fbpx

MIRNA FALA SOBRE O SEU PLANO DE TRABALHO PARA NAVEGANTES

O jornal nos Bairros é o único veículo de comunicação impresso de Navegantes que está entrevistando os nove candidatos a prefeito nessas eleições. Confira a entrevista com a candidata Mirna do Republicanos. Acompanhe as demais entrevistas na próxima edição.

JORNAL NOS BAIRROS: Navegantes possui hoje uma estrutura boa nas escolas, mas ainda é preciso avançar na qualidade do ensino. Como alcançar esta meta?

MIRNA: Metas são importantes em qualquer área. Entretanto, na educação, não podemos atribuir metas sem um planejamento. Sabemos que somente a construção e/ou reforma de escolas não é o suficiente, pois a escola física é apenas uma edificação.
Quando falo pessoas, falo dos nossos professores e gestores escolares. Professor valorizado e qualificado faz toda a diferença para o futuro de uma criança, isso ninguém questiona. No que diz respeito a gestão, temos muito a avançar e temos exemplos que deram certo em cidades-irmãs e que nos inspiram a sonhar. E, por fim, nas ideias nosso plano de governo pretende manter um diálogo saudável e permanente entre alunos, pais, gestores escolares, professores, serventuários e a secretaria de ensino. Isso dá suporte para o planejamento e incentiva a melhorar cada vez mais. A plataforma do Republicanos é forte. Nós queremos melhorar em definitivo a qualidade do ensino em Navegantes, transformar nossa cidade pela educação. Sabemos como fazer e temos pressa. Além destes três aspectos, pretendemos ampliar a assistência aos alunos especiais, proporcionar turno integral para ensino fundamental, criar creche plantonista dos sábados, estender o horário das creches e pré-escolas e, por fim, viabilizar a instalação de uma escola técnica federal de tecnologia em nossa cidade.

JORNAL NOS BAIRROS: A saúde é, em qualquer município do país, o maior desafio de um gestor. Quais as principais frentes de trabalho para se obter uma saúde de qualidade no município?

MIRNA: Saúde pública no Brasil tem por trás um sistema que funciona. É o SUS. Trata-se do maior sistema de saúde pública do mundo. O que nós precisamos fazer é sentar e analisar os principais números da saúde com técnicos que entendem do assunto. Vejo, diariamente, exemplos em cidades irmãs que me inspiram. Timbó tem uma rede pública de dar inveja, 100% SUS. Timbó tem maior arrecadação? Tem servidores melhores? Não, é transparência dos números, é eficiência, é gestão. Precisamos ouvir todos e manter esse canal de comunicação permanente. Nós, do Republicanos, queremos avançar Navegantes 40 anos em 4, e na saúde não será diferente! Vamos implantar um choque de gestão. A tecnologia estará presente antes, durante e depois das consultas. Isso já existe em diversas cidades, pois o SUS é líder em tecnologia de banco de dados. Portanto vamos treinar nosso pessoal e implantar a tecnologia.
Além das melhorias na gestão da saúde, pretendemos ainda: criar a clínica da mulher; ampliar os horários de atendimento das unidades básicas de saúde nos bairros (criar turnos de trabalho); instituir a ala infantil no hospital municipal; implantar serviço odontológico em todas UBS; implantar uma UPA 24h (local a ser definido), incentivar programas preventivos nas famílias, direcionando visitação e acompanhamento para idosos e gestantes.

JORNAL NOS BAIRROS: A região da AMFRI tem um grande potência no setor turístico, em especial a cidade de balneário Camboriú. Como fazer para competir com esses municípios e desenvolver Navegantes por meio do Turismo?

MIRNA: O Republicanos é defensor de um calendário de melhorias para incrementar o turismo em Navegantes. Acreditamos no potencial da AMFRI e pensamos que existe espaço para todos os municípios, cada um tem sua vocação. Também entendemos que o turismo é uma fonte de renda rápida, fácil e bastante democrática. Ganha o vendedor de picolés e ganha quem aluga o apartamento ou a casa de praia.
Como panorama inicial, sabemos que Navegantes recebe, tradicionalmente, veranistas da região do médio e alto vale. Nosso turista, portanto, é o nosso vizinho.
Assim, em respeito a este turista especial, que mantém seu imóvel o ano todo em nossa cidade, o mínimo que um governante pode fazer é assegurar o abastecimento de água. Por isso, o nosso projeto prevê, já no primeiro ano de governo, acabar com o racionamento e falta de água no verão.
Desta forma, serão instaladas Caixas D’água e Cisternas de grande capacidade, com linhas de crédito especificas pra isso.
Com essas caixas d’água instaladas, podemos pensar em manter chuveiros na orla, bebedouros públicos, etc. Uma coisa é certa: nenhum candidato pode falar de turismo e desenvolver projetos mirabolantes para o turismo sem priorizar o abastecimento de água. Por esta razão, nosso turismo se inicia com o dever de casa: a rede de distribuição de água funcionando ininterruptamente durante o verão!!

JORNAL NOS BAIRROS: Em infraestrutura, o binário do aeroporto e a reestruturação da Beira Rio eram obras pontuais para o município. Quais outras obras de infraestrutura serão prioritárias na sua gestão?

MIRNA: A principal questão da infraestrutura é a questão da água. Nós do Republicanos não entendemos como governantes do passado deixaram a população sofrer com a falta de água. Mas isso tem que mudar e saiba a população que nós sabemos o que fazer e como fazer. Já a partir do verão de 2021/2022 não faltará mais água em Navegantes.
Em relação a infraestrutura viária, temos que pensar no conjunto que temos hoje em operação: estaleiros, porto, aeroporto, indústrias na BR 470 e na vocação turística de nossa cidade. Tudo isso deve ser sopesado. Assim, entendemos que temos a obrigação de melhorar a fluidez para grandes caminhões, para vans e ônibus de turismo, para taxistas e aplicativos, e para nossos moradores.
Neste sentido, são alguns projetos viários: mega-estacionamento vigiado para caminhões (evitando ficar nas ruas e/ou trancando trânsito), áreas de espera para vans e micro-ônibus e motoristas de aplicativos nas redondezas do aeroporto, criar uma via alternativa na ligação Machados – São Domingos, asfaltamento do retorno do Gravatá, finalizar a ligação do Santa Lídia com Penha, discutir soluções para melhorar a fluidez da Balsa no verão e, por fim, viabilizar o projeto e garantir apoio político para a construção da tão sonhada ponte sobre o rio Itajaí, ligando São Domingos com o Imarui (Itajaí). No nosso governo essa ponte vai sair do papel!


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros