fbpx

LIBA FRONZA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO FALA SOBRE GESTÃO E CRESCIMENTO

Liba Fronza Navegantes

Nessa semana a redação do Jornal nos Bairros contou com a ilustre presença do empresário e presidente da ACIN, Libardoni Fronza, popularmente conhecido por Liba.

Em uma conversa descontraída o empresário falou que é pré-candidato a prefeito de Navegantes pelo DEM e pretende realmente concorrer à cadeira mais cobiçada do paço municipal navegantino, mas para isso conta com o apoio dos munícipes. Confira a entrevista na íntegra.

JORNAL NOS BAIRROS: Quem é Liba Fronza?

LIBA: Atual presidente da Associação Empresarial de Navegantes (Acin), empresário, 48 anos, sou casado há 23 anos com Tânia e pai de Beatriz, com 21 anos e Matheus, 18. Nasci em Pouso Redondo, vim para Navegantes ainda criança, há mais de 36 anos. Sou Dengo-dengo de coração, deposito em Navegantes meus sonhos onde construi uma família e mantenho meus negócios. Sou formado em administração pela Univali e pós-graduado em Gestão de Supermercados pela FGV.

Empresário do ramo da alimentação, proprietário do Top Haus, sempre foi envolvido com o associativismo e os interesses da cidade sendo vice-presidente da Acin nas últimas duas gestões, diretor da CDL de Navegantes desde 2009, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí desde 2010 e vice-presidente de RH e Qualidade da Associação Catarinense de Supermercados – Acats.

JORNAL NOS BAIRROS: Por que você decidiu colocar o seu nome como pré-candidato a prefeito de Navegantes?

LIBA: Eu tenho uma história de vida empresarial e sempre estive envolvido nas causas sociais em Navegantes e represento um grupo que vem se reunindo há quatro anos, trabalhando em um projeto de futuro para nossa cidade. Aceitei o desafio porque me considero preparado e não estou sozinho nessa, porque sou cercado e apoiado por pessoas competentes e íntegras, cujo interesse não é pessoal, mas coletivo. Acredito que o eleitor de Navegantes deva ter essa opção, ter um gestor como prefeito, a exemplo de Jaraguá do Sul, que tem dado muito certo.
Sinto um chamado com o compromisso de representar e gerir nossa cidade, já que existe a possibilidade de uma recessão por consequência da crise humanitária causada pela Covid-19, então mais do que nunca a gestão eficiente vai ser fundamental junto com o diálogo com todos os setores e todas as comunidades de cada bairro.
Quando olho para os próximos anos, vejo que é fundamental reunirmos forças agora e termos a ambição de construirmos uma Navegantes cada vez mais pujante. Agir para que as coisas funcionem para todos e sei também que não estarei sozinho nesta jornada.

JORNAL NOS BAIRROS: O DEM de Navegantes tem uma nominata pronta para concorrer às eleições?

LIBA: Sim, estamos prontos e ativos. Escolhemos reunir um grupo de pessoas que não tivessem nenhum cargo político e nem histórias políticas na nossa cidade. Estamos alinhados num propósito, que é trazer candidatos sem amarras nem vícios político partidários. Possuímos uma nominada forte com ideias alinhadas para o futuro e o desenvolvimento de Navegantes. Essas pessoas estão muito motivadas a trabalhar e ajudar no projeto de transformar a nossa cidade. Por fim, tivemos o cuidado de escolher representantes dos bairros, que conhecem a necessidade dos moradores e do que o bairro precisa, nunca deixando de pensar na coletividade, isso é muito importante para a democracia, porque cada comunidade tem uma realidade e a administração pública precisa considerar todas elas e respeitar sua individualidade.

JORNAL NOS BAIRROS: Pesquisas realizadas nas ‘redes sociais’ mostram rejeição aos principais nomes na disputa para prefeito de Navegantes. Você acha que haverá surpresas nas urnas?

LIBA: Acredito que as urnas irão confirmar o desejo de mudança da população. Na minha concepção de cidadão, gestor e empresário, é difícil entender como alguns assumem tão somente a profissão ¨”político”. Parecem andar de lado, dormindo à sombra e tentando explicar as coligações, acham normal estarem “tudo junto e misturado” se o interesse pessoal for alcançado. Recorrem na maior parte do tempo a um discurso retórico para explicar à comunidade porque não fizeram o que deveria ter sido feito. A população enxerga isso e acredito, sim, que terá influência no próximo pleito.
Assim como eu e o grupo que eu represento, os demais cidadãos de Navegantes também querem uma cidade diferente, um município forte, que dê orgulho aos seus moradores. Por isso acredito que após as eleições deste ano vamos ver uma grande mudança, tanto na prefeitura quanto na câmara de vereadores.

JORNAL NOS BAIRROS: Quais áreas da administração pública seriam suas prioridades? O que precisa ser feito para Navegantes crescer ainda mais?

LIBA: Precisamos focar na saúde, educação e segurança que são as áreas com maior demanda e que necessitam de atenção especial.
Acredito que nenhuma área pode ser considerada negligenciada na agenda de um governante. Por isso, nosso projeto de governo considera os desafios de todas as áreas e propõe estratégias integradas de maneira sustentável em tudo o que precisamos avançar.
Não dá para pensar separado a saúde do saneamento básico, nem a educação da segurança pública, ou achar que estamos seguros numa cidade sem planejamento urbano, iluminação e ruas decentes. Assim como não dá para pensar a economia separado do meio ambiente e todo o resto. Esses são só alguns exemplos para mostrar que todas as áreas da administração pública representam uma parte do todo, que é a nossa cidade. Vejo que para tudo isso acontecer temos que ter planeamento e projetos que não venham somente apagar incêndios e sim tratar com seriedade as necessidades do município.

JORNAL NOS BAIRROS: Você é novo no cenário político atual e estamos a meses das próximas eleições. Como fazer para superar os políticos que brigam pelo principal posto do executivo navegantino?

LIBA: Trabalhando muito, mostrando para os moradores de Navegantes que a política aliada à boa gestão transforma a vida das pessoas e o destino de uma cidade. A politicagem nos mantém no retrocesso e nós precisamos evoluir. Temos cidades muito próximas de nós, como Itapema, que possui quase mesma idade de Navegantes e é um modelo de desenvolvimento. Eu acredito que a população de Navegantes consegue enxergar o exemplo de outras cidades, muitas ao redor de nós, e ver que temos tudo para ser uma grande potência, se conseguirmos realizar uma gestão eficiente e sem amarras.

JORNAL NOS BAIRROS: Você acredita que pode acontecer em Navegantes o que ocorreu no cenário federal e estadual – uma mudança radical na política?

LIBA: Eu acredito e tenho muita esperança que isso vai acontecer. Estamos todos cansados de uma política sem projeto de futuro para a cidade. Os navegantinos esperam por mudanças realmente transformadoras. Há um velho ditado que diz que “figurinha carimbada não completa álbum”. Esse sentimento pode mudar radicalmente o rumo da administração pública de Navegantes.

Poderemos, a partir do próximo pleito, escrever uma história diferente de transformação com inclusão, generosidade, sabedoria e inovação, em que todos façam parte da realização de um sonho coletivo para a cidade, um sonho que não é egoísta nem oportunista, onde cada pessoa colabora e entende que é importante abrir mão de privilégios individuais quando buscamos um futuro melhor para todos. Acredito em Deus e tenho fé e convicção de que isso é possível e de que a população de Navegantes irá fazer isso se tornar realidade.

JORNAL NOS BAIRROS: Quais suas principais ideias para Navegantes crescer?

LIBA: O desenvolvimento de Navegantes necessariamente precisa se refletir na melhora da qualidade de vida da população, isso se inicia pela elaboração de um diagnóstico preliminar que indique qual a nossa situação atual, temos nos concentrado nisso neste momento.

A partir desta base, será necessário um planejamento de longo prazo, que seja integrado com o Plano Diretor e oriente o desenvolvimento urbano. Vamos fixar uma estratégia pública de desenvolvimento capaz de remover barreiras burocráticas e estimular a economia do município.
Este planejamento estará ancorado nos fatores que caracterizam a nossa base social, as necessidades fundamentais e o valor percebido pelo cidadão.

Vamos considerar aqui as necessidades básicas tais como, saúde, moradia, educação, transporte, saneamento básico e segurança. E, a partir deste patamar definir eixos estratégicos com a visão de futuro, como queremos ser vistos lá na frente e envolver a comunidade neste propósito. De forma macro, estaremos olhando aqui para as políticas sociais, cultura, meio ambiente, saneamento, gestão urbana, infraestrutura, integração com a iniciativa privada, turismo e economia do mar e agrícola.
Pretendemos implantar indicadores de desempenho, recuperar a credibilidade da gestão pública, reestruturar os Conselhos Municipais, atacar as carências e valorizar as nossas belezas naturais. “Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir” Amyr Klink.

One thought on “LIBA FRONZA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO FALA SOBRE GESTÃO E CRESCIMENTO

  1. GOSTEI DE SUAS PALAVRAS E DE SUA DISPOSIÇÃO PARA FAZER O MELHOR POR NAVEGANTES. OXALÁ SEJA ELEITO.
    COMO O SENHOR, NÃO SOU NAVEGANTINO, DENGO-DENGO, NEM SEQUER, MORADOR DE NAVEGANTES, EMBORA DESEJO MUITO SÊ-LO UM DIA. QUE DEUS O PERMITA.
    AMO NAVEGANTES, A PONTO DE , À DISTÂNCIA (SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP) TER FEITO UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE LIGANDO NAVEGANTES A ITAJAÍ, ATENDENDO ANTIGA EXPECTATIVA DOS MORADORES DE AMBAS AS CIDADES.
    JÁ APRESENTEI ESSA PROPOSTA POR E.MAIL ÀS PREFEITURAS DE NAVEGANTES E DE ITAJAÍ, ÀS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E INDUSTRIAIS, AOS PERIÓDICOS LOCAIS, NA ESPERANÇA DE SER ESTUDADA E APERFEIÇOADA PELOS TÉCNICOS E POR QUEM DE DIREITO E RESPONSABILIDADE, ENTRE OS QUAIS, AGORA, O SENHOR, COMO CANDIDATO A PREFEITO..

Comments are closed.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros