Navegantes SC por Eder Nascimento

COM REGIÃO EM ALERTA, NAVEGANTES PRORROGA POR 14 DIAS DECRETO DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

Considerando a continuidade de casos de COVID-19 na região dos Municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, classificada, nessa semana, pelo Estado, na Matriz de Avaliação como risco potencial grave, o Município de Navegantes está seguindo a  Recomendação Conjunta nº 002/2020 – AMFRI e, por isso, publicou o Decreto nº  226, que dá continuidade às medidas de enfrentamento à pandemia.

Segundo o Decreto, ficam prorrogadas por mais 14 dias, a partir de 09 de outubro de 2020, as ações realizadas pelo Município.

Vale destacar que permanecem proibidas as competições e práticas esportivas das modalidades definidas nos incisos II e III, do art. 2º, da Portaria SES nº 703, de 14 de setembro de 2020, enquanto a Matriz de Avaliação de Risco COVID-19, da Região de Saúde a que pertence o Município de Navegantes, estiver no nível GRAVE, com exceção do futebol.

Além disso, continuam suspensas as aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio e educação de jovens e adultos (EJA).

No entanto, ficam permitidas as aulas práticas de cursos técnicos, atividades de ensino presencial em estabelecimentos acadêmicos públicos e privados nas modalidades de ensino superior e pós-graduação, bem como aulas teóricas nas dependências do DETRAN, Centros de Formação de Condutores, Atividades Extracurriculares e de Reforço Pedagógico.  

Também fica autorizada, de forma gradual e monitorada, a retomada dos eventos na modalidade de Congressos, Palestras, Seminários e afins, bem como Feiras e Exposições, somente em ambientes privados e seguindo os protocolos sanitários específicos.

Excepcionalmente, poderão ser realizadas Feiras e Exposições em Equipamentos Públicos e Comunitários de posse ou propriedade do Município, desde que expressamente autorizado pela repartição competente e pelos serviços de fiscalização em saúde, vigilância sanitária e segurança e, seguindo os mesmos protocolos sanitários estabelecidos no inciso anterior.

Conforme a Secretaria da Saúde de Navegantes, é importante que as pessoas mantenham os cuidados necessários para a não infecção pelo coronavírus. O vírus ainda não está controlado e se a população não colaborar, os números na região podem voltar a ficar alarmantes.