadas, será feito o acompanhamento periódico, a cada seis meses, pelo IAN.

O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) fica localizado na Rua Itajaí, 230 – São Domingos. Telefone: (47) 3185-2015. E-mail: ian@navegantes.sc.gov.br


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros