fbpx

‘‘FAZENDO O QUE É NECESSÁRIO E O QUE FOR POSSÍVEL, JÁ RESOLVEREMOS GRANDE PARTE DOS PROBLEMAS DA CIDADE’’

luizinho

Essa semana conversamos com o pré-candidato a prefeito Luiz Duarte o Luizinho do Partido dos Trabalhadores de Navegantes. Em um bom bate papo Luizinho acredita na mudança e sonha em ver Navegantes crescer ainda mais. Confira a entrevista na íntegra.

JORNAL NOS BAIRROS: Quem é “Luiz Duarte do Nascimento” popularmente conhecido por Luizinho?

LUIZINHO: Tenho 50 anos, resido no centro de Navegantes, sou casado com a Luciane há 17 anos e temos um filho, o Artur, que tem 12 anos. Tenho ainda um irmão, Márcio, e minha mãe, Margarida, os quais moram no bairro de Machados, bairro no qual residi por 30 anos.
Sou Advogado desde 1997. Também sou formado em Ciências Contábeis e tenho pós-graduação em Direito do Trabalho.
Fui eleito vereador em 2004, exercendo meu mandado como vereador de Navegantes entre 2005 e 2008. Fui candidato a prefeito de Navegantes em 2012, quando recebemos 11.412 votos, e também fui candidato a vice-prefeito em 2016, quando recebemos 14.193 votos.

JORNAL NOS BAIRROS: Por que você decidiu colocar o seu nome como pré-candidato a prefeito de Navegantes?

LUIZINHO: Porque me sinto preparado para assumir esta responsabilidade. Ser prefeito da nossa cidade é um grande desafio, principalmente ano que vem, quando estaremos sofrendo os efeitos da pandemia do Covid-19. Mas estou seguro de que tenho condições de fazer uma administração que dê um excelente resultado à população. E digo isto porque já participo da vida pública em Navegantes desde 1996, quando fui candidato a vereador pela primeira vez. E como eu já disse, também fui candidato a prefeito em 2012 e a vice-prefeito em 2016, e já exerci o mandato de vereador de 2005 a 2008.
Esta minha experiência pública dentro do legislativo, aliada às candidaturas a prefeito e a vice-prefeito, e ainda à minha vida profissional de Advogado, me fez conhecer a realidade de nossa cidade. Eu sei onde estão os maiores problemas e como buscar as soluções. Durante todo este período em que estou na vida pública, sempre me pautei pela seriedade, honestidade e transparência. Quem me conhece, sabe que eu sendo prefeito, não decepcionarei à frente da administração. Ouvirei e dialogarei bastante, mas nossa linha de conduta será fazer a cidade funcionar, usando de forma correta o dinheiro público para melhorar a vida das pessoas que precisam dos serviços públicos.

JORNAL NOS BAIRROS: O Partido dos Trabalhadores de Navegantes tem uma nominata pronta para concorrer às eleições? Vocês tem um nome para vice?

LUIZINHO: Nossa nominata de vereadores não está totalmente fechada. Já temos listados 15 pré-candidatos, que é o número máximo de candidatos por partido. Contudo, somente no período das convenções partidárias é que efetivamente definiremos a nominata.
Com relação ao vice para compor a chapa, esta definição também somente ocorrerá no período das convenções partidárias. Já tivemos conversas com outras siglas, mas, como é praxe nas eleições, a escolha final fica sempre para o prazo final das convenções.

JORNAL NOS BAIRROS: As redes sociais mostram rejeição aos principais nomes na disputa para prefeito de Navegantes. Você acha que haverá surpresas nas urnas?

LUIZINHO: Estamos vivendo um momento de negação da política, o que é muito ruim para a solidificação da democracia. Grande parte da população entende que todo político é ruim, o que também é um erro.
Este sentimento de insatisfação com a classe política tem causado sim algumas surpresas nas urnas, como por exemplo, a eleição do Governador Carlos Moisés em nosso estado.
E como estamos percebendo aqui em Santa Catarina, nem sempre surpresas nas urnas significam a eleição de um político competente, transparente e eficiente na gestão do dinheiro público.
Minha esperança é que as pessoas voltem a acreditar que existem sim candidatos capazes, competentes, sérios, sensíveis às necessidades da população e que merecem credibilidade.A política é necessária. Sem ela, a cidade não evolui. Então, a surpresa que eu espero nestas eleições, é que o eleitor seja mais consciente em seu voto, escolhendo um candidato coerente em seu discurso, que já tenha demonstrado competência na vida profissional e vida pública, que nunca tenha se envolvido com irregularidades na vida pública, que apresente propostas viáveis e não discursos fáceis e impossíveis de serem cumpridos, e que se comprometa em fazer uma administração mais transparente, mais humana com os servidores e com a população, e que aplique os dinheiro público na solução dos problemas mais urgentes da cidade.

JORNAL NOS BAIRROS: Quais áreas da administração pública seriam suas prioridades? O que precisa ser feito para Navegantes crescer ainda mais?

LUIZINHO: Precisamos de uma Administração eficiente, eficaz, transparente e que transmita confiança. Com isto, certamente atrairemos investidores e novos empreendimentos empresariais para nossa cidade, e também teremos condições de atender às prioridades da Educação, da Segurança, da Economia, da Infraestrutura, dentre outras.
Porém, sendo vitoriosos, nossa prioridade número 1 será resolver os problemas da saúde. A população de Navegantes merece, e terá, um serviço de saúde muito melhor.

  • Facilitar o agendamento de consultas, de retornos, de exames e de seus resultados. Hoje a grande parte da população tem acesso a celular com Whatsapp.
  • Presença permanente de médicos nos Postos de Saúde/UBS, ao menos num período do dia. A doença não espera na fila. A doença chega e logo tem que ser curada. Enquanto faltam médicos, sobram subprefeitos.Em breve apresentaremos os detalhes deste projeto.
  • Reduzir o tempo de espera para exames, e fazer com que quando a pessoa for agendar um exame, já saia com o dia certo para fazê-lo.
  • Diminuir o tempo para realização de cirurgias;
  • Exigir que o Hospital de Navegantes funcione e preste os serviços que estão no contrato. A empresa que ganhou a licitação vai receber do município, R$ 14.880.000,00 (quatorze milhões e oitocentos e oitenta mil reais) em 12 meses para administrar o hospital. Então, vamos fiscalizar o cumprimento de contrato.
  • Fazer funcionar plenamente as Equipes de Saúde da Família para atendimento domiciliar em toda a cidade. Este serviço já foi melhor. Precisa voltar a funcionar, pois a prevenção é o melhor remédio.
    Estas são propostas que não exigem grandes inovações ou investimentos, mas que se forem concretizadas, melhorarão, e muito, a vida das pessoas.
    Sendo vitoriosos, com certeza faremos uma administração mais transparente e mais humana no trato com as pessoas, e também uma administração que resolva os problemas mais básicos e necessários da população. Fazendo o que é necessário e o que for possível, já resolveremos grande parte dos problemas da cidade.

JORNAL NOS BAIRROS: Você é um pré-candidato experiente e sabe das dificuldades enfrentadas em uma eleição. Como fazer para superar os políticos que brigam pelo principal posto do executivo navegantino?

LUIZINHO: Apresentando uma proposta de administração diferente do que temos visto e experimentado em Navegantes nos últimos anos.
Quero fazer com que o eleitor volte a acreditar que é possível fazermos uma administração que dê resultado positivo e imediato para a população.
Estamos buscando informações e opiniões da sociedade para nos orientar na elaboração de uma proposta e plano de governo que realmente atenda às necessidades do povo.
Vamos apresentar uma proposta apontando os problemas mais urgentes, as soluções para o problema, e como vamos resolvê-los, inclusive, indicando onde buscar os recursos. O eleitor precisa ver e ouvir propostas que realmente sejam viáveis e factíveis, e não propostas impossíveis de serem cumpridas.
Não vamos enganar ninguém com discurso fácil e mentiroso. Vamos passar confiança e credibilidade na nossa proposta.Com isto, tenho certeza que podemos superar as eventuais raposas e aventureiros políticos que podem se apresentar como candidatos nesta eleição.

JORNAL NOS BAIRROS – Esse ano será uma eleição atípica devido a pandemia do novo coronavírus. Quais serão os métodos usados para chegar até os munícipes?

LUIZINHO: De fato, em virtude da pandemia do Covid-19, teremos que inovar e usar a criatividade para conseguirmos alcançar os eleitores da cidade.
Muitas pessoas já me conhecem pelo fato de eu ter sido vereador e candidato a prefeito e vice-prefeito nas duas últimas eleições.
Mas para conquistarmos o coração do eleitor, é necessário um contato mais pessoal, o que está sendo dificultado por conta da pandemia.
Então, a solução é manter contatos pelas redes sociais, por telefone e, quando possível, através de visitas individuais com os devidos cuidados de distanciamento e higiene. E para alcançarmos nossa meta, de apresentar uma proposta e plano de governo que realmente atenda às necessidades da população, também estamos utilizando outra ferramenta, que é um questionário intitulado “QUAL A CIDADE QUE VOCÊ QUER?”. Estamos pedindo a todos que acessem o formulário e responda às perguntas sobre as diversas áreas de atuação do poder público. A opinião e as sugestões da população irão nos orientar na definição das prioridades que o próximo prefeito precisa fazer na cidade. O formulário pode ser acessado:
https://forms.gle/1DD5bcoD2WsaGnXq8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros