fbpx

AMA GARANTE SAÚDE E EDUCAÇÃO A 93 AUTISTAS DE NAVEGANTES

(18/06/2021)

Dia 18 de junho é comemorado o Dia do Orgulho Autista. Em Navegantes, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) é a entidade que assegura a promoção da saúde e prevenção para as pessoas com transtornos do espectro autista no município, contribuindo para o desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida.

A entidade filantrópica foi fundada em 15 de junho de 2016. Atualmente, atende 93 pessoas, desde a primeira infância (diagnóstico, em média, a partir de um ano e meio de idade) até a idade adulta.

Conforme o presidente da AMA de Navegantes, Milton de Ávila Vieira, a entidade conta com atendimentos clínicos individuais, oficinas terapêuticas, apoio as famílias e assessoria às escolas envolvidas.

Mediante dois convênios com o município, através das Secretarias de Educação (autistas em idade escolar) e Saúde (demais autistas), é possível realizar a contratação de profissionais especializados, como professor de educação musical, pedagoga, educador físico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e médico psiquiatra.

Durante o período de pandemia, a entidade está tendo que se adequar às restrições sanitárias. Porém, devido à importância do serviço prestado, que não pode ser interrompido, em outubro de 2020 já retornou com parte das atividades presenciais, como os atendimentos individuais. Esses atendimentos estão ocorrendo em horários alternados, com 30 minutos com o profissional para cada paciente. Já as oficinas terapêuticas destinadas aos jovens estão impossibilitadas de acontecer por causa do isolamento social.  

Fila de espera

Conforme o presidente, os diagnósticos de autismo vêm crescendo no município e, com isso, a procura pelos serviços da AMA também. Mas, infelizmente, a entidade está com capacidade máxima de atendimento. “Nossa expectativa para 2022 é muito maior do que nossa capacidade. Estamos recebendo dois ou três novos cadastros por dia. Estamos com uma fila de espera de, aproximadamente, 50 ou 60 pacientes, mais de um ano de espera”, explicou.  

Ele conta que é desesperador para cada pai, quando pega o laudo do filho com autismo, querer o tratamento o quanto antes e não ter, pois não sabe o que fazer, por onde começar, não vê expectativa de futuro. E a entidade precisa dar todo esse suporte que não está conseguindo dar, diante das poucas vagas disponíveis e o tempo que leva até um paciente ganhar alta gradativa. A esperança da entidade é que novos credenciamentos abram novas oportunidades para essas famílias que aguardam por uma vaga.

A AMA Navegantes fica localizada na Av José Juvenal Mafra, nº99 – Centro de Navegantes. O telefone para contato é o (47) 9 9621-5740, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Leia mais notícias do JB


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros