fbpx

EDITORIAL: DENGUE A CULPA É SUA!

Nessa semana, a Vigilância Ambiental de Navegantes divulgou que a cidade está com mais de 450 focos positivos de dengue, além de 20 casos de pessoas que contraíram a doença – todas foram atendidas nas unidades de saúde e hospital e não apresentam mais sinais da doença.
Parte da população, quando se depara com esses dados, a primeira reação é se indignar e cobrar providências dos órgãos responsáveis. No entanto, nesse caso, a população é a responsável! A população gosta de cobrar os seus direitos, mas quando é cobrado os seus deveres, a situação muda. Está na hora de assumir responsabilidades.
Estão todos tão preocupados com a pandemia do COVID-19, que é muito mais complicada de evitar o contágio, enquanto com a velha e conhecida dengue – em que os cuidados são muitíssimos vezes mais simples – o povo parece não se preocupar. Mas a dengue também é perigosa e mata!
Há de se ressaltar que a prefeitura faz a sua parte, realiza limpeza urbana das vias públicas e, muitas vezes, refaz a limpeza em terrenos públicos que, semanas antes, havia deixado tudo limpo e as pessoas voltaram a jogar lixo. Se o ambiente fosse mantido limpo, o mosquito da dengue não se proliferava. E outra, terreno baldio particular é responsabilidade do proprietário.
Nesses casos, as denúncias devem ser protocoladas junto à Vigilância Ambiental ou na Ouvidoria do Município, que atende por telefone ou pelo sistema no site – nenhum órgão público trabalha com “serviço via Facebook”.
É inacreditável que, em um mundo como o de hoje, tem gente que fala em coleta seletiva, enquanto tem gente que ainda não aprendeu nem a jogar o seu lixo em local apropriado.
Por isso, passou da hora de mudar essa situação e as pessoas aprenderam a viver em sociedade. Aproveite a quarentena e elimine todos os possíveis criadouros de mosquito. E não se esqueça, o mosquito da dengue voa longe, se você jogar seu lixo no terreno do vizinho, ali vai acumular água parada e o mosquito vai picar você e a sua família. Atitude de um afeta a todos. Faça a sua parte!


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros