fbpx

POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

RESPEITO

“O senhor não é um adolescente. O senhor é casado, tem filhos. A sua família não é melhor que a minha”. “Eu aprendi que a orientação sexual não define caráter, a cor da pele não define o caráter, poder aquisitivo não define caráter”. “Eu sonho com o dia em que eu não vou ser julgado por minha orientação sexual. Sonho com o dia em que meus filhos não serão julgados por ser negros. Eu sonho com um dia em que minha irmã não vai ser julgada por ser mulher e que o meu pai não será julgado por ser idoso”, declarou o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) em suas palavras na CPI. Sem comentários. Aplaudir e apoiar. Vamos respeitar o próximo.

NA BUSCA DE RECURSOS
Autoridades de Navegantes desembarcaram em Brasília, na última segunda-feira (27), para requererem recursos federais para o município nas áreas da educação, saúde, agricultura e direitos humanos. As autoridades solicitaram ainda verbas para custeio de programas destinados ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência, por meio da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Navegantes. Integram a comitiva a presidente do Legislativo, vereadora Adriana Macarini (PL), os vereadores Gabriel dos Anjos (PSC), Lú Bittencourt (PL) e Sol Dapper (DEM), o prefeito Libardoni Fronza (DEM), a diretora do Legislativo, Natally Oliveira Francisco e a assessora Samantha Silva.

PROTEÇÃO ÀS MULHERES
Através da Procuradoria Especial da Mulher foram apresentados dois pedidos com o intuito de instalar em Santa Catarina a Casa da Mulher Brasileira, um espaço de acolhimento e atendimento humanizado que presta assistência integral e humanizada às mulheres em situação de violência, e aplicar em Navegantes o programa “Qualifica Mulher”, com a finalidade de estimular ações de qualificação profissional e empreendedorismo que promovam a autonomia econômica das mulheres.

A DISPOSIÇÃO
Os recursos estão lá, em Brasília e Florianópolis, e se os políticos locais não forem cobrar e pedir para Navegantes, eles não veem. Quem não chora não mama. Por isto, creio que visitas como foram feitas a Brasília foram e sempre serão proveitosas, independente de sigla partidária. Acabou a eleição, a bandeira deveria ser exclusivamente Navegantes. E a visita mencionada foi proveitosa e tem perspectivas de se concretizar.

PRECISAMOS DE DEPUTADOS DAQUI!
E se Navegantes tivesse deputados eleitos aqui da cidade? Com certeza a maioria das emendas e recursos viria para o município, para o nosso povo. Mas o que acontece aqui são políticos que querem o mal de nossa cidade, se engajam por interesses pessoais e fazem campanha para candidatos de outros municípios. A meu ver, são traidores de Navegantes e induzem seus eleitores e amigos a trabalharem traindo nossa cidade. Pudemos ver isto na ultima eleição em 2018. Trabalharam para candidatos de fora por interesses meramente particulares. E tiveram o troco em 2020!

NAVEGANTES MERECE TER!
Cabe ressaltar que apesar de Navegantes ter tido candidatos tanto a deputado Estadual quanto a Federal no último pleito, os políticos mais influentes “trabalharam” e buscaram votos para candidatos de fora de Navegantes. Sem deputado, sem verbas, cabe aos eleitos municipais irem atrás destes recursos.

NAVEGANTINO DE CORAÇÃO
No próximo pleito em 2022 com certeza teremos candidatos tanto a deputado estadual quanto a federal. Vamos eleger um navegantino para possamos cobrar dele. Com certeza, caso eleito, as emendas quase de sua totalidade serão destinadas a Navegantes e quem ganha é o povo navegantino. Não seja você leitor que se deixa enganar por políticos interesseiros e traidores de Navegantes. Quando tem eleição municipal juram amor por Navegantes e depois traem trabalhando para candidatos de fora. Você leitor desta coluna, já pensou nisto?

NA ALEMANHA…
Nas eleições na Alemanha, o Partido Verde é o que mais cresceu, principalmente pelos jovens que querem fazer algo para o amanhã. Já é a terceira força e para compor um governo, terá grandes avanços quanto à sustentabilidade e não agressão ao meio ambiente.

RUIM NA FOTO
Infelizmente o cenário aqui no Brasil é tenebroso. Destruindo a natureza para plantar alimentos e criação de gados geram recursos momentâneos e acabam destruindo o meio ambiente. Vamos lembrar que a Natureza já está punindo, com água ficando escassa e eventos destruidores como nunca antes vistos. “A Natureza pune” e os reflexos já podemos ver. Estimavam que fossem para nossos filhos ou netos, mas está acontecendo já em nossa geração. Qual vai ser o futuro de nossos herdeiros? Ainda depende de nós.

VAMOS REGULARIZAR?
A Prefeitura de Navegantes está comunicando empresas do Simples Nacional com débitos inscritos em dívida ativa. As comunicações foram distribuídas via DTE – Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional. Abra o DTE ou procure auxílio de um Contador. A não regularização até o prazo de 30 dias da leitura do arquivo ou 45 dias a partir do dia 01/10/2021 acarretará na exclusão do Simples Nacional.

PROJETO “RODA DE OLEIRO” ABRE INSCRIÇÕES
O projeto cultural Roda de Oleiro, proposto por Angela Goerke e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Navegantes, abre inscrições para oficinas gratuitas de cerâmica para a comunidade de Navegantes. A ceramista Rosiane Serafim, Angela Goerke e Elisabete Kashima, irão ministrar as oficinas de técnicas básicas de manuseio da argila, técnicas de moldes e técnicas variadas, onde os participantes terão a oportunidade de aprender a fazer peças utilitárias e decorativas, recebendo conhecimentos do princípio até a fase final de queima. As oficinas acontecerão no período de três meses e no final será realizada uma exposição na Galeria Elson Renato dos Santos, no CIC – Centro Integrado de Cultura, com todas as peças produzidas e os participantes receberão certificados de participação. Para maiores informações e matrículas, entrem em contato pelo telefone (47) 99904-3715. Lembrando que as inscrições são gratuitas. Sempre é tempo de aprender.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros