fbpx

CIA DE NAVEGANTES REPRESENTA O BRASIL EM FESTIVAL INTERNACIONAL NO CHILE

Cia Etc e tal Navegantes

A Cia Etc I Tal, do município de Navegantes, fará sua apresentação, no próximo Domingo (24), para o Festival Internacional Entepola 2021, do Chile. O espetáculo de bonecos de luva “Vida Seca” é uma das 20 atrações do aniversário de 35 anos do festival chileno, que esse ano será transmitido online, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Participam do Festival cias da Argentina, Brasil, Bolívia, México, Espanha, França, Colômbia, Cuba e Chile. O 35 Entepola iniciou no dia 21 e segue até o dia 30 de janeiro. Página do Festival: https://www.fundacionentepola.org/

Sinopse

Livremente inspirada na obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos e na pintura “Retirantes” de Candido Portinari, a Cia. Etc i tal, em comemoração aos seus 20 anos de carreira, apresenta “Vida Seca”. O espetáculo, com a técnica tradicional de bonecos de luva, apresenta personagens abalados pela seca, obrigados a migrar em busca de água. Personagens emblemáticas do imaginário brasileiro têm que lidar com a fome e a opressão, fazendo girar a roda da história. E então, tudo recomeça.

A Cia Etc. i Tal

A Cia. Etc. i tal começou suas atividades no ano de 1999, na cidade de Itajaí, com o objetivo de estudar diversas formas do fazer teatro. Em 2001, começou a trabalhar com bonecos, técnica na qual se especializou e se apresentou com diferentes materiais, implementando diversas técnicas de manipulação. Hoje a cia está estabelecida na cidade de Navegantes. Em 2006, ganhou o prêmio do Ministério da Cultura do Brasil de ponto de cultura federal com o NEFA (Núcleo Experimental de Formas Animadas), onde criou um espaço cultural que buscou, estudou e ministrou cursos e oficinas de diferentes formas artísticas para a comunidade do vale do Itajaí, com teatro, ateliê (salas de pintura especializadas), salas de aula e toda a estrutura necessária para apoiar grupos teatrais com propostas cênicas que envolvam o manejo do boneco.

Hoje tem 15 trabalhos em seu repertório e participou dos mais importantes festivais de teatro do brasil, conquistando diversos prêmios nas categorias cenografia, iluminação, som, ator, diretor, melhor espetáculo entre outros. Também fez apresentações em vários festivais internacionais no Chile, México, Argentina, Uruguai. Itália e França.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros