Vereador eleito assume a vaga no legislativo navegantino a partir de 1º de janeiro.
A história na política navegantina da tradicional família Emílio, do bairro São Pedro (Pontal), iniciou quando Antônio Juveniano Emílio (MDB), o conhecido “Tonico do Jove” (em memória), assumiu uma cadeira na 2ª e 3ª legislaturas do legislativo municipal, de 1967 a 1969 e de 1970 a 1972. Na 10ª legislatura (2002 – 2004), a filha de Tonico, Maria das Neves Emílio (PPS), foi vereadora.
Após 20 amos, a família Emílio terá novamente um representante na Câmara Municipal. Filiado ao MDB, Arthur Emílio, 29 anos, natural de Navegantes e morador do Pontal, já antes de ser eleito é conhecido por sua dedicação e compromisso com a comunidade.
Desde cedo, ele se destacou como um líder ativo em seu bairro. Ele afirma que sua experiência na liderança comunitária começou quando assumiu a presidência da Associação de Moradores do bairro São Pedro, cargo que ocupou de 2021 a 2023. Durante seu mandato, ele trabalhou para promover melhorias e atender às necessidades da população local, sempre ouvindo as demandas dos moradores e buscando soluções efetivas.
Em 2022, Arthur também atuou como secretário parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), onde aprofundou seu conhecimento sobre o funcionamento do poder legislativo e fortaleceu sua rede de contatos. Atualmente, ele é presidente do Comel (Conselho Municipal de Esporte e lazer de Navegantes).
Reconhecimento esse refletido nas urnas, nas últimas eleições. Arthur foi o vereador mais bem votado da história do bairro, recebendo 816 votos.
Sangue novo
O vereador eleito diz estar preparado para assumir o cargo de vereador, a partir de 1º de janeiro. Sua juventude traz uma nova perspectiva e energia ao cenário político local.
Exemplo disso é que, antes mesmo de ser diplomado, Arthur já iniciou os trabalhos dentro do bairro São Pedro. Um contêiner está sendo montado na Rua Luiz Joaquim dos Santos, para funcionar como gabinete e atendimento jurídico gratuito para a comunidade, além de dispor de Educação de Jovens e Adultos, biblioteca comunitária e outras novidades, que o futuro vereador promete revelar no dia 7 de dezembro, data prevista para inauguração do local.