fbpx

GOVERNO AUTORIZA RETORNO DE CIRURGIAS ELETIVAS E CONSULTAS AMBULATORIAIS

Executivo vai publicar portaria definindo as regras de funcionamento nesta quarta (20)

O governo do Estado anunciou na noite desta quarta-feira (20) que vai autorizar o retorno de consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas em Santa Catarina. A medida já vale a partir desta quinta (21) e será editada via portaria. As atividades estavam suspensas desde 18 de março, quando passou a vigorar o primeiro decreto estadual. 

“A retomada deve ser dar a partir de hoje [20], com a publicação da portaria no Diário Oficial”, disse o governador Carlos Moisés da Silva. 

Segundo o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, a portaria prevê regramento para distanciamento social, assim como todas as outras atividades que tiveram autorização para voltar a funcionar. O texto prevê que as unidades atuem com 50% da capacidade, além de outros cuidados sanitários. 

A medida era considerada urgente pelo setor de hospitais filantrópicos. Isso porque a atividade é uma grande fonte de renda das unidades e a falta de recursos atingiu em cheio o setor. 

Segundo o presidente da Associação dos Hospitais de SC (Ahesc), Altamiro Bittencourt, se não houver ajuda do Estado algumas unidades podem ter dificuldade de pagar salários já no próximo mês.  

Números da Covid

A Secretaria também atualizou os números da Covid-19 no Estado. São 5.499 casos confirmados e 94 óbitos. Do total de casos, 3.170 são considerados recuperados. 

Atualmente, Santa Catarina tem 107 pacientes em UTI entre suspeitos e confirmados com a doença. Destes, 64 respiram com auxílio de ventilação mecânica.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros