Vereador por quatro mandatos entre os anos de 2001 a 2016, seis vezes presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes e secretário de Administração no Executivo, Alcídio Reis Pêra, o Cidinho (PR), bate a mão na mesa e afirma que chegou o seu momento de brigar por seu lugar na majoritária. Com passagens pelo PMDB e pelo PSL, não descarta a coligação com partidos da oposição, caso necessário. Confira na íntegra a entrevista do vereador concedida com exclusivamente ao Jornal nos Bairros.
Jornal nos Bairros: Diante das eleições, o principal objetivo do PR hoje é uma aliança com o PSDB?
Cidinho: Nós do PR temos hoje a liberdade de escolher. Nós somos situação, e a minha opção hoje seria uma composição com o PSDB. A não ser que não dê certo, nós sermos derrotados ou por uma escolha equivocada que tome outra postura, a princípio o nosso caminho é o PSDB.
JB: Como é sua relação com o vice-prefeito Emílio Vieira, o pré-candidato do ninho tucano?
Cidinho: Nós temos uma relação de amizade, até porque já fomos vereadores juntos por dois mandatos. Me dou bem com o Emílio, é uma pessoa íntegra, correta e não há nada que o desabone, na minha opinião.
JB: Caso não haja acordo com o PSDB, você pretende lançar seu nome como pré-candidato a prefeito?
Cidinho: Com certeza. Nós vamos lançar independente de partido, até porque seria injusto com as pessoas com que nós temos nos reunido. Eu estou indo nas casas das pessoas, estou indo nas casas das famílias e não posso dizer que não vou mais ser candidato porque não deu certo. Nós temos as portas abertas, nosso objetivo é caminhar com alguém, se possível com a atual administração, mas se não der…
JB: Há possibilidade de aliança com o PMDB ou PT, hoje as principais bancadas de oposição?
Cidinho: Na política nós não podemos fechar as portas para ninguém, nós temos sempre que deslumbrar o horizonte. Eu não vejo problema nenhum, tudo é possível. Nós temos que ver o caminho que é bom.
JB: Na sua opinião, essa será uma eleição muito acirrada?
Cidinho: Vai depender dos nomes. Talvez sim, talvez não. Depende dos candidatos da oposição e os da situação. Eu acho que se nós estivermos unidos – o grupo, é difícil para as outras pessoas, nós temos que tentar manter o grupo unido.
JB: A candidatura a vereador seria o seu plano B?
Cidinho: Não, impossível, até porque seria injusto com os nossos pré-candidatos. Chegou o meu momento de brigar pela majoritária.
JB: Há algum nome para vir de seu vice na majoritária?
Cidinho: Nós já temos algo em mente, temos conversado. Infelizmente na política alguém vai ficar ferido, vai ficar machucado. É por isso que eu tento fazer com que formamos um grupo. Hoje há as opções Emílio e Cidinho ou Emílio e Donizete ou ainda Emílio e Samuel se nenhum desses partidos se aliarem. Se não der, nós do PR já estamos conversando e vamos lançar candidato a prefeito em Navegantes.