Atualmente o Estado possui 107 pacientes em leitos de UTI entre confirmados e suspeitos da doença.
Nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Estado da Saúde atualizou os números da Covid-19 em Santa Catarina. São 5.610 casos confirmados e 98 óbitos, alta de 111 casos e quatro óbitos em relação ao boletim divulgado ontem.
Das 295 cidades catarinenses, 178 (60,3%) já registraram algum caso da doença. Do número total de confirmados, 3.296 (58%) já são considerados recuperados.
Atualmente, o Estado tem 107 pacientes em UTI entre suspeitos e confirmados com a doença. Destes, 64 respiram com auxílio de ventilação mecânica. A média de ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 é de 14,1 dias.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, os números refletem o bom resultado de Santa Catarina no enfrentamento da pandemia em relação ao restante do país.
“Santa Catarina tem uma média de 13,7 óbitos por milhão de habitante. Esse número é comparável ao país vizinho, Argentina, que tem 9 óbitos por milhão de habitante e tem tido sucesso no combate à pandemia. Já no Brasil esse número é de 95,2 óbitos por milhão de habitante”, destacou.
Vacinas contra outras doenças
Ribeiro ressaltou que desde o mês de abril, o Estado está disponibilizando a vacina meningocócica, que protege contra a meningite, para a faixa etária de 11 a 12 anos. De acordo com o secretário, a meta é vacinar 80% deste público, o que corresponde a 169 mil jovens.
O secretário também atualizou dados sobre a cobertura vacinal da gripe: 60%. Segundo ele, a meta é de 90% das pessoas vacinadas.
“Quem tiver a oportunidade, por favor, se dirija as unidades de saúde, porque é importante. Esta vacina não protege contra a Covid, mas protege contra as outras doenças que também acabam utilizando o sistema de saúde concomitantemente com a pandemia”, explicou.