fbpx

GOVERNO DEFINIRÁ RETORNO DO TRANSPORTE COLETIVO NA PRÓXIMA SEMANA

Moisés anunciou em reunião com prefeitos que elaboração de protocolo de segurança está na reta final.

O governador Carlos Moisés da Silva disse nesta sexta-feira (22) que o Executivo deve decidir as regras para o retorno do transporte coletivo na próxima semana. O impasse, segundo Moisés, é garantir a segurança para os ônibus de transporte urbano, onde existe mais dificuldade de controle e fiscalização. A declaração aconteceu durante conferência online com prefeitos do Estado. 

Durante a conferência, coube ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), endossar o pedido dos prefeitos pela volta da atividade. Segundo ele, a suspensão dos ônibus somada à volta do comércio provocou exercício ilegal de transporte por alguns motoristas de aplicativo, por exemplo.

Moisés concordou em agilizar o processo. O governo do Estado já tem prontos os protocolos de segurança para transporte interestadual e intermunicipal. Para liberar a atividade de um modo geral, falta definir as regras para o transporte urbano dentro dos municípios. 

“O interestadual e o intermunicipal têm características exclusivas de transporte rodoviário, têm um tratamento e uma facilidade de controle maior. […] O controle de pessoas que acessam os veículos do transporte urbano são um grande desafio”, disse Moisés. 

Segundo o governador, o objetivo do Executivo é “adotar regras para não precisar regredir” depois. Assim, quando o protocolo for definido, ficará a cargo dos prefeitos impor novas regras de restrição social, caso necessárias. 

A medida vai de encontro ao que sugeriu o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos). Para ele, cada cidade tem sua demanda específica de restrição e o prefeito, junto a equipes técnicas, saberá dar o encaminhamento. 

Moisés pediu mais alguns dias para elaborar os protocolos. “Esse é um tema que vai ser abordado e aí eu peço a paciência de todos para que a gente possa evoluir na semana que vem”, disse. Mas já adiantou que o transporte deve voltar ‘em plena carga’: “A gente não deve restringir horário. Quanto mais restringe, mais aglomeração dá”, afirmou. 

No encontro, o governo do Estado apresentou ainda uma plataforma de controle de dados sobre a Covid-19 em Santa Catarina que será disponibilizada aos prefeitos. Nela, constam tabelas, mapas, protocolos de defesa, entre outras ferramentas, que vão embasar tomadas de decisões regionais. A plataforma ainda está em fase de testes e passará por avaliação dos prefeitos.  


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros