Nessa semana que os navegantinos irão as urnas o Jornal nos Bairros, o único veículo de comunicação impresso e on-line de Navegantes que entrevistou os nove candidatos a prefeito nessas eleições, encerra a série de entrevistas. Confira a entrevista do candidato a prefeito Lino do MDB.
JORNAL NOS BAIRROS: Navegantes possui hoje uma estrutura boa nas escolas, mas ainda é preciso avançar na qualidade do ensino. Como alcançar esta meta?
LINO: É preciso investir na qualificação permanente para incentivar, motivar e melhorar o desempenho e a permanência do aluno na escola por meio de ações que visem o seu desenvolvimento integral como cidadão.
Se faz necessária a valorização dos profissionais da Educação, a implantação de uma gestão que utilize as ferramentas, projetos e programas do Ministério da Educação para ampliar e melhorar o atendimento e propiciar melhores condições aos nossos profissionais.
Por fim é preciso criar e articular ações com vistas à inovação e o enriquecimento dos recursos e metodologias midiáticas na escola com melhorias do sistema de internet – wifi e regulamentação para uso pedagógico pelos alunos e profissionais da educação em cada unidade escolar.
JORNAL NOS BAIRROS: A saúde é, em qualquer município do país, o maior desafio de um gestor. Quais as principais frentes de trabalho para se obter uma saúde de qualidade no município?
LINO: A palavra é “gestão”. Instituir uma gestão eficiente e eficaz, utilizando todas as ferramentas, projetos e programas do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde – SUS para ampliar e melhorar o atendimento ao cidadão é o ponto principal dessa gestão.
Finalizar a construção e ampliação do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e fortalecer ações da Atenção Básica, zerando as filas de espera das especialidades e assim reduzir o tempo de espera em atendimentos na saúde.
Essas serão as primeiras medidas a serem tomadas, pois é de extrema importância a reestruturação, o investimento e o desenvolvimento de ações que unam inovação, tecnologia, qualificação técnica, valorização profissional e humanização no atendimento aos nossos munícipes. Somente assim teremos uma Saúde de Qualidade.
JORNAL NOS BAIRROS: A região da AMFRI tem um grande potencial no setor turístico, em especial a cidade de Banheiro Camboriú. Como fazer para competir com esses municípios e desenvolver Navegantes por meio do Turismo?
LINO: Nosso município figura entre as 20 maiores economias do Estado, isso não é pouco, precisamos de criatividade administrativa, diminuindo a máquina pública, fazendo com que ela fique eficaz, mais barata e efetivamente entregue os resultados esperados.
É preciso assegurar o desenvolvimento do Turismo como forma de ampliar a participação deste segmento na economia e na divulgação da cidade para prospecção de investimentos, geração de emprego e renda.
Para isso é necessário planejar ações para o desenvolvimento e diversificação do turismo local, além da viabilização de importantes obras estruturantes que irão garantir a execução de ações para que o Município de Navegantes possa “ser reconhecido, até 2028, como um destino inovador, sustentável e principal porta de entrada do turismo de lazer e de negócios da região”, conforme previsto no Plano Municipal de Turismo 2018.
JORNAL NOS BAIRROS: Em infraestrutura, o binário do aeroporto e a reestruturação da Beira Rio eram obras pontuais para o município. Quais outras obras de infraestrutura serão prioritárias na sua gestão?
LINO: Temos o objetivo de realizar uma gestão inovadora, sustentável e orientada para resultados efetivos – intersetorialidade, inovação e renovação dos processos de trabalho, otimizando a entrega de serviços para a comunidade.
Nosso foco é na modernização da gestão com objetivos, metas e indicadores definidos de forma a operacionalizar projetos nas diversas áreas, nas políticas públicas e nos compromissos assumidos com a sociedade para o crescimento e desenvolvimento de Navegantes, por meio no nosso Programa de Governo, observando os pilares do tripé da sustentabilidade – ambiental, social e econômico.
Com base nisso, destacamos nossas 15 principais obras:
1.Construção no novo Centro Administrativo (Prefeitura Municipal).
- Construção do Mercado Público de Navegantes e do Centro de Eventos Múltiplo Uso.
- Construção do Terminal Rodoviário Interestadual com Centro Comercial.
- Início das obras para implantação do sistema de esgoto e reestruturação do sistema de abastecimento de água no Município.
- Conclusão do Molhe Norte (Gravatá) e engordamento da Praia do Gravatá.
- Construção do Parque Linear no Molhe Sul , após a execução dos serviços de conclusão da obra, que são de responsabilidade da autoridade portuária.
- Construção 5 campos de futebol sintético iluminados com praça de lazer e de 2 piscinas térmicas e cobertas
- Conclusão das obras da Avenida Radial.
- Construção de 2 Portais de acesso a Navegantes
- Articular junto ao governo estadual, a construção de Abrigo Institucional para acolhimento provisório de mulheres acompanhadas ou não de seus filhos, em situação de risco e morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar.
- Construção Centros Comunitários e do Centro do idoso para lazer.
- Creches e escolas.
- Dragar o Saco do Maia e a Lagoa do Zé Paulo, facilitando a navegabilidade das embarcações.
- Construir o entreposto pesqueiro artesanal, com abastecimento de óleo, gelo e píer para desembarque de produção e embarque de insumos.
15.Conclusão do Hospital Municipal. Há muito o que se fazer e Nosso Plano de Governo foi elaborado pensando não em um mandato, mas em nossa cidade, no desenvolvimento de todas as suas potencialidades e pode ser acessado na íntegra no nosso site: lino15.com.br